:

Como fazer uma introdução sobre gravidez na adolescência?

Como fazer uma introdução sobre gravidez na adolescência?

A gravidez na adolescência é considerada a que ocorre entre os 10 e 20 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Apontada como uma gestação de alto risco decorrente das preocupações que traz à mãe e ao recém nascido, a gravidez nesta faixa etária pode acarretar problemas sociais e biológicos.

Como surgiu a gravidez na adolescência?

A gravidez na adolescência ocorre com maior frequência em pessoas com baixa escolaridade e está relacionada, muitas vez, com o mau uso dos métodos contraceptivos. A adolescência, idade compreendida, segundo a Organização Mundial da Saúde, entre 10 e 19 anos, é uma época de várias descobertas.

O que pode ser feito para evitarmos a gravidez na adolescência?

Entre eles estão a pílula combinada, anticoncepcional injetável, DIU, diafragma, anticoncepção de emergência e minipílula. Além, claro, de preservativos, importantes porque além de evitar a concepção, protegem de doenças sexualmente transmissíveis⁴.

Como a gravidez na adolescência era vista antigamente?

Anteriormente, tanto a maternidade como a paternidade na adolescência eram tidas como ato natural e aceitável pelos padrões socioculturais. Hoje, para os padrões socioculturais da sociedade contemporânea, isso não cabe na fase da adolescência.

Que idade Considera-se gravidez na adolescência?

Em casos especiais, definidos no Estatuto, a idade máxima se estende até os 21 anos. Já para a Organização Mundial de Saúde (OMS), os limites são idades entre 10 e 19 anos para adolescentes.

Por que a adolescência não é uma fase da vida indicada para se engravidar?

A gravidez nesta faixa etária acaba interferindo no crescimento tanto pessoal como profissional dos adolescentes, pois acabam abandonando os estudos e depois do parto para retornar não é tão fácil. Há uma maior dependência da família e sendo assim é necessário que haja a prevenção da gravidez precoce.

Quais são os fatores que aumentam o risco de uma gravidez na adolescência?

CONCLUSÕES: os principais fatores associados à gravidez na adolescência observados foram: baixa escolaridade da adolescente, história materna de gestação na adolescência, ausência de consultas ginecológicas prévias e falta de acesso aos métodos anticoncepcionais.