:

Para que serve a energia atômica?

Para que serve a energia atômica?

Embora utilizada inicialmente para fins militares, depois das experiências catastróficas de Hiroshima e Nagasaki, a energia nuclear passou a ser utilizada, principalmente, para fins pacíficos. Sua principal utilização é a produção de energia elétrica, através de usinas termonucleares.

Qual o significado de energia atômica?

Energia nuclear, também conhecida como energia atômica, é a energia produzida a partir da fissão do núcleo de um átomo, que libera uma grande quantidade de calor, suficiente para produzir energia considerada limpa e renovável.

Onde está a energia atômica no átomo?

A energia nuclear, também chamada atômica, é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. A energia nuclear mantém unidas as partículas do núcleo de um átomo. A divisão desse núcleo em duas partes provoca a liberação de grande quantidade de energia.

Como é definida a energia nuclear?

Energia nuclear é toda a energia associada a mudanças da constituição do núcleo de um átomo, por exemplo, quando um nêutron atinge o núcleo de um átomo de urânio 235, dividindo-o, parte da energia que ligava os prótons e os nêutrons é liberada em forma de calor. Esse processo é denominado fissão nuclear.

Onde é utilizada a energia nuclear?

A fissão nuclear do urânio é a principal aplicação civil da energia nuclear. É usada em centenas de centrais nucleares em todo o mundo, principalmente em países como a França, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Espanha, China, Rússia, Coreia do Norte, Paquistão Índia, entre outros.

Quais as vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear?

Vantagens e desvantagens da energia nuclear
  • Nível menor de poluição atmosférica. ...
  • Opção para países com poucos recursos hídricos. ...
  • Disponibilidade do combustível. ...
  • Imenso poder energético. ...
  • Área para construção reduzida. ...
  • Risco de acidente nuclear. ...
  • Poluição térmica. ...
  • Lixo nuclear.

Quais as principais características da energia nuclear?

Principais características da energia nuclear: Os átomos são formados por núcleo e elétrons, que são orbitais, ou seja, gravitam em torno do núcleo. As partículas que formam o núcleo são unidas por uma força de atração. Quando uma energia externa é aplicada, o núcleo do átomo é desintegrado, liberando calor e radiação.

Quando e onde a energia nuclear começou a ser utilizada?

No início do século 20, em 1938, uma equipe de pesquisadores alemães descobriu a fissão nuclear. Naquela época, estávamos no limiar da Segunda Guerra Mundial. A reação que atualmente é usada em todas as usinas nucleares para gerar eletricidade.

Quem deve decidir sobre as utilizações da energia nuclear e da radioatividade?

Em função dos riscos ligados à radioatividade, as atividades que envolvem o uso da energia nuclear são regulamentadas pela Comissão Internacional de Radioproteção (ICRP, na sigla em inglês), uma instituição científica independente.

Quais são as vantagens do uso da energia nuclear?

Abundância do urânio, enquanto elemento essencial na produção da energia nuclear. Assim, não há risco de escassez evidente. Não utilização de combustíveis fósseis, o que significa que não há emissão dos gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa, os quais seriam os causadores do aquecimento global.

Como o urânio é usado na usina nuclear?

Parar gerar energia elétrica, é preciso cerca de 3% de urânio 235 na amostra. ... Esse processo de aumentar a quantidade de urânio 235 é chamado de “enriquecimento de urânio”. Para gerar a energia em si, ocorre um processo chamado "fissão nuclear", dentro do reator de uma usina de geração de energia.