:

O que é confundimento em epidemiologia?

O que é confundimento em epidemiologia?

– Erro de classificação da exposição que acontece de forma diferente entre os grupos de sujeitos com ou sem o desfecho do estudo.

O que é fator de confusão epidemiologia?

Um fator de confusão distorce uma associação real entre uma exposição e um desfecho. Em outras palavras, o efeito real de uma exposição sobre um desfecho pode estar aumentado ou diminuído devido à ação de outras variáveis (as chamadas confundidoras).

O que é fator ou variável de confusão e como sua presença pode ser controlada em estudos epidemiológicos?

O fator de confusão está presente quando duas variáveis são associadas, mas parte da associação – ou toda ela – é decorrente de uma associação independente com uma terceira variável (de confusão). Por exemplo, as quedas podem estar associadas ao uso de diuréticos, sugerindo um efeito causal.

O que é variáveis de confusão?

Variáveis de confusão também podem ser categorizadas de acordo com suas fontes, como a escolha do instrumento de medição (confusão operacional), as características situacionais (confusão procedimental) ou as diferenças interindividuais (confusão pessoal):

O que é o confundimento?

Confusão, não compreensão de algo, engano, ato de se confundir.

O que é validade em epidemiologia?

Validade pode ser entendida como a capacidade de um particular estudo epidemiológico encontrar critérios lógicos que apontem para ausên- cia de vieses. ... Os vieses possíveis em um particular estudo podem ser devidos a várias fontes, e a maior parte deles é comum a qualquer desenho epidemiológico.

O que é falacia Ecologica em epidemiologia?

Falácias ecológicas são interpretações estatísticas de dados em que inferências sobre a natureza individual são deduzidas a partir de um grupo ao qual o indivíduo pertence. Um exemplo de falácia ecológica é o Paradoxo de Robinson – deduzir correlações de um grupo a partir de correlações populacionais.

O que é viés e variáveis de confusão?

Uma distorção que modifica uma associação entre uma exposição e um desfecho porque um fator é associado, de modo independente, tanto à exposição e quanto ao desfecho. A importância do viés de confusão é que ele sugere uma associação onde não existe ou mascara uma associação verdadeira (Figura 1).

O que são variáveis de interesse?

Variável é a característica de interesse que é medida em cada elemento da amostra ou população. Como o nome diz, seus valores variam de elemento para elemento. ... Variáveis Quantitativas: são as características que podem ser medidas em uma escala quantitativa, ou seja, apresentam valores numéricos que fazem sentido.

O que é uma variável de controle?

O QUE É VARIÁVEL DE CONTROLE (ESPÚRIAS)? É aquele fator ou propriedade que também é causa, condição, estímulo ou determinante para que ocorra determinado efeito, porém é considerada uma variável secundária em relação a uma variável independente.

O que é fator de estudo?

Dessa forma, pode-se estabelecer uma seqüência temporal de eventos, ou seja, o fator em estudo (hábito de fumar materno) antecede temporalmente a ocorrência do desfecho (baixo peso de nascimento), o que contribui para aumentar a probabilidade de que uma associação entre um fator de risco e uma doença seja causal.

O que é Bias epidemiologia?

Os viéses são erros sistemáticos que afectam a validade das investigações científicas. Geralmente, é muito difícil ou mesmo impossível eliminar total- mente os viéses.

Qual o objetivo do estudo ecológico?

Os estudos ecológicos procuram avaliar como os contextos social e ambiental podem afetar a saúde de grupos populacionais. Neste caso, as medidas coletadas no nível individual são incapazes de refletir adequadamente os processos que ocorrem no nível coletivo.

O que é um estudo epidemiológico ecológico?

Nos estudos ecológicos, tanto a exposição quanto a ocorrência da doença são determinadas para grupos de indivíduos. Nos demais delineamentos, tanto a exposição quanto a ocorrência da doença ou evento de interesse são determinados para o indivíduo, permitindo inferências de associações nesse nível.

O que é falacia Ecologica?

Falácias ecológicas são interpretações estatísticas de dados em que inferências sobre a natureza individual são deduzidas a partir de um grupo ao qual o indivíduo pertence. Um exemplo de falácia ecológica é o Paradoxo de Robinson – deduzir correlações de um grupo a partir de correlações populacionais.

O que é desfecho em epidemiologia?

Desfechos (também denominados eventos) são variáveis que são monitorizadas durante um estudo para documentar o impacto que uma dada intervenção ou exposição tem na saúde de uma dada população. Exemplos típicos de desfechos são cura, piora clínica e mortalidade.

Para que serve a prevalência?

A prevalência permite compreender o quanto é comum, ou rara, uma determinada doença ou situação numa população. Com este objectivo é preferível o uso dos valores em proporção, mas caso se opte pelo uso do número total de casos convém referir a dimensão da população a que se refere.

O que significa taxa de prevalência?

Mede a proporção da população que já tem a doença. A taxa de incidência é o número de novos casos de uma doença, dividido pelo número de pessoas em risco. A taxa de prevalência é calculada usando o número de indivíduos afetados em determinado momento, dividido pelo número total de pessoas.