O que o autor Ianni defendia?
O que o autor Ianni defendia?
Ele freqüentou as culminâncias do pensamento; era um lutador pelo socialismo, pela democracia e pelos direitos dos trabalhadores. ... Militante de esquerda, pensador marxista, estudioso incansável das contradições sociais, Ianni foi daqueles intelectuais raros que fundem teoria e prática, ação e pensamento.
Quais foram os temas sociológicos apresentados por Octavio Ianni?
Nos anos 70 amplia o seu escopo e interpretação para dois temas que também foram constantes na sua sociologia política, a natureza do Estado e a América Latina, desenvolvidos em A formação do Estado populista na América Latina, de 1975.
Como Octavio Ianni interpretou o Brasil?
Ianni participou da chamada escola de sociologia paulista, que traçou um panorama novo sobre o preconceito racial no Brasil. Ao lado de Florestan Fernandes e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, é considerado um dos principais sociólogos do país. Nos últimos anos, dedicou seus estudos à globalização.
Quais são as manifestações de pensamentos de Octavio Ianni?
Além a existência de números e falas preconceituosas, o autor observou comportamentos, aspectos culturais e educacionais que comportaram uma postura de separação entre as classes foi prejudicial aos negros, pois impediu uma adaptação mais rápida e até mesmo a mobilidade social.
O que Octávio Ianni falou a respeito da desigualdade social?
Ao refletir sobre a condição racial e a desigualdade econômica dos negros, Ianni analisa o “lugar” do negro na sociedade capitalista sempre retomando a sua tese que articula os dois eixos para ele indissociáveis: preconceito de classe e dis- criminação/preconceito de raça.
Qual a obra escrita por Octavio Ianni que marcou o pensamento social brasileiro?
Raças e classes no Brasil, 1972. Ditadura e agricultura, 1992. A ditadura do grande capital, 1992.
O que o sociólogo paulista Octavio Ianni dizia a respeito da desigualdade social?
Ao refletir sobre a condição racial e a desigualdade econômica dos negros, Ianni analisa o “lugar” do negro na sociedade capitalista sempre retomando a sua tese que articula os dois eixos para ele indissociáveis: preconceito de classe e dis- criminação/preconceito de raça.
Qual a referência teórica fundamental de Octavio Ianni de que maneira ela aparece em sua obra?
Em suas pesquisas especializou-se na análise do populismo e do imperialismo. Fez parte da chamada "Escola Paulista de Sociologia", cuja principal referência é Florestan Fernandes. Na década de 1990, sua pesquisa se focou mais na crítica à nova ordem global. Foi um dos sociólogos mais influentes do Brasil.
Quais as principais ideias de Florestan Fernandes?
Principais Ideias A maior parte da obra de Florestan Fernandes tem como objetivo entender a situação do negro na sociedade brasileira. A partir da teoria marxista, Fernandes analisa a inserção do negro quando este passou de ser propriedade para um ser dotado de liberdade.
Como o sociologo Paulista Octavio Ianni analisou a sociedade brasileira?
Ianni – Ele estava, num certo nível ''ideológico'', ligado a essa idéia de que o Brasil era um caso diferente e que teria um potencial democrático, mas se concentrou mais nos estudos da cultura, de religiões e de tradições afro-brasileiras.
Qual é a relação entre a escravidão e a questão social no Brasil?
A formação econômica do Brasil é baseada no escravismo colonial, temos assim a principal evidência que a escravidão é a raiz latente da questão social no Brasil Colônia.
O que o sociologo Paulista Octavio Ianni dizia a respeito da desigualdade social?
Para Ianni, a questão social atravessa a história da formação da sociedade brasileira como fruto das desigualdades econômicas, políticas e culturais, cujas ex- pressões mais latentes são a questão de classe, a questão racial e as desigualdades regionais sempre tencionando a relação entre sociedade civil e o poder ...
Qual foi a principal obra de Florestan Fernandes?
Uma linha de trabalho característica de Florestan nos anos 50 foi o estudo das perspectivas teórico-metodológicas da sociologia. Seus ensaios mais importantes acerca da fundamentação da sociologia como ciência foram, posteriormente, reunidos no livro "Fundamentos empíricos da explicação sociológica".
O que é globalização Ianni?
Ianni é taxativo: com os paradigmas antigos não podemos pensar a globalização, pois ela é uma realidade totalmente nova! O que o autor quer dizer é que a ciência deve progredir na mesma velocidade que o mundo avança. O mundo real, com a globalização, se recriou: uma sociedade global emergiu.
Quais os reflexos da escravidão na sociedade brasileira?
No Brasil, um negro tem quase três vezes mais chances de ser assassinado do que um branco. O dado foi revelado pelo IBGE, no informativo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça, que analisou o número de assassinatos entre 20. Foram 255.000 pessoas negras assassinadas durante o período.
Qual era a teoria de Florestan Fernandes?
A partir da teoria marxista, Fernandes analisa a inserção do negro quando este passou de ser propriedade para um ser dotado de liberdade. Do ponto de vista de Fernandes, o negro não teria sido integrado dentro da sociedade capitalista, pois este grupo era o mais desfavorecido se comparado aos brancos.
Quais as ideias de Florestan Fernandes?
Defensor da educação, Fernandes lutou enquanto político para promover um sistema que garantisse escolas laicas, públicas, gratuitas e de qualidade para todos os jovens do Brasil.