:

Por que a profilaxia antitetânica é importante?

Por que a profilaxia antitetânica é importante?

Essa vacinação visa proteger contra o risco de tétano por outros ferimentos futuros.

Quando usar vacina antitetânica?

Quando se vacinar? A principal forma de prevenção do tétano é vacinar a população desde a infância com a vacina antitetânica. O esquema vacinal completo recomendado pelo Ministério da Saúde é de 3 doses administradas no primeiro ano de vida com reforços aos 15 meses e 4 anos de idade.

Como é feita a profilaxia do tétano nos diferentes pontos de atenção à saúde?

– Desconhece ou menos de 3 doses: vacinar (marcar as próximas doses) e administrar soro antitetânico/imunoglobulina humana antitetânica 5.000 UI (1 ampola) por via intramuscular; – Vacinação completa há menos de 5 anos: não fazer nada; – Vacinação completa há mais de 5 anos e menos de 10 anos: vacinar (1 reforço).

Quais são as reações da vacina antitetânica?

Reações no local de injeção como dor, exantema (erupções cutâneas), induração e edema (inchaço) podem ocorrer dentro de 48 horas e persistir por um ou dois dias. A formação de nódulo subcutâneo pode às vezes acompanhar estas reações.

Quanto tempo dura o efeito da vacina antitetânica?

O tétano, por exemplo, pode acometer indivíduos em qualquer faixa etária e a vacina é uma forma de prevenir a enfermidade e deve ser repetida a cada dez anos, tempo que dura seu efeito protetor.

Qual a possibilidade de pegar tétano?

O tétano é uma infecção grave, que afeta os nervos do corpo todo, fazendo com que o indivíduo desenvolva espasmos musculares que o impedem de se movimentar. O tétano é causado por toxinas eliminadas pela bactéria Clostridium tetani.

Qual a vacina para o tétano?

A vacina possui duas formulações: DTaP (difteria-tétano-coqueluche) para crianças com menos de 7 anos. Tdap (tétano-difteria-coqueluche) para adolescentes e adultos.

Quando fazer profilaxia para tétano?

A profilaxia de tétano deve ser realizada o mais breve possível após o ferimento. Como o período de incubação do microrganismo é bastante variável (entre 3 e 21 dias), deve ser administrada mesmo que o paciente se apresente tardiamente para atendimento na unidade de saúde [1,2].