:

É verdade que o boto vira homem?

É verdade que o boto vira homem?

Diz a lenda que em noite de lua cheia o boto sai do rio, se transforma em um homem bonito e sedutor, lança seus encantos sobre uma moça da região, a engravida e depois volta pro rio.

O que acontece durante a transformação do boto em homem?

O boto, como mencionado, transforma-se em um homem muito bonito, com boa conversa e galanteador. Durante a transformação, ele passa a usar roupas e sapatos brancos, além de um chapéu que tampa o topo de sua cabeça. ... Assim, todo filho que cresce sem saber quem é o pai fica conhecido como filho(a) do boto.

Como surgiu a lenda do boto Cor-de-rosa?

A Lenda do Boto cor-de-rosa, ou simplesmente a Lenda do Boto, é uma lenda de origem indígena que faz parte do folclore brasileiro. Ela surge na região amazônica, no Norte do País. ... Dono de um estilo comunicativo, galã e conquistador, o boto escolhe a moça solteira mais bonita da festa e a leva para o fundo do rio.

Onde os botos cor-de-rosa vivem?

Distribuição geográfica. O boto-cor-de-rosa é encontrado no norte da América do Sul, nas bacias do rio Amazonas e do rio Orinoco.

Quantos Botos-cor-de-rosa existem?

Os cientistas registraram 484 botos cor-de-rosa (Inia geoffrensis) e 442 botos cinza (Sotalia fluviatilis).

Quantos anos pode viver o boto Cor-de-rosa?

50 anos O boto cor-de-rosa – também chamado de boto-vermelho – já foi abundante nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco, que ocupam a metade norte do continente sul-americano. Habilidoso caçador de dentes afiados, costuma atingir mais de 1,80 metro de comprimento e pode viver até 50 anos.

Quando o Boto-cor-de-rosa aparece?

As diferentes versões da lenda falam que o boto vai atrás das mulheres em um período específico do ano: no período da Lua cheia, em junho, quando acontece as festas de Santo Antônio, São Pedro e São João.

Porque o Boto Cor de Rosa é uma espécie ameaçada de extinção?

Mesmo com esforços de pesquisadores e ambientalistas, duas espécies de golfinho de água doce da Amazônia sofrem risco de extinção, o boto-cor-de-rosa e o tucuxi. A matança do boto cor-de-rosa é consequência da pesca de outro peixe. A perda na população de botos, em algumas regiões, já chega a 50%.