:

Como é o funcionamento das usinas nucleares?

Como é o funcionamento das usinas nucleares?

O princípio básico de funcionamento de qualquer usina térmica é igual: a queima do combustível fóssil ou a fissão do combustível nuclear produz calor. O calor aquece a água, transformando-a em vapor. O vapor movimenta uma turbina, à qual está acoplado um gerador elétrico, que produz eletricidade.

Quais os riscos da usina nuclear para as pessoas?

Alterações na produção do sangue; Diminuição da resistência imunológica; Surgimento de diversas doenças, como o câncer, alterações gastrintestinais, problemas na medula óssea; Infertilidade e má-formação dos órgãos reprodutores e de fetos submetidos à alta radiação.

Qual é a reação química que ocorre nas usinas nucleares explique?

A reação de fissão nuclear ocorre quando um núcleo atômico pesado e instável é bombardeado por nêutrons, produzindo dois núcleos menores, nêutrons e energia.

Qual é a vantagem e desvantagem da energia nuclear?

Abundância do urânio, enquanto elemento essencial na produção da energia nuclear. Assim, não há risco de escassez evidente. Não utilização de combustíveis fósseis, o que significa que não há emissão dos gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa, os quais seriam os causadores do aquecimento global.

Quais os cuidados a se tomar em uma usina nuclear?

As usinas nucleares contam com sistemas de segurança passivos, que entram automaticamente em ação para impedir acidentes e, também, desligar e resfriar o reator em situações de emergência.

Qual é a maior Usina Nuclear do mundo?

Usina Nuclear de Kashiwazaki-Kariwa A Usina Nuclear de Kashiwazaki-Kariwa, com 7 unidades, é a maior estação nuclear do mundo, foi desativada por 21 meses após um terremoto em 2007.

Quais são as partes de uma usina nuclear?

Os tipos mais comuns de reatores nucleares são os seguintes:
  • Reator de água pressurizada (PWR)
  • Reator de água fervente (BWR)
  • Reator de Gás de Urânio Natural Grafite (GCR)
  • Reator de gás avançado (AGR)
  • Reator Resfriado a Gás de Temperatura Elevada (HTGCR)
  • Reator nuclear de água pesada (HWR)
  • Reator reprodutor rápido (FBR)

Qual é o processo que ocorre na fissão nuclear?

A reação de fissão nuclear ocorre quando um núcleo atômico pesado e instável é bombardeado por nêutrons, produzindo dois núcleos menores, nêutrons e energia. A palavra fissão significa uma cisão, quebra, fragmentação ou divisão.

O que é um reator nuclear e como funciona?

O reator nuclear é um sistema geralmente utilizado para produção de energia. ... Esses equipamentos funcionam como câmaras herméticas blindadas que servem para conter a radiação durante o processo de reação nuclear.