Qual o risco de trombose na gravidez?
Qual o risco de trombose na gravidez?
Na gestação, em casos extremos, pode levar ao comprometimento da placenta, com altos riscos para o bebê, ou à embolia pulmonar, um quadro respiratório grave, quando o coágulo se desprende e acaba parando em uma artéria, impedindo o fluxo de sangue para o pulmão.
Quem faz uso de anticoagulante pode engravidar?
A orientação para o planejamento de futura gravidez e a anticoncepção exige o respeito à autonomia do paciente que faz uso permanente de anticoagulante oral. Deve-se, portanto, destacar que não há contraindicação à gestação, mas alertar para o potencial de morbidade do uso da varfarina sódica.
Quem tem trombofilia não pode engravidar?
A trombofilia é uma doença relacionada à coagulação do sangue que pode ter influência na fertilidade. Embora a ligação ainda seja considerada incerta no mundo científico, o tratamento da doença costuma melhorar as chances de a mulher ter uma gravidez de sucesso.
Qual o sintoma de trombose na gravidez?
Inchaço local acompanhado de vermelhidão e dor constante são os principais sintomas deste tipo de trombose na gravidez. O aumento das veias também é um sinal bem comum de ser notado neste caso.
Quem usa Clexane pode ter parto normal?
Portanto, gestantes que estão fazendo uso de clexane devem ter seu parto programado (indução de trabalho de parto ou cesárea), para que se evite o risco do início do trabalho de parto em uma situação de anticoagulação plena.
Quem tem trombofilia tem parto normal?
A trombofilia não impede o parto normal! Na verdade, a indicação seria evitar a cesárea visto que a doença aumenta a chance de trombose (quando um coágulo entope o vaso sanguíneo) e passar por uma cirurgia é mais um fator de risco.
Quem faz uso de anticoagulante pode amamentar?
O tratamento anticoagulante influencia na lactação ou amamentação? Não. As medicações para tratamento da trombose não aumentam e nem diminuem a lactação, ou seja, a quantidade de leite que é produzido pela mãe.
Qual o tratamento para trombofilia para engravidar?
Além disso, a heparina injetável como a enoxaparina, é um anticoagulante muito utilizado para a trombofilia na gravidez, e é um medicamento seguro porque que não atravessa a barreira placentária. A enoxaparina deve ser administrada diariamente, por via subcutânea, podendo ser aplicada pela própria pessoa.
O que uma pessoa com trombofilia deve evitar?
Além disso, para evitar a trombose, é importante tomar atitudes preventivas, como controlar a pressão, a diabetes e o colesterol, além de não ficar muito tempo deitado ou parado em situações de viagem, durante a gravidez, puerpério ou internamento hospitalar.
Quem tem trombofilia pode abortar?
Pode ser adquirida ou hereditária. Ser portador não significa estar doente e tão pouco que irá sofrer abortos, apesar de que padecer de trombofilia pode em alguns casos levar episódios de abortos de repetição e complicações durante a gravidez.
Quanto tempo antes do parto devo parar com o clexane?
A enoxaparina (Clexane) tem uma ação rápida no organismo, podendo durar de 12 a 24h. Quando se tem um parto programado, o ideal é que a suspensão seja 24h antes do procedimento, porém 12h também é um período aceitável.
Quem tem trombofilia pode fazer cesária?
A gravidez deverá ser interrompida com 39 semanas no caso de uma trombofilia. A resolução da gravidez não precisa ser por cesárea.
Quem usa enoxaparina pode ter parto normal?
Depende do intervalo de tempo entre a última aplicação de clexane e o parto. Recomenda-se que se espere pelo menos 12 horas depois de uma injeção para a realização de qualquer procedimento que envolva sangramento (parto, biópsias, cirurgias etc).
Quem faz o uso do Marevan pode amamentar?
A substância ativa do marevan, a varfarina, passa para o leite materno em quantidades muito pequenas, que geralmente não são suficientes para causar efeitos no bebê. Depende muito da dose que você usa. De forma geral, nesse caso os benefícios da amamentação são maiores do que o risco de efeitos colaterais.
Quem faz uso de Clexane pode amamentar?
A absorção oral da enoxaparina sódica é improvável, porém como precaução, não se deve amamentar durante o tratamento com CLEXANE®.