:

Como é feita a moldagem funcional?

Como é feita a moldagem funcional?

Moldagem final, ou funcional ou secundária é uma moldagem dinâmica que registra todos os detalhes anatômicos importantes da área chapeável, das inserções musculares e de seus movimentos. Ela é obtida através de uma moldeira individual associada a um material de moldagem apropriado.

Quais os materiais de moldagem utilizados na moldagem funcional?

Os materiais utilizados na moldagem funcional são: pasta de óxido de zinco e eugenol, Polissulfetos, Silicone de adição, silicone de condensação, mercaptanas, entre outros10.

Quais os objetivos da moldagem funcional?

A moldagem funcional consiste em duas etapas - o selamento periférico e a moldagem funcional propriamente dita - e tem como objetivos reproduzir os tecidos da área chapeável e determinar a extensão da prótese total12,13,19.

O que é moldagem anatômica?

A moldagem anatômica tem o objetivo de obter a reprodução geral da área chapeável, assim como avaliar as inserções musculares, bem como verificar a necessidade de cirurgias pré - protéticas e obter o modelo de estudo, no qual observará as delimitações da área chapeável onde será confeccionada a moldeira individual ( ...

Como fazer moldagem anatômica?

O primeiro passo para a confecção da moldagem anatômica é a seleção da moldeira de estoque. Como o material utilizado é um elastômero, deve-se usar uma moldeira perfurada. Sugere-se as moldeiras para edentados da marca AG, tipo HDL, e faz-se a escolha do tamanho adequado ao paciente (Figuras 1 e 2).

O que são moldeiras individuais?

A moldeira individual é preconizada para a realização da moldagem funcional, confeccionada a partir de um modelo pre- liminar realizado com moldeiras de estoque, para determinar os limites da área basal de acordo com a fisiologia das estruturas anatômicas presentes.

Quais são os materiais de moldagem?

Portanto, existem diversos materiais para obtermos o molde, dentre eles, os que se destacam são os hidrocolóides irreversíveis (alginato) e os elastômeros (poliéter, silicona de adição, silicona de condensação e polissufeto).

Qual material é usado na moldagem?

Entre os materiais tradicionais mais utilizados para a moldagem odontológica estão: alginato; silicone; godiva.

Qual o principal objetivo do encaixotamento do molde funcional?

O encaixotamento do molde pode facilitar o vazamento do gesso, proteger as bordas do molde, regular a altura e o tamanho do modelo e evitar o desgaste indevido do modelo.

Qual a finalidade de uma moldeira individual?

A moldeira individual é preconizada para a realização da moldagem funcional, confeccionada a partir de um modelo pre- liminar realizado com moldeiras de estoque, para determinar os limites da área basal de acordo com a fisiologia das estruturas anatômicas presentes.

O que é moldagem odontológica?

A moldagem odontológica, isto é, a confecção de modelos ortodônticos, é um procedimento essencial para o sucesso de um tratamento. Para que ele seja bem-sucedido, é necessário que o modelo seja uma representação exata da arcada dentária do paciente, o que requer alguns cuidados especiais.

Como fazer encaixotamento?

Técnica utilizada: 1) Recorte de uma tira de cera utilidade de aproximadamente 1,5 cm de largura; 2) Adaptação desta cera na parte externa e posterior do molde, ficando o limite externo da cera 1 cm além do limite posterior do molde; 3) Fixação, com cera 7, desta tira de cera à moldeira individual (a cera de fixação ...

Como fazer uma PPR passo a passo?

Sequência para PPR e Termos que Você Precisa Saber
  1. Obtenção do modelo de estudo.
  2. Delineamento da PPR.
  3. Confecção dos nichos e desgastes (a partir do modelo)
  4. Obtenção do modelo de trabalho.
  5. Confecção estrutura metálica.
  6. Prova da estrutura e registro dos intermaxilares.
  7. Montagem no Articulador Semi-Ajustável (A.S.A)

Para que serve a moldeira individual?

A moldeira individual é preconizada para a realização da moldagem funcional, confeccionada a partir de um modelo pre- liminar realizado com moldeiras de estoque, para determinar os limites da área basal de acordo com a fisiologia das estruturas anatômicas presentes.

O que é moldeira odontológica?

Moldeiras são utilizadas para transportar e manter os materiais de impressão contra os tecidos bucais e dentes, quando estes estiverem presentes, sendo também o meio auxiliar para remover estes materiais da boca, mantendo-os estáveis até o vazamento em gesso, que produzirá um modelo da impressão obtida.

Quais são os materiais de moldagem elásticos?

Materiais de moldagem elásticos Os elementos hidrocoloides são ágar e alginato. Já os elastômeros, polissulfeto, poliéter, silicone de adição e de condensação.

Quais são os materiais de moldagem elastômeros?

Existem inúmeros materiais de moldagem, dentre eles destacam-se os elastômeros, que são materiais elásticos não aquosos. São eles: silicone polimerizado por adição, silicone polimerizado por condensação, poliéter e polissulfeto.

Qual material de moldagem que é termoplástico?

Conhecemos os termoplásticos por outros nomes, como PVC, polipropileno e polietileno, por exemplo.

Qual o melhor material de moldagem?

Os silicones de adição são considerados os materiais de moldagem mais precisos e apresentam a melhor estabilidade dimensional em relação aos demais materiais, uma vez que não há formação de subprodutos durante sua reação de polimerização.

Por que devemos realizar o procedimento de Encaixamento Dicagem dos moldes após moldagem funcional?

Preservar a zona do selado periférico e proteger as impressões obtidas durante a moldagem funcional ; Manter a espessura da borda da prótese obtida durante a confecção da moldeira e do selamento periférico; Reduzir a necessidade de acabamento da borda da prótese após a prensagem; Controlar o tamanho e a forma dos ...