O que é pau-brasil e qual seu nome científico é como é essa árvore?
O que é pau-brasil e qual seu nome científico é como é essa árvore?
A árvore Pau-Brasil cujo nome científico é Caesalpinia echinata, é uma espécie nativa das florestas tropicais brasileiras, presente no bioma da Mata Atlântica, se estendendo desde o litoral do Rio Grande do Norte até o Rio de Janeiro.
Quantas espécies de Pau-Brasil?
Nomes Populares: Arabutã, Brasilete, Árvore-do-Brasil, Ibirapitanga, Ibiripitinga, Imirá-Piranga, Muirapiranga, Orabutã, Pau-Pernambuco, Pau-Rosado, Pau-Vermelho e Sapão.
Quanto resta de Pau-Brasil?
Na verdade, tanto a árvore símbolo do Brasil, como a própria floresta em que ela vivia, sumiram juntos. Hoje, os mais otimistas, dizem que resta apenas um pouco mais de 20% da floresta atlântica. Nem sempre é fácil reconhecer o pau-brasil, lembra Baracui.
Como identificar Pau-brasil verdadeiro?
A árvore do pau-brasil tem copa densa. O tronco do pau-brasil tem acúleos (estruturas semelhantes a espinhos). O miolo vermelho é coberto por uma casca marrom-acinzentada ou marrom-rosada. O pau-brasil costuma atingir entre 8 e 12 metros de altura, mas alguns podem crescer mais.
Para que serve a madeira do pau-ferro?
O pau-ferro possui madeira dura, densa, durável, resistente, de excelente qualidade para a fabricação de violões e violinos e para construção civil. Alguns a chamam de "ébano brasileiro”, por causa de sua alta densidade.
Qual a densidade do Pau-Ferro?
1,4 g/cm³
Folhas: pequenas e delicadas, muito semelhantes às da sibipiruna na forma, porém em um tom de verde mais escuro. Ao contrário desta outra, os pau-ferros têm folhas perenes. Crescimento: é considerado rápido para a densidade de sua madeira (1,4 g/cm³).
Quantos tipos de Pau-Ferro existe?
O gênero Caesalpinia possui mais de 70 espécies, distribuídas nos trópicos e subtrópicos. As folhas são alternadas, com folíolos de 4 a 8 pares e flores em racemos ou panículas. Um espécime de pau-ferro adulto pode atingir até 30 metros de altura.
Qual é a madeira Pau-Ferro?
Pau-ferro, espécie de grande porte, nativa da Mata Atlântica. Diz-se que seu nome advém das faíscas e do ruído metálico produzido pelos machados ao cortá-la. O pau-ferro possui madeira dura, densa, durável, resistente, de excelente qualidade para a fabricação de violões e violinos e para construção civil.