:

Qual a composição bioquímica da saliva?

Qual a composição bioquímica da saliva?

A saliva é composta basicamente por água, mas também possui em sua composição componentes orgânicos e inorgânicos. Os elementos inorgânicos mais importantes são o cloreto, bicarbonato, fosfato, iodeto, fluoreto, sódio, potássio e cálcio.

Tem protease na saliva?

A saliva é uma secreção aquosa transparente secretada pelas glândulas salivares diretamente na cavidade bucal. Sua maior parte (cerca de 99%) é constituída por água e cerca de 1% composto por proteínas (ex:ptialina, lactoferrina, lisozima, gustina, imunoglobulinas, etc.) e íons (ex: Cálcio e Ferro).

Qual é o papel da saliva?

Sua principal missão é manter toda a cavidade bucal lubrificada. E quem garante sua textura viscosa é a mucina. É esse ingrediente que faz a saliva grudar em dentes, língua, gengiva… A gosma que brota das glândulas remove o excesso de bactérias e outros micro-organismos, o que evita a formação de cáries.

Quais os componentes orgânicos da saliva?

Com relação aos componentes orgânicos, a saliva apresenta os lipídios que desempenham papel na formação da película e placa; glicoproteínas; enzimas (lactoperoxidase, lisozima, lactoferrina e anidrase carbônica VI (ACVI)) que atuam na manutenção da homeostase da cavidade oral.

Quais são os fatores que afetam o fluxo salivar é a composição da saliva?

O fluxo salivar e a composição da saliva variam, sendo influenciados por um grande número de fatores, como: ritmo circadiano e circanual; exposição à luz; grau de hidratação; estímulo mecânico, gustatório e psicológico; posição do corpo; dieta; ação de drogas; idade e sexo (SHANNON, 1966; ANDERSON et al., 1974; HEINTZE ...

Como ocorre o processo de formação da saliva?

A produção da saliva é realizada pelas glândulas salivares. ... A enzima que se encarrega dessa primeira fase de produção de saliva é denominada de Ptialina ou Amilase Salivar. Sua função é transformar o amido em glicose, preparando a alimento para a digestão.

Como ocorre o tamponamento da saliva?

A anidrase carbônica faz tamponamento da saliva, catalisando a reação entre CO2 e H2O que se dissociam em HCO3, neutra- lizando os ácidos produzidos pelas bacté- rias durante o processo de fermentação19.

Como se processa a síntese de saliva?

A produção da saliva é realizada pelas glândulas salivares. No processo de mastigação dos alimentos, a quantidade de saliva aumenta. Ela umedece o bolo alimentar facilitando a deglutição e favorecendo a passagem do alimento pelas vias digestivas.

Qual é a função da saliva no processo de digestão?

A saliva, além de umedecer e proteger a boca contra bactérias, lubrifica os alimentos para facilitar a sua mastigação, gustação e deglutição. Por conter uma enzima chamada de amilase salivar, a saliva atua na digestão de alguns alimentos.

Estou com a saliva grossa O que pode ser?

A saliva é mais encorpada quando a proporção de mucina for maior que a de proteína, e quando o contrário acontece, a secreção se torna mais fina ou fluida. Uma saliva mais grossa dificulta a lavagem da boca, o que reduz a proteção contra as bactérias e desequilibra a microbiota bucal.

Quais são as enzimas da saliva?

amilase salivar Uma das enzimas presentes em nossa saliva é a amilase salivar, também conhecida como ptialina, que inicia a digestão do amido e do glicogênio, quebrando-os em maltose. A ptialina age no pH neutro da boca, mas é inibida ao chegar no estômago, por causa da acidez do suco gástrico.

Onde é formada e quais as características da saliva primária e secundária?

A saliva A saliva é uma secreção muco serosa, incolor, que banha toda a cavidade oral, formando uma película fina sobre os dentes. É produzida pelas glândulas salivares e a sua secreção, que varia entre 1 e 1,5 L/dia, é regulada pelo sistema nervoso autónomo.

Qual é o nome da enzima presente na saliva?

amílase salivar A amílase salivar é uma enzima que atua provocando a hidrólise do amido, um polissacarídeo muito abundante na alimentação, estando presente, sobretudo, em alimentos de origem vegetal, nos quais constitui a principal substância de armazenamento.

Quais os achados clínicos em pacientes com baixas taxas de fluxo salivar?

A sensação de boca seca é um problema comum e multifatorial. O sintoma pode ser devido à redução da quantidade de saliva produzida ou a uma mudança na composição da saliva, mas a sensação de boca seca pode também estar presente em pessoas com produção normal de saliva (FURNESS et al., 2012).

O que é saliva total?

Quando secretada na cavidade bucal, é denominada saliva total, pois há a junção das secreções de todas as glândulas salivares com células epiteliais descamadas, microrganismos, neutrófilos, proteínas, fluido crevicular gengival, restos alimentares, secreção das vias aéreas superiores e células sanguíneas (RUDNEY, 1995; ...

Como determinar a capacidade tampão da saliva?

A capacidade tampão da saliva de cada amostra foi determinada por Titulometria, medindo-se o volume de ácido lático 0,1 N necessário para abaixar o pH salivar de 6,9 ao pH de 3,7.

Quais as características individuais de cada glândula salivar?

A glândula salivar é constituída por ácinos, sistema tubular e ductos excretores. Existem também dois tipos de células secretoras: as células serosas e as células mucosas. As células serosas possuem formato piramidal. Elas produzem proteínas e glicoproteínas, em geral, com atividades enzimáticas e antimicrobianas.

Quais são as funções dos dentes da língua e da saliva na digestão do alimento?

A abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo é a boca. Aí encontram-se os dentes e a língua, que preparam o alimento para a digestão, por meio da mastigação. Os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaços, misturando-os à saliva, o que irá facilitar a futura ação das enzimas.

Porque a saliva fica grudenta?

A saliva viscosa é caracterizada pela grande quantidade de mucina – sustância que favorece a fixação de bactérias, restos alimentares e células descamadas da boca. As bactérias, ao metabolizarem as células descamadas, que são ricas em aminoácidos com enxofre, liberam essa substância que provoca o mau hálito.