:

Quais as vantagens e desvantagens do amálgama?

Quais as vantagens e desvantagens do amálgama?

Segundo Johnathan, quando comparado às resinas compostas, o amálgama apresenta custo relativamente baixo, alta resistência mastigatória e resistência ao desgaste, maior durabilidade, facilidade de execução da técnica restauradora, menor infiltração marginal com tendência a diminuição (corrosão marginal proporciona um ...

O que é amálgama dental?

Amálgamas dentárias (que contêm mercúrio) libertam pequenas quantidades desse material. ... As amálgamas são o que conhecemos vulgarmente por “chumbo” e são um conjunto de metais que, apesar de não conterem chumbo, após mistura adequada, aparentam a cor do chumbo e daí a sua designação.

Quando o amálgama é indicado?

“As de amálgama são mais resistentes, no entanto, podem ficar mais visíveis porque são escuras”, comenta ele. Elas são indicadas quando o paciente precisa de restauração nos dentes posteriores, por ficarem mais escondidos e serem mais largos.

Para que serve o amálgama na odontologia?

Amálgama é um material, utilizado na odontologia, feito de uma liga de mercúrio, prata e estanho, que por ser resistente a oxidação, tem a finalidade de proporcionar a restauração dos dentes.

Quais as desvantagens do amálgama?

Desvantagens. As limitações do amalgama são químicas, físicas e estéticas. As limitações químicas estão na presença de metais pesados e tóxicos (o mercúrio, a prata, o estanho, o zinco etc) que podem contaminar os seres humanos e a natureza.

Qual é a vantagem do amálgama como material restaurador?

As principais vantagens das restaurações de amálgama dental são sua comprovada eficácia, resistência, integridade marginal e durabilidade para restaurações oclusais e ocluso-proximais.

O que o amálgama pode causar?

Um paciente intoxicado pela amálgama dentária pode ter diversos sintomas, como dores articulares, alterações cardíacas, zumbidos ou inquietações, entre outros. As sensibilidades a campos eletromagnéticos ou luzes fluorescentes também estão presentes.

Como é feito o amálgama?

Amálgama é o nome dado à liga metálica em que o componente mais importante é o mercúrio. Este quando junta-se com a prata origina uma liga denominada de amálgama de prata-mercúrio, esta liga é muito utilizada em odontologia para fins de restauração de dentes. Cada combinação é utilizado em uma área específica.

Em quais casos são indicadas restaurações com amálgama?

Quando o prognóstico do elemento dental é duvidoso, seja por cárie ou problemas periodontais, quando há grande perda de estrutura dental, ou ainda, suspeita de tratamento endodôntico, restaurações complexas de amálgama estão indicadas, e são denominadas restaurações de controle.

O que deve ser aplicado na cavidade antes da inserção do amálgama?

Esta deverá ser realizada com um brunidor ovóide ou esférico maior que a abertura vestíbulo lingual da cavidade, com pressão firme sobre o amálgama, removendo assim o excesso de mercúrio pós-condensação.

Porque o amálgama dentário está em desuso?

Nesse sentido, hoje, a restauração de amálgama deixou de ser uma técnica usada pelos dentistas no país para tratar disfunções no sorriso, pois tem mercúrio em pó na sua composição.

Quais são as vantagens do amálgama de prata?

O amálgama por ser uma liga metálica, tem como vantagem também a alta resistência mastigatória e resistência ao desgaste; normalmente ele é utilizado como referência de dureza entre os materiais restauradores.

Porque não se usa mais amálgama?

E porque foi proibida a sua utilização pela Anvisa? Boa tarde! Sim, o amálgama faz mal a saúde devido ao mercúrio na sua composição. A ANVISA, proibiu a fabricação, importação e comercialização, bem como o uso em serviços de saúde, do mercúrio e do pó para liga de amálgama não encapsulada, utilizados na odontologia.

Qual o material da amálgama?

A amálgama é uma liga metálica formada pela prata, cobre, zinco, estanho e mercúrio — o grande “vilão”, que faz com que o uso do material seja assunto polêmico. O mercúrio é um metal pesado, tóxico e que evapora em temperatura ambiente, o que aumenta seu poder de contaminação.

Qual as vantagens da resina composta em relação ao amálgama dentário?

Restaurações com resinas previnem fraturas dentárias. ... A restauração com resina, por sua vez, tem na adesividade um grande trunfo frente à técnica com amálgama: é fortemente adesivada às paredes dentárias. O que faz toda a diferença com relação ao risco de fraturas em dentes extensamente restaurados.

Qual a melhor resina ou amálgama?

A resina não é indicada para áreas muito extensas. Por isso, funciona melhor nos dentes da frente, já que não atrapalha no fator estético e a extensão é menor. Já a amálgama é mais recomendada para os dentes posteriores, que são maiores e normalmente a cárie se propaga em uma área maior.

Como remover o amálgama?

Cuidados durante o procedimento
  1. Usar brocas de carbide novas e de pequeno calibre para a remoção do amálgama.
  2. Irrigação abundante se possível com água gelada no reservatório para utilizar com o alta rotação.
  3. Utilizar aspiradores de sucção de alta potência, além do sugador.

Como fazer uma restauração de amálgama passo a passo?

Leva o material com a porta-amálgama em pequenas porções....Polimento – tratamento da superfície do acabamento.
  1. Remoção de resinas;
  2. Redefinir anatomia da restauração;
  3. Remoção de saliências do esmalte;
  4. Minimizar corrosão;
  5. Melhorar higienização.

Quais os fatores que alteram o sucesso da restauração de amálgama?

De acordo com o tempo da trituração, pode distinguir o amálgama em: Subtriturado: ligas secas e esfareladas Sobretriturada: liga aparência molhada, brilhante e com temperatura alta Adequadamente: massa coesa, temperatura média, brilho acetinado Com isso o tempo de mistura contribui para o sucesso ou a falha da ...

Qual o passo a passo da restauração em amálgama?

Leva o material com a porta-amálgama em pequenas porções....Polimento – tratamento da superfície do acabamento.
  1. Remoção de resinas;
  2. Redefinir anatomia da restauração;
  3. Remoção de saliências do esmalte;
  4. Minimizar corrosão;
  5. Melhorar higienização.