:

Qual a função da Geriatria?

Qual a função da Geriatria?

Como dito antes, a geriatria trata do envelhecimento humano. A especialidade tem o objetivo de prevenir doenças e promover uma boa qualidade de vida ao longo do envelhecimento.

O que a Geriatria?

A geriatria é o ramo da Medicina encarregado de estudar e tratar doenças e condições que estão relacionadas diretamente ao envelhecimento.

Qual o foco da Geriatria?

O que é geriatria? Geriatria é uma das especialidades da medicina e atua no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que atingem a população de idosos.

Quando nasceu a Geriatria?

A Geriatria como especialidade médica surgiu nos Estados Unidos e na Europa na década de 1940. A criação e o termo, no entanto, foram sugeridos em 1909 pelo médico Ignatz Leo Nascher, considerado o “pai da Geriatria”.

O que é um Gerontologo?

O especialista em Gerontologia atua na prevenção de doenças, propõe ações de prevenção aos problemas que mais impactam os idosos e orienta a criação de condições adequadas para um envelhecimento com qualidade.

Quando iniciou a geriatria no Brasil?

A situação muda com a eleição da 2ª diretoria, em 08 de setembro de 1965. A SBG expande-se para além do Rio de Janeiro....I Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia.
AnoEstadual
1973Rio de Janeiro
1971Bahia
1971Ceará
1968Rio Grande do Sul

Onde tem residência em Geriatria?

Entre os programas divulgados pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, destacam-se:
  • Universidade de São Paulo – USP. ...
  • Hospital Santo Antônio – OSID /Salvador. ...
  • Hospital Universitário de Brasília – UNB. ...
  • Hospital das Clínicas – UFMG. ...
  • Hospital Universitário Walter Cantídio – UFC. ...
  • O programa de Residência Médica.

Quem iniciou a Gerontologia no Brasil?

Foi o Dr. Frederico Alberto de Azevedo Gomes o primeiro a receber o Título de Especialista, em 1º de outubro de 1969. Confiante e embalada pelo espírito acadêmico, a Diretoria da SBGG lançou o primeiro número da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (RBGG), tendo como seu fundador e diretor responsável o Dr.