:

O que são as pastorinhas?

O que são as pastorinhas?

As Pastorinhas foram introduzidas no Brasil pelos jesuítas no século XVI. Esse bailado folclórico de origem portuguesa compõe-se de representações coloridas e movimentadas com cantos e danças dramatizados principalmente por moças, que seguem a Belém com o intuito de homenagear o menino Jesus.

Onde surgiu As Pastorinhas?

As Pastorinhas foram introduzidas no Brasil pelos jesuítas no século XVI. ... Assim sendo esse bailado natalino foi se expandindo pelo Brasil afora e teve grande difusão no Nordeste e Sudeste do Brasil devido à atuação da Companhia de Jesus.

Como as pastorinhas se vestem?

De chapéus de palha enfeitado e vestidas com blusas brancas e saias xadrez ou todas de branco, elas cantam suas melodias alusivas ao evento.

Qual a formação dos grupos musicais presentes na manifestação As Pastorinhas?

Durante a década de 80, Aspásia de Pina Jayme, descendente do Maestro Propício de Pina, montou um grupo infantil de pastorinhas como uma brincadeira de fundo de quintal entre suas sobrinhas. Assim teve início "As Pastorinhas - Infantil", que até hoje é encenada no período natalino.

Quando as pastorinhas fazem suas apresentações?

“As Pastorinhas acontecem pelo momento natalino, que a gente faz o presépio vivo, mostra o nascimento de Jesus e conta uma pequena história, trazendo esse sentimento maravilhoso.

Qual é o significado das cores azul e vermelha pelos cordões de pastoras?

Entre os dois cordões, vestida com as duas cores, dança a Diana. ... As cores vermelho e azul representam a disputa entre cristãos e mouros, fazendo uma referência às lutas travadas na Península Ibérica, pela conversão dos infiéis à Religião Católica, presentes também em outras manifestações populares como a Cavalhada.

Qual é a origem do Pastoril?

Originado em Portugal, o Pastoril retrata o nascimento de Jesus e, por isso, é apresentado no período natalino. ... Em Pernambuco, a introdução do Pastoril aconteceu em fins do século XVI no Convento dos Franciscanos de Olinda, através do Frei Gaspar de Santo Antônio.

Onde e quando surgiu o Pastoril?

O Pastoril, bailado que integra o ciclo das festas natalinas do Nordeste, teve início na Idade Média e era clássico em Portugal onde recebia a denominação de Auto do Presépio.

Como a música se faz presente nessa manifestação cultural?

Mais do que qualquer outra manifestação humana, a música contém e expressa os sons, que se inserem num determinado tempo histórico e são influenciados diretamente pelo meio social de onde emergem.

Como é composto o grupo das Pastorinhas?

Os integrantes são subdivididos entre “músicos”, “coristas” (cordão azul e cordão vermelho) e “personagens”( Anjo, Caboclo, Soldado, Rei Herodes, Primeiro, Segundo e Terceiro Marinheiros, Três Reis Magos e Velho).

Qual a dança típica de Pirenópolis Goiás?

Cavalhadas As Cavalhadas foram encenadas pela primeira vez em 1826, por iniciativa do padre Manuel Amâncio da Luz, quando imperador. Sua origem é portuguesa. Representa a luta travada entre os mouros e cristãos no ano 800 DC.

Quais os dois cordões do Pastoril?

As pastoras recebem nomes de flores, e se apresentam obrigatoriamente em fileiras, divididas em dois cordões: o encarnado liderado pela Mestra e posicionado no lado esquerdo, e o azul, no lado direito, comandado pela Contramestra.

Qual mensagem traz o folguedo Pastoril?

Pensamos que o folguedo Pastoril fomenta uma discussão na Arte, na Educação Física e na Educação quando tematiza o corpo e o riso e possibilita reflexões sobre os folguedos populares na contemporaneidade.

O que é Pastoril religioso?

O Pastoril é o mais conhecido e difundido folguedo popular de Alagoas. É uma fragmentação do Presépio, sem os textos declamados e sem os diálogos. É constituído apenas por jornadas soltas, canções e danças religiosas ou profanas, de épocas e estilos variados.

O que é manifestação cultural musical?

Música: manifestação cultural de um povo A música, juntamente com os costumes, hábitos e expressões artísticas, constitui a manifestação cultural de um povo, que forma-se a partir de processos históricos e sociais, fazendo com que cada povo tenha sua especificidade e identidade.

Quais manifestações musicais brasileiras fazem parte da nossa cultura?

Muito dessas formas musicais continuam vivas nas manifestações populares, tais como na catira ou cateretê, os coloquinhos, congados, maracatus, batuques, jongos, lundus, emboladas, etc.

Como acontece a Cavalhada?

Realizadas em Guarapuava no Paraná, as cavalhadas dramatizam a luta entre cristãos e mouros e os torneios medievais. Os cavaleiros dividem-se em dois grupos montados, vestidos com bonitos trajes azuis ou vermelhos. ... De lados opostos do campo estão os redutos dos reis cristãos e mouros.

Quais são as danças da Festa do Divino?

Dependendo da região, os folguedos mais comuns da festa são as cavalhadas, os moçambiques e as congadas. Há também danças, como o cururu, o jongo e o fandango. As festas do Divino são comuns em várias regiões do Brasil.

Qual a dança típica de Pirenópolis descreva como ela acontece?

As Cavalhadas de Pirenópolis do município de Pirenópolis, em Goiás, onde a festa inclui também personagens Mascarados (folclore) que representam o povo. Vestindo roupas coloridas e montando cavalos enfeitados, eles saem pelas ruas a galope, fazendo algazarra. A encenação dura três dias, cada um deles com uma batalha.