:

O que é o transcriptoma?

O que é o transcriptoma?

Transcriptoma: conjunto completo de transcritos (RNAs mensageiros, RNAs ribossômicos, RNAs transportadores e os microRNAs) de um dado organismo, órgão, tecido ou linhagem celular.

O que significa Ômica?

Ômica é um neologismo da língua inglesa (Omics) informalmente refere-se a um campo de estudo em biologia que termina em -ômica, como genômica, proteômica ou metabolômica. ... A genômica funcional visa identificar as funções de tantos genes quanto possível de um determinado organismo.

Qual aplicação da bioinformática para os estudos das ciências ômicas?

A evolução da bioinformática, iniciada com análises de sequenciamento, tem oferecido avanços nas ciênciasômicas”, principalmente nas anotações dos transcriptomas, permitindo a interrelação entre o genoma funcional e a informação codificada.

Em que áreas a bioinformática pode ser dividida e o que cada uma analisa?

De modo geral, essa área da ciência, de caráter multidisciplinar, pode ser dividida em dois grande tópicos: a bioinformática tradicional (clássica), a qual está relacionada majoritariamente com sequências de nucleotídeos e aminoácidos; e a bioinformática estrutural, empregando a tecnologia 3D para tratar de questões ...

Qual a diferença entre genômica e Transcriptômica?

A genômica estuda o genoma, o conjunto de todos os genes de um determinado organismo. A transcriptômica estuda as moléculas de RNA, que determinam quais os genes serão expressos. ... E a metabolômica estuda os metabólitos, moléculas produzidas pelo metabolismo celular.

Qual a principal diferença entre um transcriptoma é um genoma?

Genoma: toda a informação hereditária de um organismo que está codificada em seu DNA (ou, em alguns vírus no RNA). ... Transcriptoma: conjunto completo de transcritos (RNAs mensageiros, RNAs ribossômicos, RNAs transportadores e os microRNAs) de um dado organismo, órgão, tecido ou linhagem celular.

O que significa transcriptômica?

Transcriptoma ou Transcritoma refere-se ao conjunto completo de transcritos (RNAs mensageiros, RNAs ribossômicos, RNAs transportadores e os microRNAs) de um dado organismo, órgão, tecido ou linhagem celular. Portanto, ele é o reflexo direto da expressão dos genes (ver vídeo ).