É possível alcançar a imortalidade?
É possível alcançar a imortalidade?
Atualmente não se sabe se a imortalidade física humana é uma condição possível. Formas biológicas têm limitações inerentes, que podem ou não ser capazes de serem superadas através de intervenções médicas ou técnicas.
Quando seremos imortais?
Se tudo der certo, em 2045 os humanos já poderão decidir entre viver ou morrer. Isso é o que dizem os cientistas José Luis Cordeiro e David Wood no livro “A morte da morte: a possibilidade científica da imortalidade”, lançado no Brasil.
O que aconteceria se todos os seres vivos fossem imortais?
A imortalidade, portanto, levaria todos à estagnação intelectual e cultural. Se você acha que viver para sempre é assunto só para a imaginação, saiba que a ciência anda se preocupando com isso. Alguns pesquisadores vêem a velhice como um processo de degradação celular, a senescência, uma doença que poderia ser curada.
Por que os crocodilos não envelhecem?
Alguns animais, como crocodilos e tartarugas não envelhecem – o que significa que em pra eles tanto faz. Enquanto eles têm comida suficiente, podem apenas continuar crescendo e crescendo. Claro, isso não os torna imortal, como eles ainda podem ser vítimas de acidentes ou doença.
O que a Bíblia diz sobre a imortalidade?
Segundo o relato Bíblico, Adão, o primeiro homem, foi criado dotado de Imortalidade, ou Vida Eterna, assim como o segundo ser humano, Eva, sua esposa. Ao desobedecerem a Jeová Deus eles perderam essa característica natural. Essa é a noção básica, apresentada pela maioria o dos cristãos sobre a Imortalidade Humana.
Como provar a imortalidade da alma?
A prova da imortalidade da alma é a rendição incondicional e esta busca filosofal, se concentra no estudo do mundo dos seres incorruptíveis, iguais em essência, a ela (alma).
Qual a diferença entre imortalidade e vida eterna?
Imortalidade é viver para sempre como um ser ressurreto. ... Vida Eterna ou exaltação é viver na presença de Deus e em família (ver D&C 131:1–4 ). Assim como o dom da imortalidade, a vida eterna tornou-se possível pela Expiação de Jesus Cristo.
Qual a origem da imortalidade da alma?
Acredita-se que Sócrates e Platão estavam entre os primeiros a promover a ideia de que a alma é imortal. ... Ali, juízes sentenciavam as almas quer ao tormento numa prisão com muros enormes, quer à bem-aventurança no Elísio. No Irã, ou Pérsia, ao leste, um profeta chamado Zoroastro surgiu no sétimo século AEC.
É verdade que os crocodilos não envelhecem?
"Já os crocodilos", ele continua, "não envelhecem de forma aparente. A expectativa de vida da espécie varia de animal para animal.
Quais animais não envelhecem?
As anêmonas-do-mar não envelhecem. Esses animais vivem para sempre e se proliferam, tornando-se cada vez maiores". Se os tentáculos são cortados, por exemplo, nascem novos.
Quem falou que a alma é imortal?
Pitágoras, famoso matemático grego do sexto século AEC, sustentava que a alma era imortal e estava sujeita à transmigração.
Quem julgava a imortalidade da alma?
As escrituras zoroastrianas dizem: Na imortalidade, a alma do justo estará sempre em alegria, mas a alma do mentiroso estará certamente em tormento. E essas leis foram decretadas por Auramazda (significando um deus sábio), pela sua autoridade suprema.
Em que consistia a teoria da imortalidade da alma de Platão?
A alma como unidade não se dissolve, mas busca, segundo os mitos escatológicos que Platão narra, o aperfeiçoamento a partir de uma série de ciclos reencarnatórios. A expiação se dá pelas faltas cometidas em vidas passadas que a alma guarda na memória e ao contemplar o inteligível faz sua escolha da vida que quer viver.
Que povo acreditava na imortalidade da alma?
Alma egípcia é um conceito metafísico egípcio de alma-coração, o princípio de sete almas que seria levado durante toda a vida. Para os antigos egípcios, a religião focava a imortalidade.
Qual religião acredita na imortalidade da alma?
De modo geral, judeus acreditam que a alma permanece viva após a morte física. Alguns acreditam na reencarnação, ou seja, quando a alma volta para viver em um novo corpo; e outros acreditam na ressurreição, que é o retorno da alma ao mesmo corpo.
Porque os crocodilos sobreviveram à extinção dos dinossauros?
Descobertas lesmas-do-mar que cortam a própria cabeça e geram novo corpo. Essa versatilidade pode ser uma das explicações do porquê os crocodilos sobreviveram ao fenômeno que extinguiu os dinossauros no período Cretáceo. Também explica o motivo de ter existido uma maior diversidade de espécies no período Jurássico.
Por que os animais envelhecem?
Um deles é a hereditariedade. Vida longa é algo que parece ser de família. Outro fator é o estilo de vida. ... Os animais envelhecem com rapidez diferente e têm tempos de vida distintos.
Como os animais envelhecem?
Alterações na pele e na pelagem são outra maneira pela qual os animais de estimação envelhecem de forma semelhante aos humanos. Os pelos dos cães e gatos podem ficar brancos à medida que envelhecem. A pele de ambos pode tornar-se mais fina. Cães e gatos também diminuem o ritmo em seus últimos anos.
O que é a imortalidade da alma?
A imortalidade da alma ou psychê é um tema que tem como objetivo provar que a psychê é sublime ao Sôma ou o corpo. ... Ele afirma que todos os objetos pertencem à teoria dos contrários, mas a alma não tem contrários, pois ela é imortal e sempre existiu. A alma acima de tudo é considerada como vida vital.
Será que a alma é imortal?
Acredita-se que Sócrates e Platão estavam entre os primeiros a promover a ideia de que a alma é imortal. Mas eles não foram os originadores desse ensino. ... Os gregos anteriores a Sócrates e Platão também criam que a alma continuava viva após a morte.