:

O que é rugosidade na geografia?

O que é rugosidade na geografia?

As rugosidades é o que fica do passado como forma, espaço construído, paisagem, o que resta do processo de supressão, acumulação, superposição, com que as coisas se substituem e acumulam em todos os lugares. (SANTOS, 2012).

O que é rugosidades espaciais?

“Chamamos de rugosidade um objeto geográfico que persiste na paisagem como algo arcaico, como uma herança do passado. E tanto sua obsolescência, quanto sua existência, ou sua permanência, se devem a fatores de natureza técnica e geográfica. As rugosidades impõem uma inércia espacial”.

O que é um território na Geografia?

O território é uma das categorias conceituais da Geografia. Seu entendimento é necessário para uma melhor compreensão sobre o espaço. ... Com isso, ele queria dizer que o território é o espaço apropriado por uma relação de poder. Essa relação encontra-se, assim, expressa em todos os níveis das relações sociais.

Qual a unidade de medida de rugosidade?

A rugosidade superficial de uma peça é normalmente medida pela unidade chamada Ra que é a média aritmética das variações encontradas em uma superfície em comparação à superfície ideal ou vetor. A rugosidade é medida através de um equipamento específico chamado rugosímetro.

O que é rugosidade Ry?

Rugosidade máxima (Rmax) Ry é a máxima distância pico-vale, dentro do comprimento de avaliação. Rmáx é o maior valor das rugosidades parciais e Ry é a máxima distância pico-vale.

Quais os tipos de medições de rugosidade?

A rugosidade pode ser medida mecânica ou opticamente, dividindo-se a região medida (lm) em cinco subregiões (le) e calculando um linha média para o perfil, para a qual a área dos picos acima e abaixo da linha é igual.

Quais são os processos espaciais?

Concentração e dispersão são os processos espaciais mais gerais, que resultam em centros e periferias, lugares centrais e áreas especializadas, em condomínios exclusivos e favelas, em áreas fabris distintas e habitat rural disperso. As relações entre processos e formas, no entanto são complexas.