:

Qual a função da cartilagem elástica?

Qual a função da cartilagem elástica?

Cartilagem elástica As principais funções são: sustentação e flexibilidade. A cartilagem elástica apresenta pericôndrio e cresce principalmente por aposição.

Quais são as características histológicas da cartilagem hialina?

A cartilagem hialina é uma forma avascular de tecido conjuntivo, composta de células denominadas condrócitos e de matriz extracelular de aparência homogênea e altamente especializada. ... À medida que os condrócitos recém-divididos produzem a matriz extracelular que os circunda, os grupos isógenos se dispersam.

Quais as principais características da cartilagem hialina?

Cartilagem hialina → possui uma concentração moderada de fibras colágenas, sendo a mais comum estrutura cartilaginosa encontrada no corpo. ... Durante o desenvolvimento embrionário o esqueleto é formado por cartilagem hialina, gradativamente orientando a substituição por ossificação endocondral.

O que nutre a cartilagem fibrosa?

A cartilagem fibrosa é nutrida pelo líquido sinovial, devido a ausência do periôcondrio.

Qual a função principal da cartilagem?

A cartilagem apresenta uma consistência firme, sem ser tão rígida quanto o tecido ósseo. Ela tem a função de sustentação e promove o revestimento das superfícies articulares, facilitando os movimentos, sendo de fundamental importância para o crescimento dos ossos longos.

Qual é a função da cartilagem Epifisial?

Durante o desenvolvimento, é a cartilagem epifisária a responsável pelo crescimento longitudinal e diametral (lateral) do osso. ... A estrutura responsável pelo crescimento ósseo longitudinal é a Placa Epifisária que está localizada na Metáfise. A epifise é dividida em 3 partes.

Que tipo de colágeno predomina na cartilagem e que característica apresenta?

CARTILAGEM HIALINA: É a cartilagem mais comum, sua matriz predomina colágeno tipo II. Sua cor é branca-azulada e translúcida. Forma o 1° esqueleto do embrião (substância para formar o tecido ósseo depois) e está entre a diáfise e epífise, formando o disco epifisário de cartilagem hialina.

Como é chamada a cartilagem hialina?

É encontrada no disco epifisário, permitindo o crescimento longitudinal dos ossos. Neste disco, a cartilagem hialina apresenta os condrócitos dispostos em fileiras ou colunas paralelas, comumente recebendo a designação de cartilagem seriada.

Como é o desenvolvimento da cartilagem hialina?

A cartilagem hialina é o tipo de cartilagem encontrada com maior frequência no corpo humano. Esta cartilagem forma o esqueleto inicial (molde) do feto, como precursora dos ossos cujo desenvolvimento é por ossificação endocondral para formação do esqueleto ósseo.

O que nutre a cartilagem?

A cartilagem é avascular, por isso a nutrição é feita através do pericôndrio. PERICÔNDRIO: membrana do tecido conjuntivo, este pericôndrio reveste o tecido cartilaginoso OBS: A cartilagem fibrosa não apresenta pericôndrio por isso a nutrição é feita através da difusão do líquido sinovial.

O que torna a cartilagem fibrosa ser intermediária?

Esta é uma cartilagem na qual a matriz contém fibras elásticas e lâminas de material elástico, além das fibrilas de colágeno e da substância fundamental. O material elástico confere maior elasticidade à cartilagem, como a que se pode ver no pavilhão da orelha.

Quais são as funções da cartilagem articular?

A cartilagem é um tecido amortecedor que reveste a superfície do osso ao nível das articulações, protegendo-as. Tem uma enorme capacidade de resistência à carga e permite o amortecimento e o fácil deslizamento, sem contacto das superfícies ósseas.

Onde encontramos as cartilagens e qual a sua função?

O tecido cartilaginoso apresenta uma coloração esbranquiçada ou cinzenta. É encontrado em várias partes do corpo humano, como: nariz, traqueia, laringe, orelhas, cotovelos, joelhos, tornozelos, dentre outras.

Qual é a função da epífise?

A glândula pineal, ou epífise, é a produtora do hormônio melatonina, relacionado aos ciclos circadianos e diversas outras funções, como a reprodução. A glândula pineal, ou epífise, é uma glândula endócrina, ou seja, ela produz hormônios que são liberados e transportados na corrente sanguínea a diversos órgãos-alvo.

Qual a função da epífise óssea?

A epífise corresponde às áreas dilatadas (uma inferior e uma superior) na extremidade dos ossos longos, sendo a zona responsável pela articulação com as estruturas ósseas adjacentes.

Quais são as células do tecido cartilaginoso?

As células do tecido cartilaginoso são chamadas de condrócitos e estão localizadas em cavidades no interior da matriz denominadas de lacunas. A matriz do tecido cartilaginoso é relativamente rígida e é formada por colágeno ou por colágeno com elastina, além de glicoproteínas, proteoglicanas e ácido hialurônico.

Quais as diferenças histológicas entre os 3 tipos de cartilagem?

Conforme as diversas necessidades funcionais do organismo, as cartilagens se diferenciam em três tipos histológicos: hialina, elástica e fibrosa. A cartilagem elástica possui poucas fibrilas de colágeno tipo II e abundantes fibras elásticas, sendo mais flexíveis.

O que é uma cartilagem hialina?

A cartilagem hialina é o tipo de cartilagem mais facilmente encontrada no corpo humano, como no nariz, anéis da traqueia, laringe, brônquios, extremidades ventrais das costelas, discos epifisários (se localizam entre a diáfise e a epífise dos ossos longos em crescimento, sendo responsáveis pelo crescimento do osso em ...

Como ocorre a regeneração da cartilagem hialina?

No adulto, a regeneração se dá pela atividade do pericôndrio. Havendo fratura de uma peça cartilaginosa, células derivadas do pericôndrio invadem a área da fratura e dão origem a tecido cartilaginoso que repara a lesão.