:

Como funciona a Defensoria Pública no Brasil?

Como funciona a Defensoria Pública no Brasil?

A Defensoria Pública atua em todos os casos onde houver desrespeito aos direitos do cidadão, individuais ou coletivos. Em razão de ser a Defensoria Pública do Estado, não pode atuar junto à Justiça Federal, Juizados Especiais Federais ou mesmo Justiça do Trabalho e junto ao INSS.

O que faz a Defensoria Pública do Estado?

Em outras palavras, é dever do Estado, através da Defensoria Pública, garantir assistência jurídica integral e gratuita àqueles que não podem custeá-la. ... Isso significa muito mais do que o direito a assistência judicial, abrangendo a defesa, em todas as esferas, dos direitos dos necessitados.

Quem tem direito a usar a Defensoria Pública?

Quem pode ser atendido pela Defensoria Pública do Estado? Aquelas pessoas que não tenham condições financeiras para pagar um advogado. ... Em geral, são atendidas pessoas com renda familiar de até 3 salários mínimos por mês.

Quais são os requisitos necessários para que uma pessoa seja assistida pela Defensoria Pública?

Em geral, são atendidas pessoas com renda familiar de até 3 salários mínimos por mês. O Defensor Público poderá pedir documentos para comprovar essas informações – tais como carteira de trabalho, holerite e etc.

Quem tem direito a Defensoria Pública da União?

Pessoas com renda familiar mensal de até R$ 2 mil têm direito à assistência jurídica gratuita da DPU. Valores com gastos extraordinários, como os de saúde, podem ser descontados desse limite. O defensor público federal ainda pode considerar outros critérios para autorizar ou não a assistência gratuita aos cidadãos.