:

Quais os direitos do pai durante a gravidez?

Quais os direitos do pai durante a gravidez?

O artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê que o pai trabalhador poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo de salário quando precisar acompanhar a mãe do bebê às consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez.

Quantos dias o pai tem direito a acompanhar as consulta Pré-natal?

473. O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário: X – até 2 (dois) dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira; Esse inciso foi incluído ao art.

Quantos dias o pai tem direito à licença paternidade 2021?

Assim como o benefício concedido às mães, a licença-paternidade é um direito previsto pela constituição. O profissional, depois do nascimento do filho, tem a chance de permanecer cinco dias em casa, sem quaisquer descontos em seu salário.

Quantos consultas O pai tem direito à licença paternidade?

Você terá direito de acompanhar duas consultas médicas durante o período de gravidez de sua parceira e também acompanhar seu filho ou sua filha em uma consulta médica por ano, até os 6 anos de idade.

Quais são os direitos do pai?

Quais são os meus Direitos como PAI?
  • - LICENÇA-PATERNIDADE. A Licença-Paternidade é um direito trabalhista constitucionalmente garantido. ...
  • - DIREITO AO CONVÍVIO. ...
  • - DIREITO A EXIGIR INFORMAÇÕES SOBRE A DESTINAÇÃO DA PENSÃO ALIMENTÍCIA. ...
  • - DIREITO A MANTER O VÍNCULO PATERNAL.

Qual idade o pai tem direito de pegar o filho?

Não existe idade mínima para que a guarda compartilhada seja aplicada. Desde modo, mesmo que se trate de um bebe recém nascido, o pai terá direito de exercer a guarda compartilhada com a mãe, ou vive-versa.

Quando o pai tem direito a pernoite?

Em geral, o pernoite tem sido fixado a partir dos dois anos de idade.

Quando começa a contagem da licença paternidade?

“A contagem da licença-paternidade deve se iniciar em dia útil a partir da data do nascimento da criança. Dia útil porque é uma licença remunerada, na qual o empregado poderá faltar ao trabalho sem implicações trabalhistas”, explica a especialista.