Qual o objetivo do filme Lixo Extraordinário?
Qual o objetivo do filme Lixo Extraordinário?
Lixo Extraordinário é um filme que mostra o estatuto da arte e a questão do lixo na sociedade contemporânea, o árduo trabalho dos catadores e a possibilidade de transformação que a mudança da percepção artística pode proporcionar.
Qual impacto o documentário Lixo Extraordinário em uma sociedade consumista como a nossa?
“Lixo Extraordinário”, documentário que concorre ao Oscar 2011, mostra a vida dos catadores de material reciclável no aterro sanitário do Gramacho, um dos maiores do mundo, no Rio. Também mostra como a arte pode virar a realidade dessas pessoas de cabeça para baixo.
Quem fez o documentário Lixo Extraordinário?
Vik Muniz
O documentário Lixo Extraordinário acompanha durante dois anos o desdobramento do trabalho do artista plástico Vik Muniz no maior aterro sanitário do mundo, no Jardim Gramacho, município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro.
O que você entendeu sobre o nome Lixo Extraordinário?
Lixo extraordinário (Waste Land) A idéia é reproduzir fotos tiradas no local em grandes retratos com o material encontrado nos amontoados de lixo. Com a ajuda dos catadores, o artista cria as obras de arte e ao mesmo tempo conhece suas histórias de vida.
Qual a relação de Vik Muniz com o filme Lixo Extraordinário?
Vik Muniz talvez seja hoje o artista plástico brasileiro mais bem sucedido no exterior. ... Essa criatividade para transformar é o que dá vida ao filme Lixo Extraordinário, que mostra o desenvolvimento de um projeto de Muniz com os catadores de lixo do Jardim Gramacho (RJ), o maior aterro sanitário do mundo.
Quem é Vik Muniz onde é o que é Jardim Gramacho?
Vicente José de Oliveira Muniz, ou como prefere ser chamado após anos radicado nos Estados Unidos, Vik Muniz, é um artista plástico brasileiro que em pouco mais de noventa minutos conta a história de toda uma população que leva uma vida ao redor e por causa do lixo no Jardim Gramacho, o maior aterro sanitário da ...
Qual a ficha técnica do filme documentário Lixo Extraordinário?
Filmado ao longo de quase três anos, Lixo Extraordinário acompanha a visita do artista plástico Vik Muniz a um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis.
O que aconteceu com os catadores de Gramacho?
O aterro foi fechado em abril de 2012, mas, apesar de todos os esforços das associações de catadores para garantir visibilidade e melhoria na qualidade de vida, a maioria dos catadores e moradores do bairro de Jardim Gramacho continua abandonada pelo poder público.
Quem foi o idealizador e executor do documentário Lixo Extraordinário?
O produtor inglês Angus Aynsley foi o idealizador do projeto, que inicialmente seria um documentário sobre a vida de Vik Muniz.
Qual a sua relação com o filme Lixo Extraordinário?
Indicado ao Oscar, "Lixo Extraordinário" mostra a relação entre arte, lixo e realidade brasileira. Documentário sobre o trabalho do artista brasileiro Vik Muniz com catadores de lixo estreia na Alemanha. ... Vik Muniz talvez seja hoje o artista plástico brasileiro mais bem sucedido no exterior.
Qual a ficha técnica do filme O Lixo Extraordinário?
Filmado ao longo de quase três anos, Lixo Extraordinário acompanha a visita do artista plástico Vik Muniz a um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis.
Qual sua relação com o filme Lixo Extraordinário?
Indicado ao Oscar, "Lixo Extraordinário" mostra a relação entre arte, lixo e realidade brasileira. ... Essa criatividade para transformar é o que dá vida ao filme Lixo Extraordinário, que mostra o desenvolvimento de um projeto de Muniz com os catadores de lixo do Jardim Gramacho (RJ), o maior aterro sanitário do mundo.
O que o artista Vik Muniz afirma no documentário Lixo Extraordinário?
A indicação do documentário "Lixo Extraordinário", sobre a obra de Vik Muniz, ao Oscar joga luz sobre artistas, brasileiros e estrangeiros, que fazem renascer objetos e coisas que descartamos. Descobrir o belo onde a maioria só enxerga sujeira e podridão. E, melhor, transformar esses dejetos em arte.
Que trabalho realizou no Jardim Gramacho Vik Muniz?
Lixo Extraordinário
Lixo Extraordinário é um documentário anglo-brasileiro, lançado em 2010. O documentário relata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de material reciclável em um dos maiores aterros controlados do mundo, localizado no Jardim Gramacho, bairro periférico de Duque de Caxias.
Onde é feito o documentário Lixo Extraordinário por que esse local foi escolhido?
02 – Onde foi realizado o trabalho desenvolvido no documentário? Por que foi escolhido este aterro? No Jardim Gramacho, porque é considerado o maior aterro sanitário do mundo. ... Sim, ele fez excelentes imagens com diferentes materiais do lixão.
Quando o lixão de Gramacho foi desativado?
- A realidade de Gramacho seis anos depois. O maior lixão da América Latina, que ocupa uma área de 1,3 milhão de metros quadrados à beira da Baía de Guanabara, famoso cartão postal do Rio de Janeiro, foi desativado em junho de 2012 com a promessa de que o sub-bairro seria revitalizado.
Qual a importância da Associação de Catadores do Jardim Gramacho para os moradores trabalhadores da região?
Assim, conclui que os catadores de Gramacho poderiam trabalhar na separação dos resíduos gerados na cidade do Rio de Janeiro e nos outros municípios que outrora utilizavam o aterro. ... Em abril de 2012, após 34 anos de funcionamento, o aterro de Gramacho é fechado oficialmente.
Qual a relação entre arte e lixo?
A arte e o lixo se relacionam como a desafiar o sentido de tudo. Se no passado ambos tinham bem definidos seus significados, cada qual em seus lugares estabelecidos, em certo momento da era moderna esses conceitos se transformam: a arte pode virar lixo e o lixo pode virar arte.
Qual é a ficha técnica do filme Lixo Extraordinário?
Filmado ao longo de quase três anos, Lixo Extraordinário acompanha a visita do artista plástico Vik Muniz a um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis.
Qual é a realidade de vida das pessoas que o filme documentário apresenta?
A subjetividade do documentário se evidencia em todo o seu processo de produção, desde a captação das imagens, fazendo uso dos recursos de câmera e iluminação, até a montagem, quando muitos dos filmes nos trazem uma observação, descrição ou evocação poética de situações ou interações.