:

Qual o tratamento de hemorragia digestiva alta?

Qual o tratamento de hemorragia digestiva alta?

Como é feito o tratamento O tratamento para hemorragia digestiva varia conforme a causa da doença, podendo incluir a transfusão sanguínea, o uso de medicamentos e em alguns casos, cirurgia.

Como é feito o diagnóstico da hemorragia digestiva alta?

A Endoscopia Digestiva Alta (EDA) é o método mais sensível e específico no diagnóstico da HDA e é considerado o exame prioritário nesta condição, além do que deve ser realizada logo que possível (dentro das primeiras 24 horas) com o doente hemodinamicamente estável.

O que é melena hemorragia digestiva alta?

Pacientes com hemorragia digestiva aguda alta normalmente se apresentam com hematêmese (vômitos com sangue vivo, coágulos ou escuro) e/ou melena (fezes pretas, pastosas e com odor fétido). Nos casos de sangramentos profusos pode se apresentar como enterorragia (sangue vivo ou coágulos exteriorizados pelo reto).

Qual a principal causa de hemorragia digestiva alta?

Causas da Hemorragia digestiva alta As causas dessa falta de equilíbrio podem ser várias, entre elas: gastrite, úlcera gástrica e péptica, abuso de medicamentos, e também pode acontecer com pessoas que tiveram queimaduras graves, realizaram cirurgias intensas e/ou apresentam problemas cardíacos.

São manifestações de hemorragia digestiva alta?

Habitualmente, na presença de hemorragia digestiva alta, relatos de hematêmese (vômitos com sangue vivo, coágulos ou escuro) ou melena (fezes pretas, pastosas e com odor fétido) estão associados à origem topográfica do sangramento.

É uma complicação da hemorragia digestiva?

A Hemorragia Digestiva Alta (HDA) é uma complicação grave associada a diversas patologias que acometem o trato gastrointestinal. Muitos pacientes evoluem mal, com prognóstico ruim, apresentando sangramentos maciços e choque que podem conduzir óbito.

Que exames são realizados para diagnóstico de hemorragia digestiva baixa e alta?

A colonoscopia é o método diagnóstico e tratamento inicial das HDB, nos pacientes estáveis, deve ser realizada após o preparo do colón e até as primeiras 24h.

Onde costuma ser evidenciada a HDA?

No exame físico, é importante realizar o toque retal, para pesquisar a presença de melena ou enterorragia, e aspiração com sonda nasogástrica. Aspirado que apresente sangue ou material em “borra de café” confirma a HDA.

O que é Melena nas fezes?

Melena é um termo médico utilizado para descrever fezes muito escuras (semelhantes a alcatrão) e mal cheirosas, que contêm sangue digerido na sua composição. Dessa forma, este tipo de cocô é muito comum em pessoas que têm algum tipo de sangramento no sistema digestivo alto, ou seja, no esôfago ou no estômago.

São considerados fatores de risco para novos episódios de sangramento nas hemorragias digestivas exceto?

São considerados fatores de risco para novos episódios de sangramento:
  • Idade > 60 anos.
  • Insuficiência renal crônica;
  • Presença de varizes de grosso calibre;
  • HDA maciça (Hb < 8mg/dl, na admissão).

Quais são os sintomas de hemorragia digestiva alta?

Principais sintomas
  • Dor no estômago tipo cólica;
  • Vômito com sangue vermelho vivo ou com aspecto de borra-de-café;
  • Fezes escuras muito mal cheirosas, chamadas cientificamente de melena;
  • Pode haver anemia;
  • Pode haver sangue vermelho vivo misturado com as fezes, caso a hemorragia seja intensa.

O que provoca hemorragia intestinal?

Condições que podem causar hemorragias mais intensas são câncer do intestino (câncer do cólon, do reto ou do ânus), algumas infecções intestinais (como intoxicação alimentar), doença diverticular, malformações dos vasos sanguíneos no interior do intestino e doenças inflamatórias intestinais (colite ulcerativa e doença ...

Quais são os principais sinais clínicos encontrados no paciente com hemorragia digestiva?

Sinais e sintomas da Hemorragia Digestiva Alta História de hematêmese ou melena atuais ou prévias é o principal indício, porém 10% dos casos se manifestam com enterorragia.

Qual a complicação mais temida da hemorragia digestiva?

Existe atraso no diagnóstico e tratamento, propiciando um aumento de complicações, cujo risco mais temido seria rotura do esôfago.

Qual a complicação mais grave da hemorragia digestiva?

A Hemorragia Digestiva Alta (HDA) é uma complicação grave associada a diversas patologias que acometem o trato gastrointestinal. Muitos pacientes evoluem mal, com prognóstico ruim, apresentando sangramentos maciços e choque que podem conduzir óbito.

Quais os exames complementares para diagnóstico e tratamento da HDB?

A colonoscopia é o método diagnóstico e tratamento inicial das HDB, nos pacientes estáveis, deve ser realizada após o preparo do colón e até as primeiras 24h. Após afastar HDA, a presença de sangue não coagulado no íleo terminal ou depois da válvula ileocecal, indica hemorragia no intestino delgado.

O que provoca hemorragia digestiva baixa?

Entre os pacientes com uma fonte estabelecida de sangramento abaixo do ligamento de Treitz, a causa mais comum é a doença diverticular, seguida pela colite, pólipos adenomatosos e malignidades. A HDB é mais comum entre as mulheres e aumenta significativamente nos idosos.

O que é HDA na anamnese?

Histórico de doença atual (HDA): Depois de anotar a queixa principal do paciente, este é o momento de registrá-la usando os termos técnicos da sua área, pois o histórico de doença atual (HDA) é a parte mais importante da sua anamnese.

O que é HDA na medicina?

O maior interesse do médico da emergência é saber quando “urgenciar” uma endoscopia e internar o paciente com hemorragia digestiva alta (HDA), bem como manejar a doença na sala de emergência. A HDA é uma emergência médica comum, com mortalidade de 2-10%.

Quais os sintomas da melena?

Principais sintomas
  • Dor no estômago tipo cólica;
  • Vômito com sangue vermelho vivo ou com aspecto de borra-de-café;
  • Fezes escuras muito mal cheirosas, chamadas cientificamente de melena;
  • Pode haver anemia;
  • Pode haver sangue vermelho vivo misturado com as fezes, caso a hemorragia seja intensa.