:

Como descobrir a regência nominal?

Como descobrir a regência nominal?

Sempre que o termo regente for um substantivo, adjetivo ou advérbio (um nome), estamos falando de regência nominal. Nesse caso, é necessário o uso de preposição entre o termo regente e o termo regido.

Quais são as preposições nominais?

Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos regidos por esse nome....Adjetivos.
Acessível aEntendido emNecessário a
Apto a, paraFavorável aPrestes a
Ávido deGeneroso comPropício a
Benéfico aGrato a, porPróximo a
Capaz de, paraHábil emRelacionado com

Qual a função da regência nominal?

Na regência nominal, o termo regente é um nome, isto é, um substantivo, um adjetivo ou um advérbio, que sempre será acompanhado por uma preposição, cuja função é intermediar a relação entre o nome e seus complementos.

Quando ocorre regência nominal?

Dessa forma, quando um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) pede um complemento necessariamente preposicionado, ocorre uma relação de dependência entre o termo regente (nome) e o termo regido (complemento nominal). ...

O que é regência nominal incorreta?

A regência nominal está errada na frase, pois o adjetivo “apegado” requer o uso da preposição “a”, e não da preposição “em”. Quem é apegado, é apegado a alguma coisa ou a alguém. Assim, a frase correta seria: Ele é muito apegado a bens materiais.

Qual é a importância das preposições para a regência nominal?

O uso das preposições faz referência aos postulados gramaticais, e, como tal, deve integrar as nossas habilidades no que tange ao saber linguístico. ... Assim sendo, as preposições, assim como todas as outras classes, “colaboram” na formulação de nosso pensamento e, consequentemente, na construção de nossos discursos.

Quando o termo regente é um verbo?

Quando o termo regente é um verbo, ocorre a regência verbal. Na regência verbal, o termo regido pode ser ou não preposicionado. ... Os termos, quando exigem a presença de outro chamam-se regentes ou subordinantes; os que completam a significação dos anteriores chamam-se regidos ou subordinados.