:

Quais são as Lincosamidas?

Quais são as Lincosamidas?

Lincosamidas são uma classe de antibióticos que inclui a lincomicina, clindamicina e a pirlimicina.

Qual o mecanismo de ação das Lincosamidas?

Este grupo de antibióticos tem como mecanismo de ação inibir a alongamento da cadeia proteica. Atuam no ribossomo bacteriano, um complexo proteico, formado por duas subunidades nomeadas de acordo com seu coeficiente de sedimentação (30S e 50S).

Qual grupo de antibióticos e a clindamicina?

A clindamicina é um antibiótico da classe das lincosamidas. leia mais , que é principalmente bacteriostático. Ela liga-se à subunidade 50S do ribossoma, inibindo assim a síntese da proteína bacteriana.

Qual o espectro de ação da clindamicina?

Espectro de ação A clindamicina atua predominantemente em bactérias aeróbias gram-positivas e anaeróbios. Não tem ação contra aeróbios gram-negativos. Dentre os aeróbios gram-positivos, a clindamicina é indicada no tratamento de infecções por estreptococos e S. aureus, principalmente das cepas sensíveis à oxacilina.

Quais são os aminoglicosídeos?

As principais drogas utilizadas atualmente em nosso meio, além da estreptomicina, são: gentamicina, tobramicina, amicacina, netilmicina, paramomicina e espectinomicina.

O que é um Glicopeptideo?

Os antibióticos glicopeptídeos são constituídos por grandes estruturas cíclicas complexas, contendo em sua molécula aminoácidos e açúcares. Em consequência de sua conformação molecular, estes antibióticos são resistentes à ação de enzimas proteolíticas, como as beta-lactamases.

Qual o mecanismo de ação das quinolonas?

O mecanismo de ação ocorre quando, as quinolonas inibem a síntese do DNA bacteriano, ocorrendo assim, a morte da bactéria. Os principais alvos na ação dessas drogas são a inibição de atividades das enzimas DNA girase (Topoisomerase II) e da topoisomerase IV.

Quais são os antibióticos macrolídeos?

São um grupo de antimicrobianos quimicamente constituídos por um anel macrocíclico de lactona, ao qual ligam-se um ou mais açúcares. Pertencem a este grupo azitromicina, claritromicina, eritromicina, espiramicina, miocamicina, roxitromicina, etc.

Quais são os antibióticos aminoglicosídeos?

As principais drogas utilizadas atualmente em nosso meio, além da estreptomicina, são: gentamicina, tobramicina, amicacina, netilmicina, paramomicina e espectinomicina.

Qual é a classe da clindamicina?

18323-44-9 Clindamicina/Número CAS

Quando usar Aminoglicosideos?

Aminoglicosídeos são antimicrobianos usados principalmente no tratamento de pacientes com infecções graves causadas por bactérias gram-negativas aeróbias. São ineficazes contra anaeróbios1. Os principais representantes de uso corrente são gentamicina, amicacina, estreptomicina e tobramicina.

Qual é o mecanismo de ação dos aminoglicosídeos?

Qual o mecanismo de ação dos aminoglicosídeos? Os aminoglicosídeos são inibidores da síntese das proteínas e têm como local de ação a subunidade 30S do ribossoma bacteriano. A sua ligação a um determinado local do rRNA 16S da subunidade 30S do ribossoma reflete-se na tradução do mRNA.

Quais os Glicopeptídeos?

Os glicopeptídeos e lipoglicopeptídeos incluem os seguintes:
  • Dalbavancina.
  • Oritavancina.
  • Teicoplanina.
  • Telavancina.
  • Vancomicina.

O que é Lipopeptídeos?

Os lipopeptídeos são, principalmente, representados pela Daptomicina e têm como sítio alvo a membrana plasmática das bactérias, localizada abaixo da pa- rede celular. ... A perda do potencial de ação é deletério para a célula, pois, com isso, ela perde sua capacidade de síntese pro- teica, o que leva a bactéria à morte.

Onde atuam as quinolonas?

Atuam contra bactérias gram-negativas, incluindo o pseudomonas, e contra estafilococos, podendo ser empregada em infecções sistêmicas. Já as quinolonas de quarta geração tem seu espectro de ação aumentado, atuando também contra estreptococos hemolíticos, pneumococos e anaeróbios.

O que são as quinolonas?

As quinolonas, também chamadas fluoroquinolonas, são compostos que possuem um carbono na posição -3 da estrutura anular primária, agindo como antibióticos bastante potentes por via oral e sem produzir muitos efeitos colaterais. Temos como alguns exemplos ácido nalixídico, ciprofloxacino, norfloxacino, dentre outros.

Qual é o mecanismo de ação das fluoroquinolonas?

(2001), o mecanismo de ação das fluorquinolonas se dá pela inibição da DNA girase (também denominada topoisomerase II), a enzima que produz superespiralamento negativo no DNA. Essas drogas são seletivas para a enzima bacteriana, visto que esta difere estruturalmente da enzima dos mamíferos.

Quais são os principais macrolídeos?

São um grupo de antimicrobianos quimicamente constituídos por um anel macrocíclico de lactona, ao qual ligam-se um ou mais açúcares. Pertencem a este grupo azitromicina, claritromicina, eritromicina, espiramicina, miocamicina, roxitromicina, etc.