:

O que é cultura literária?

O que é cultura literária?

A cultura literária constrói-se diversificando os nossos hábitos de leitura. Leiam os clássicos, os menos clássicos, os que nunca serão clássicos, mas não se limitem a isso. Expandam o vosso conhecimento lendo ensaios, biografias, livros de arte, ciências, história, filosofia, etc.

O que é a arte e literatura?

A arte literária está relacionada com a leitura de textos verbais. Por isso, ela é considerada como sendo a arte construída pelas palavras. A Literatura é uma das formas de expressão artística.

Como a literatura pode se manifestar na arte?

A literatura é uma manifestação artística que usa a palavra como matéria-prima, extraindo dela seus múltiplos significados ou usando-a como instrumento para falar da realidade. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A literatura utiliza a língua como um instrumento de comunicação e interação.

Como a literatura influência na cultura?

A Literatura é a arte da palavra. Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.

Como a literatura pode se manifestar?

1 OS GÊNEROS LITERÁRIOS A literatura, quanto à forma, pode se manifestar em prosa ou verso. ... Entretanto, por nos parecer mais didática, adotamos uma divisão em quatro gêneros literários, desmembrando do épico o gênero narrativo, enquadrando as narrativas em prosa.

Quais as formas de manifestações de arte e de literatura?

Atualmente, há 11 tipos de arte: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital.

Qual o sentido da literatura como arte da palavra?

A literatura é a arte da palavra e faz da palavra o seu principal objeto, concedendo-lhe outras possibilidades, retirando-lhe do seu lugar habitual e transpondo-a para um universo onde apenas homens e mulheres dotados de subjetividade podem percebê-la.

Quando a literatura se formalizou?

Certos tempos primários podem ser considerados como os primeiros passos da literatura. Exemplos muitos antigos são Epopeia de Gilgamexe, datada de aproximadamente 2 000 a.C., e o Livro dos mortos, escrito em Papiro aproximadamente no ano 1600 a.C., mais provavelmente na data do século XVII a.C..

O que é literatura Culler?

Segundo o teórico Jonathan Culler (1999:33-34) a literatura é um ato de fala que contrasta com outros tipos de atos de fala. ... O que diferencia a literatura dos demais textos do “dia a dia” é o seu caráter ficcional.

Por que a literatura e Mime-se e arte que imita pela palavra?

A arte através das palavras Uma dessas acepções muito conhecidas é a do filósofo grego Aristóteles: “arte literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra”. ... O filósofo quis dizer que imitar a realidade faz parte e os homens sentem encanto nisso.

Qual a importância de se situar a palavra literatura do ponto de vista histórico e cultural?

A Literatura é a arte da palavra. Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.

Porque a literatura é importante para a sociedade?

RESUMO A literatura é vista como um dos elementos de construção do pensamento social, já que almeja uma direção para os verdadeiros valores da nacionalidade ao evidenciar crenças e percepções pessoais, possibilitando que os seres humanos possam refletir no seu modo de ver a vida e de estar no mundo.

O que é literatura como esta arte se manifesta de exemplos?

Literatura: a arte das/com as palavras A arte literária pode ser considerada a partir da leitura e da análise de textos verbais, orais ou escritos. Sejam eles ficcionais, sejam verídicos, os textos têm o poder de provocar diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes: alegria, tristeza, diversão, emoção etc.