:

Qual é o dia de Nossa Senhora da Abadia?

Qual é o dia de Nossa Senhora da Abadia?

dia 15 de agosto No Triângulo Mineiro situa-se o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria, a antiga Água Suja, e em Uberaba que se concentra essa devoção. A festa de dia 15 de agosto atrai um grande número de devotos que vem venerar a Virgem de Terras do Bouro.

Qual o significado de Nossa Senhora da Abadia?

Nossa Senhora da Abadia é um dos títulos da Virgem Maria. Esta invocação a Maria também é conhecida como Santa Maria do Bouro, pois se originou no Mosteiro (ou Abadia) do Bouro, próximo à cidade de Braga, em Portugal.

Qual a história de Nossa Senhora da Abadia?

A devoção à Nossa Senhora da Abadia é muito antiga. Pertenceu a uma abadia - mosteiro cujo superior é um abade -, conhecida como Mosteiro das Montanhas, que ficava na região do Bouro, por volta do ano 883. Quando os muçulmanos invadiram Espanha e Portugal, os monges fugiram e esconderam a imagem da Santa.

O que significa Dabadia?

1. D'abadia. ... Abadia, por sua vez, é uma comunidade cristã, de origem católica, sob a tutela de uma abade ou de uma abadessa, dirigindo-a com a dignidade de pai (ou mãe) espiritual da comunidade. Sou devota de Nossa Senhora d'abadia.

Desde quando existe a Romaria do Muquém?

Realizada na primeira quinzena de agosto, a Romaria de Muquém, que acontece no povoado de mesmo nome, no município de Niquelândia, distante 360 km da Capital, ocorre desde a segunda metade do século 18.

Qual a origem da Romaria do Muquém?

A Romaria do Muquém existe desde o século XVIII do período da mineração e da escravidão. É tradição há mais de 200 anos, desde 1748, é considerada uma das maiores do mundo e a celebração religiosa a mais antiga de Goiás. ... Agora em 2008, segundo a Diocese de Uruaçu passaram pelo Muquém cerca de 180 mil pessoas.

Como se escreve Abadia?

Significado de Abadia substantivo feminino Mosteiro dirigido por abade ou abadessa. Casa de um mosteiro.

Como surgiu o Muquém?

Ninguém sabe ao certo quando começou a festa, mas existem duas versões. Uma delas conta a história de um jovem chamado Gonçalo que teria assassinado seu amigo Reinaldo, pelo amor de uma moça. Isto no século XVIII, na cidade de Goiás.

O que é um Muquém?

Muquém é o nome popular de uma árvore, o mesmo que durão.

Onde fica a abadia?

8 958 hab. Abadia de Goiás é um município brasileiro do estado de Goiás, Região Centro-Oeste do país. Pertence à Região Metropolitana de Goiânia, estando situado a cerca de 20 km a sudoeste da capital do estado.

Qual a origem do sobrenome abadia?

Abadia é um nome predominantemente masculino, de origem Hebraico que significa "Pai, guia, chefe". É também uma variante do nome Abade.