:

Como é feita a cirurgia de Fontan?

Como é feita a cirurgia de Fontan?

Introducão: A cirurgia de Fontan ou conexão cavo-pulmonar total é o último procedimento de uma estratégia estadiada, empregada no tratamento de cardiopatias congênitas complexas com ventrículo único anatômico ou funcional (também chamada de cardiopatia congênita com coração univentricular).

O que é uma cirurgia de Glenn?

A operação de Glenn bidirecional tem como objetivo aumentar a oxigenação sanguínea, reduzindo a sobrecarga de volume do ventrículo direito e aumentando o fluxo coronariano, decorrente da redução da pressão arterial diastólica, para que posteriormente seja feita a operação de Fontan.

O que é ventrículo único?

Derivação cardíaca direita. O termo ventrículo único refere-se às anomalias cardíacas congênitas nas quais há uma única câmara ventricular funcional de onde se originam os vasos de base. Pode ocorrer devido à falha da septação ventricular ou hipoplasia de um dos ventrículos.

O que é síndrome de hipoplasia do coração esquerdo?

A síndrome de hipoplasia do coração esquerdo (SHCE) é formada por uma série de anomalias cardíacas que resultam no subdesenvolvimento das estruturas no lado esquerdo do coração. Caracteriza-se pela atresia aórtica ou estenose grave com hipoplasia ou ausência do ventrículo esquerdo1.

O que é cirurgia de Norwood?

O procedimento “clássico” de Norwood consiste em septectomia atrial, reconstrução da aorta ascendente e arco aórtico, criação de retorno pulmonar venoso ilimitado por meio de uma grande comunicação atrial e implantação de anastomose sistêmico-pulmonar (Figura 1).

O que é cardiopatia congênita grave?

A cardiopatia congênita é um grupo de anormalidades na estrutura do aparelho cardiocirculatório, secundária a uma alteração no desenvolvimento embrionário, que pode surgir nas primeiras oito semanas da gestação, quando se forma o coração do bebê, causando insuficiência circulatória e respiratória, o que pode ...

O que são os ventrículos?

Designação dada a cavidades situadas no interior de certos órgãos. Que é um pequeno e estreito espaço situado entre as camadas do septum lucidum. Cada uma das duas cavidades situadas na porção inferior do coração.

O que é ventrículo direito e ventrículo esquerdo?

O ventrículo direito bombeia o sangue que recebe sob a baixa pressão através da artéria pulmonaa nos pulmões. O ventrículo esquerdo é a câmara correspondente do inferior esquerdo do coração que recebe o sangue oxigênio-rico do vestíbulo esquerdo que retorna dos pulmões.

Que doença é Shce?

Blog > Síndrome de hipoplasia do coração esquerdo (SHCE) A SHCE é a anomalia cardíaca complexa mais frequentemente diagnosticada na vida fetal, correspondendo a aproximadamente 16% de todas as anomalias cardíacas no feto.

O que é hipoplasia da aorta?

A hipoplasia aórtica significa que a artéria aorta (que leva sangue do coração para o corpo todo) não desenvolveu adequadamente e está menor que o esperado.

O que é procedimento híbrido?

Esses procedimentos híbridos são realizados com o coração da criança batendo, sem a necessidade da assistência da circulação extracorpórea (desvio do sangue para uma máquina que realiza todo o trabalho do coração e do pulmão enquanto o cirurgião faz os reparos necessários no órgão).

O que é a síndrome do coração partido?

A Síndrome do Coração Partido: a cardiomiopatia do estresse, também conhecida como síndrome do coração partido tem por característica uma disfunção transitória do coração (ventrículo esquerdo) ocasionada por descarga excessiva de adrenalina na corrente circulatória que pode ser desencadeada, geralmente, por estresse ...

Qual a cardiopatia congênita mais grave?

Em alguns casos, a cardiopatia congênita não causa sintomas. Existem diferentes tipos de cardiopatias, que podem ser leves e só serem descobertas na idade adulta, até as mais graves, que são as cardiopatias cianóticas, capazes de causar alteração do fluxo de sangue para o corpo.

Quanto tempo vive uma pessoa cardiopata?

A insuficiência cardíaca é uma doença que reduz a expectativa de vida. A partir do diagnóstico, cerca de 50% dos pacientes morrem em até cinco anos. Pessoas que têm sintomas graves ou que tiveram internações por algum problema cardiovascular apresentam taxa de sobrevida ainda menor: 50% morrem após um ano.

O que são átrios e ventrículos?

Os átrios apresentam como função principal receber o sangue que vem de diversas partes do corpo, funcionando, portanto, como câmaras coletoras. Já os ventrículos são os responsáveis por garantir o bombeamento do sangue para outros locais, sendo, portanto, câmaras bombeadoras.

O que são os ventrículos cerebrais?

Os ventrículos são cavidades revestidas pelas células gliais ependimárias oriundas do neuroepitélio embrionário. Portanto, são remanescentes da luz do tubo neural a medida que o SNC se desenvolve.

Qual é a função dos ventrículos?

O VENTRÍCULO DIREITO recebe sangue do ÁTRIO DIREITO, através da VÁLVULA TRICÚSPIDE, bombeando o sangue em seguida para os PULMÕES, através da VÁLVULA PULMONAR na saída do ventrículo e em seguida passando pela ARTÉRIA PULMONAR e seus ramos, para eliminar o gás carbônico e oxigenação nos pulmões direito e esquerdo.

O que é um ventrículo?

1. [ Anatomia ] Nome dado a diversas cavidades do corpo humano (ex.: ventrículo cerebral). 2. [ Anatomia ] Cavidade do coração, de paredes musculosas, cujas contracções enviam o sangue para as artérias.

O que causa Shce?

A SHCE ocorre em até quatro em cada 10.000 nascidos vivos. A síndrome compreende 8% dos casos de cardiopatia congênita. É uma das três principais anomalias do coração a causar problemas em recém-nascidos. É resultado do subdesenvolvimento anormal de partes do coração fetal durante as primeiras oito semanas de gravidez.

O que é síndrome do meio coração?

A síndrome do "meio coração" é do nome popular da Hipoplasia do Coração Esquerdo (SHCE). De acordo com artigos médicos, ela é formada por uma série de anomalias cardíacas que resultam no subdesenvolvimento das estruturas no lado esquerdo do coração.