O que representa o sinal de Jobert?
O que representa o sinal de Jobert?
O desaparecimento da macicez hepática
é conhecida como
sinal de Jobert, que indica a presença de perfuração de víscera oca em peritônio livre. Exemplo: úlcera péptica. O som timpânico pode ser substituído por macicez ou submacicez se ocorrer esplenomegalia, tumores peritoneal ou retroperitoneal, tumores pancreáticos.
O que seria Pneumoperitônio?
Pneumoperitônio é a presença de ar na cavidade abdominal. Pode ser uma condição patológica, devida à perfuração de vísceras ocas, mas pode também ser uma técnica cirúrgica.
O que é Hipertimpanismo?
Hipertimpanismo Representa aumento do timbre sonoro do timpanismo. Ocorre quando há au- mento do conteúdo gasoso no abdome, seja por meteorismo e distenção abdo- minal (aumento do gás dentro das alças intestinais), seja por presença de ar livre Page 4 na cavidade abdominal (pneumoperitôneo).
O que é sinal de Jobert positivo?
Sinal de Jobert é um
sinal clínico que refere-se ao desaparecimento da macicez e aparecimento de hipertimpanismo na região hepática. É um
sinal observado nos grandes pneumoperitônios.
O que são sinais Propedeuticos?
A semiologia, ou
propedêutica,
é a parte da farmácia, biomedicina, medicina, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, odontologia, enfermagem
e nutrição relacionada ao estudo dos
sinais e sintomas das doenças humanas. Vem do grego (semeîon,
sinais + lógos, tratamento, estudo).
O que significa ausência de pneumoperitônio?
O
pneumoperitônio é causado freqüentemente por perfurações de vísceras ocas, entretanto, em aproximadamente 10% dos casos pode estar presente na
ausência dessas1. Quando nenhuma causa é encontrada, é definido como idiopático.
O que causa o abdome agudo Perfurativo?
Sua etiologia é variada e podem ser decorrentes de processos inflamatórios (úlcera péptica e diverticulite), neoplásicos, infecciosos, ingestão de corpo estranho, traumatismos e iatrogênicas. A mortalidade pode chegar a 10%.
Qual a função do pneumoperitônio Na laparoscopia?
Durante o procedimento
laparoscópico, o
pneumoperitônio causa elevação do diafragma, gerando uma diminuição da capacidade vital e do volume respiratório e conseqüente aumento das pressões necessárias para ventilação mecânica.
O que é perfuração de vísceras?
A
perfuração de vísceras ocas pode ocorrer devido a processos inflamatórios (úl- ceras pépticas, doenças inflamatórias intestinais), neoplásicos e infecciosos do aparelho digestivo (in- fecções por Salmonella tiphy, citomegalovírus, tu- berculose intestinal etc.) ou a uso de medicamen- tos (antiinflamatórios).
O que é característica Semiologica?
A
semiologia, ou propedêutica, é a parte da farmácia, biomedicina, medicina, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, odontologia, enfermagem e nutrição relacionada ao estudo dos sinais e sintomas das doenças humanas. Vem do grego (semeîon, sinais + lógos, tratamento, estudo).
Como identificar pneumoperitônio?
O
pneumoperitônio torna-se radiologicamente evidente quando a quantidade de ar no abdômen oscila entre 30–90 cm³. Eventualmente observa-se na radiografia o sinal de Rigler, que é a visualização das paredes dos intestinos.
O que é um abdome agudo Perfurativo?
Definição.
Abdome agudo perfurativo corresponde a um quadro de dor
abdominal súbita e intensa, decorrente da perfuração de uma víscera oca, com extravasamento do seu conteúdo para a cavidade peritoneal. A ulcera péptica perfurada corresponde a principal causa de
abdome agudo perfurativo.
Como diagnosticar abdome agudo Perfurativo?
Sinais e sintomas do abdome agudo perfurativo- Dor súbita, intensa, aguda, difusa e persistente, o que faz o paciente chegar rapidamente no pronto-socorro.
- Dor piora com o movimento. ...
- Peritonite (decorrente da liberação de ácido clorídrico, bile ou fezes na cavidade abdominal).
Em que consiste o procedimento pneumoperitônio e qual o gás utilizado no procedimento?
PNEUMOPERITÔNIO COM DIÓXIDO DE CARBONO (CO2) Quando é colocado na cavidade abdominal, o CO2 não se mantém estático, difundindo-se através de todos os tecidos, entrando em equilíbrio com todos os compartimentos corporais.
Quais as alterações cardíacas e hemodinâmicas a cirurgia laparoscópica pode gerar?
O aumento da pressão venosa central ocorre pela transmissão do aumento da pressão intra-abdominal ao tórax, devido à elevação do diafragma. O débito
cardíaco pode sofrer diminuições de 20% a até 40%. Arritmias
cardíacas são comuns durante a
laparoscopia (25% a 47%).