:

O que é eixo hipotálamo hipofisário gonadal?

O que é eixo hipotálamo hipofisário gonadal?

A ativação (ou desinibição) do eixo hipotálamo-hipofisário é resultado do aumento da sensibilidade da hipófise ao GnRH (hormônio liberador de gonadotrofinas), produzido pelo hipotálamo. Na puberdade, ocorre um aumento nos pulsos noturnos de GnRH, o qual age na hipófise, que, uma vez sensível, libera FSH e LH.

Como funciona o eixo hipotálamo-hipófise?

Grupos de neurônios do Hipotálamo produzem os hormônios de liberação e, quando estimulados, secretam seus respectivos hormônios no plexo hipotalâmico-adeno-hipofisário, que flui para adeno-hipófise.

O que é o eixo HHG?

Dentro das reações endócrinas, a reativação do eixo Hipotálamo-Hipófise-Gonadal (HHG) é responsável pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais e por estimular a síntese de hormônio folículo estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH).

Como ocorre o eixo Hipotalamico Hipofisario gonadal e quais os hormônios envolvidos e Susas principais funções na reprodução?

O hipotálamo produz um hormônio, o GnRH (Hormônio Liberador de Gonadotrofinas), que chega até a hipófise anterior pela circulação sanguínea, por meio de uma rede de capilares que fazem essa comunicação, e, então, estimula as células gonadotróficas a produzirem os hormônios LH e FSH.

O que são as gônadas?

As gônadas são órgãos que produzem células sexuais sendo os ovários os representantes do sexo feminino e os testículos, do sexo masculino. Além da sua função reprodutiva, as gônadas são também glândulas do sistema endócrino, responsáveis pela produção de hormônios sexuais.

Onde é produzido o folículo estimulante?

hipófise O FSH (hormônio folículo estimulante) e o LH (hormônio luteinizante) são produzidos pela hipófise e regulam a atividade dos ovários e testículos. O hormônio folículo-estimulante (FSH) estimula a secreção de estrogênio, responsável pelo desenvolvimento e maturação dos folículos ovarianos.

Qual a importância do eixo hipotálamo hipófise?

O hipotálamo participa no controle das funções vegetativas e endócrinas do organismo, em parte pela tradução dos sinais elétricos oriundos do sistema nervoso central (SNC) em fatores humorais.

Quais os hormônios do eixo hipotálamo hipófise?

Sendo estimulada pelos cinco hormônios liberadores descritos acima, a adeno-hipófise faz secreção de seis hormônios:
  • Prolactina.
  • GH (Hormônio do Crescimento)
  • ACTH (Hormônio Adrenocorticotrófico)
  • TSH (Hormônio estimulante da Tireoide)
  • LH (Hormônio Luteinizante)
  • FSH (Hormônio Folículo estimulante)

O que é HHG?

O eixo hipotálamo-hipófise-gônadas (HHG) tem uma fase ativa durante o desenvolvimento fetal e neonatal e, em seguida, entra numa fase de repouso, que dura da infância até a puberdade. A puberdade começa com a reativação do sistema HHG.

Quem produz Inibina e Ativina?

A activina é produzida nos ovários, testículos, na glândula pituitária e na placenta. Para balancear, a inibina é sua antagonista, creduzindo a liberação de FSH e GnRH. Ambas são fatores de crescimento transformante beta (TFG-B).

Quais hormônios são responsáveis pelo controle da produção de óvulos?

O Hormônio Folículo Estimulante (FSH) permite que os óvulos (ou folículos) se desenvolvam no ovário. E o Hormônio Luteinizante (LH) age no folículo para que este atinja seu desenvolvimento máximo seja liberado como o óvulo maduro.

O que é gônadas e qual sua função?

As gônadas são órgãos que produzem células sexuais sendo os ovários os representantes do sexo feminino e os testículos, do sexo masculino. Além da sua função reprodutiva, as gônadas são também glândulas do sistema endócrino, responsáveis pela produção de hormônios sexuais.

Qual é o nome da gônada feminina?

No homem, as gónadas são os testículos, enquanto que nas mulheres são representadas pelos ovários.

Qual é o sinal que estimula a liberação de FSH?

Durante o processo fisiológico da ovulação, os estrógenos melhoram o efeito estimulador do FSH e provocam a liberação de FSH/LH necessária para a ovulação. O próprio folículo maduro é responsável pela ovulação, pois secreta estradiol, hormônio responsável pelo pico pré-ovulatório de LH, resultando na ovulação.

Qual o valor do FSH na gravidez?

Valores normais para Mulheres Fase lútea (do 16º dia do ciclo até a próxima menstruação): 1,2 até 12 mUI/mL; Durante a gravidez: varia de 3 a 10 UI/ml; Menopausa: > 30 mUI/mL.

Qual é a função da Tireotrofina?

A TIREOTROFINA (TSH, THYROID STIMULATING HORMONE) é o principal regulador hormonal da produção e secreção de hormônios tireóideos (HTs).

Qual é a função da glândula hipófise?

A hipófise controla a função da maioria das outras glândulas endócrinas e, por isso, às vezes, é chamada glândula mestra. Por sua vez, a hipófise é controlada em grande parte pelo hipotálamo, uma região do cérebro situada imediatamente acima da hipófise.

Quais são os hormônios produzidos pelo hipotálamo?

O hipotálamo também produz dois hormônios, a ocitocina (OCT) e o hormônio antidiurético (ADH) que são transportados para a neuro hipófise onde são armazenados, além de liberar fatores que regulam a atividade da adenoipófise. Não pare agora...

Quais hormônios são produzidos pelo hipotálamo que controlam a adeno hipófise?

Os principais hormônios produzidos pela adeno-hipófise são o hormônio tireotrófico (TSH), que regula as atividades da glândula tireoide; o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), que regula o córtex das suprarrenais; o hormônio folículo estimulante (FSH), que atua no crescimento dos folículos nos ovários e ...

O que são as gonadotrofinas?

Gonadotrofinas: os hormônios LH e FSH O principal objetivo da indução da ovulação é aumentar a quantidade de hormônios que estimulam o crescimento e amadurecimento dos óvulos. Nesse caso, os dois principais tipos de gonadotrofinas são o Hormônio Folículo Estimulante (FSH) e o Hormônio Luteinizante (LH).