:

Como evitar sonegação de impostos?

Como evitar sonegação de impostos?

Como evitar a sonegação de impostos involuntária Sistema de gestão fiscal: com um software automatizado sua operação é atualizada com as mudanças, obrigatoriedades e adequação legal para as notas fiscais emitidas. Além disso, você pode ter auditoria fiscal/tributárias de todas as notas recebidas.

Qual a multa por sonegar imposto de renda?

A multa por não declarar Imposto de Renda é fixada em 75% sobre o valor do imposto devido e pode, ainda, ser duplicada para 150%, caso comprovado fraude ou tentativa de ocultação de dados.

Qual é a pena para o crime de sonegação fiscal?

Pena: Detenção, de seis meses a dois anos, e multa de duas a cinco vêzes o valor do tributo. § 1º Quando se tratar de criminoso primário, a pena será reduzida à multa de 10 (dez) vêzes o valor do tributo. § 2º Se o agente cometer o crime prevalecendo-se do cargo público que exerce, a pena será aumentada da sexta parte.

O que acontece se sonegar imposto pessoa física?

Caso seja identificada a sonegação, a Receita Federal do Brasil poderá realizar a cobrança do tributo que deveria ser pago com o acréscimo de multa que poderá chegar até 225% do valor devido mais juros da taxa SELIC.

Qual impacto da sonegação para nossa vida?

O crime de sonegação fiscal, previsto na Lei 8.137/90, é um dos maiores problemas que os governos enfrentam no Brasil, e a falta de recursos financeiros causados por essa prática colabora para o surgimento de desigualdades sociais e falhas em áreas importantes, como saúde, educação e segurança.

Qual o prejuízo da sonegação fiscal para a sociedade?

Quem sonegar ICMS ou qualquer outro imposto, de acordo com a Lei 4.729/65, pode ser penalizado com prisão ou pagamento de altas multas. ... Contudo, em relação à multa, o valor pago pode chegar a ser de duas a cinco vezes maior do que a quantia sonegada. Outras complicações também podem ocorrer.