:

O que é obesidade na gravidez?

O que é obesidade na gravidez?

RS: Uma mulher grávida é considerada obesa quando apresenta índice de massa corporal (IMC), que é a divisão da massa (em quilogramas) do indivíduo pelo quadrado de sua altura (em metros), pré-gestacional superior a 30 kg/m2.

Como a obesidade interfere na gravidez?

Na grávida, a obesidade pode levar ao desenvolvimento de diabetes gestacional e pré-eclâmpsia (ou doença hipertensiva da gravidez que se caracteriza, resumidamente, por pressão arterial elevada e pode acarretar sérias complicações se não tratada) conduzindo a uma maior probabilidade de ocorrência do parto por cesariana ...

Quais são os impactos do sobrepeso e obesidade relacionados à gestação e ao parto?

O ganho excessivo de peso durante a gestação, além de contribuir para a obesidade, está também associado a algumas complicações, entre elas a macrossomia fetal, as hemorragias, o trauma fetal, baixo peso ao nascer e mortalidade infantil.

Como tratar a obesidade na gravidez?

Cuidados com a obesidade antes da concepção A obesidade também pode afetar o sucesso da fertilização in vitro (FIV). Estratégias para o tratamento da obesidade em mulheres não grávidas incluem mudança de estilo de vida (restrição calórica e atividade física), medicamentos e cirurgia bariátrica em casos selecionados.

Quais os riscos que uma pessoa obesa tem ao engravidar?

A gravidez da mulher obesa tem que ser mais controlada porque o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver complicações na gravidez, como hipertensão e diabetes na mãe, e também problemas de malformações no bebê, como defeitos cardíacos.

Que fazer para emagrecer na gravidez?

Toda mulher grávida deve adotar uma alimentação rica em proteínas e fibras junto com exercícios físicos, não apenas para emagrecer na gestação, mas para garantir um período saudável. Essa dica também é válida para as mulheres que precisam apenas manter o controle do peso durante essa fase.

Estou grávida e estou com sobrepeso?

O peso excessivo na gravidez aumenta o risco de uma série de complicações, como a pré-eclâmpsia, uma doença gestacional que causa pressão alta e edemas em várias partes do corpo, além de outros sintomas, como dor de cabeça.

O que comer para emagrecer na gravidez?

Para controlar o peso, a mulher deve fazer uma dieta rica em alimentos naturais e integrais, dando preferência a frutas, legumes, arroz, macarrão e farinha integral, leite e derivados desnatados e carnes magras, consumindo peixes pelo menos 2 vezes por semana.