:

Como é a fisioterapia pélvica gestante?

Como é a fisioterapia pélvica gestante?

A fisioterapia pélvica é uma especialidade que busca fortalecer a região do assoalho pélvico, bem como prevenir doenças. O método pode ser indicado a casos como de incontinência urinária ou menopausa, mas é recomendado principalmente às gestantes – já que é capaz de evitar a incidência de traumas durante o parto.

Quando começar fisioterapia pélvica gestante?

Assim que a gestante tiver liberação médica, ela já pode começar a fazer. Porém, recomendamos a partir da 14ª semana, por conta dos riscos pontenciais de aborto espontâneo dessa fase.

Quais os benefícios da fisioterapia pélvica na gravidez?

Entre os benefícios estão a diminuição do risco de lesão durante o parto e uma recuperação mais rápida e eficiente, além de proteger contra dores na região da coluna lombar e pélvica, uma vez que fazem parte do grupo de músculos estabilizadores da região lombo-pélvica.

Como é feita a fisioterapia Pelvica?

Este equipamento serve para fazer com que os músculos da pelve trabalhem corretamente, além de ser uma maneira de fortalecer o assoalho pélvico. Através de uma sonda instalada no canal anal ou vaginal, o fisioterapeuta controla e envia pequenos impulsos elétricos para que atinjam os músculos, que tendem a se contrair.

Como a fisioterapia ajuda no parto?

No trabalho de parto, a fisioterapia tem como principal objetivo minimizar as dores sem o uso de fármacos. São feitos exercícios que facilitam a descida do bebe, promovendo maior relaxamento da musculatura da vagina, como massagem vaginal, banhos quentes, massagens relaxantes, entre outros recursos.

Para que serve fisioterapia para gestantes?

Fortalecimento do Assoalho Pélvico – A fisioterapia na gravidez fortalece o corpo e a parte pélvica para suportar a carga extra recebida de peso durante a gravidez. Previne também a incontinência urinaria e fortalece a região em preparação para o parto.

Quando procurar um fisioterapeuta pélvica?

“Caso a paciente apresente sintomas de perda urinária ou fecal, urgência ao urinar, dor na região pélvica, ela deve procurar a sua Unidade Básica de Saúde onde receberá as devidas orientações e caso seja necessário, será encaminhada ao serviço especializado, na Atenção Secundária”, informa.

O que é fisioterapia uroginecológica?

A fisioterapia uroginecológica é uma área da fisioterapia que abrange diferentes especialidades como urologia, ginecologia, coloproctologia e sexologia. Ela é indicada para o tratamento e prevenção dos problemas relacionados ao enfraquecimento da musculatura do assoalho pélvico.

Quais os benefícios que a fisioterapia proporciona no Pré-parto parto e pós-parto *?

Benefícios da fisioterapia para gestantes
  • Diminui a incidência de dores lombares, nas articulações, pernas e pés;
  • Melhora a postura;
  • Reduz os possíveis inchaços e câimbras;
  • Amplia a consciência corporal;
  • Aperfeiçoa o equilíbrio;
  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Promove uma drenagem linfática em membros inferiores;

Quais os objetivos da fisioterapia no Pré-parto?

A fisioterapia pode auxiliar e contribuir em minimizar os desconfortos causados na gestação, onde os exercícios de cinesioterapia e terapia manual mantém a postura adequada, minimizam as dores lombo pélvica, sacro ilíaca, ciática, mantém os músculos ligados a coluna fortalecidos e em harmonia.

Como é feito a fisioterapia pélvica?

  1. Deite-se no chão.
  2. Flexione os joelhos e coloque os pés no chão com firmeza, com os joelhos alinhados aos quadris.
  3. Mantendo a sua lombar protegida, abaixe o corpo até ficar agachada.
  4. Contraia os músculos do seu assoalho pélvico e levante os quadris do chão, mantendo as costas retas.
  5. Segure esta posição por 10 segundos.
  6. Solte.