Quais são as reações de equilíbrio?
Quais são as reações de equilíbrio?
Equilíbrio químico é o nome dado ao ramo da Físico-Química que estuda toda e qualquer reação reversível, na qual existem duas reações possíveis, uma direta (em que os reagentes transformam-se em produtos) e uma inversa (em que os produtos transformam-se em reagentes). Essas reações apresentam a mesma velocidade.
O que acontece quando a reação atinge o equilíbrio?
Quando ambas as velocidades das reações direta e inversa se tornam iguais, e, portanto, as concentrações de todas as substâncias da reação permanecem constantes, diz-se que a reação atingiu seu equilíbrio químico.
O que pode causar o deslocamento de equilíbrio em uma reação química?
Existem três fatores que podem gerar essa espécie de “perturbação” numa reação em equilíbrio químico e assim provocar o seu deslocamento, que são: concentração das substâncias participantes na reação, temperatura e pressão.
O que acontece quando uma reação química exotérmica atinge o equilíbrio?
O processo inverso, por outro lado, ocorre com liberação de energia, sendo uma reação exotérmica. Assim, se aumentarmos a temperatura do sistema, o equilíbrio químico será deslocado no sentido da reação endotérmica, que nessa reação é para a direita.
O que é deslocamento de equilíbrio e quando ele ocorre?
Segundo o químico francês Henry Louis Le Chatelier, deslocamento de equilíbrio é uma situação em que uma reação química é deslocada (para o sentido direto ou para o sentido inverso) quando submetida a uma perturbação externa.
Quando uma reação química exotérmica atinge o equilíbrio?
02)Quando uma reação química exotérmica atinge o equilíbrio, são válidas todas as afirmativas abaixo, exceto: a) As velocidades da reação nos sentidos direto e inverso se igualam. b) A energia de ativação é a mesma nos sentidos direto e inverso. c) A reação ocorre com liberação de calor.