:

Como Perelman explica a retórica?

Como Perelman explica a retórica?

Para Perelman a retórica, filha do raciocínio dialético, convence através do discurso. Não é a evidência, não é a experiência, nem a inspiração divina, que fazem uma tese ser aceita no campo da argumentação, mas sim a força do discurso. Há uma ligação direta com a linguagem, elemento fundamental para a argumentação.

Qual o papel da dialética no pensamento de Perelman?

Por tal razão, Perelman analisando a problemática do raciocínio jurídico esforça-se para elaborar uma dialética em que a busca de uma solução satisfatória enriqueça o arsenal metodológico que permite manter a coerência do sistema e torná-lo mais flexível, capaz de adaptar-se à concretude do caso a ser julgado, mantendo ...

Quais são os Auditorios que trata Perelman em sua tese?

Os auditórios são, para Perelman, os grupos de pessoas a quem os oradores se dirigem, tendo importância vital para que a argumentação seja bem sucedida. Há três espécies de auditórios – universal, dialógico e constituído pelo próprio sujeito - que serão explicadas e analisadas.

Qual a contribuição do filósofo Chaïm Perelman para o campo da lógica?

Perelman teorizou que a lógica governante de argumentos não formais poderia ser derivada de princípios de teoria retórica e de considerações sobre os valores de uma audiência em particular.

Como definir retórica é verdade?

Diferentemente do que ocorre no processo demonstrativo, que é impessoal e indefectível, a argumentação retórica pressupõe um vínculo daquele que fala/escreve com aquilo do que se fala/escreve. Este vínculo promove uma situação de ordem ética, estética e política para questão da verdade.

Qual é a relação entre retórica é verdade?

A linguagem é um instrumento que se produz por si mesmo. Ela está a serviço da ideia que ela exprime e não apenas do sujeito que fala. A verdade, é que essa técnica conhecida como retórica, é por vezes muito usada como forma de manipular os ouvintes aos quais o orador se dirige. ... O retórico usa o discurso pelo discurso.

Qual é o ponto de partida de Perelman para a elaboração de sua teoria?

Toma como ponto de partida a obra do autor, e principalmente suas pesquisas de campo catalogadas na obra intitulada Lógica Jurídica: nova retórica.

O que é o argumentar para Perelman?

Segundo define Perelman, a argumentação consiste num conjunto de técnicas discursivas que visam a “provocar ou aumentar a adesão de um auditório às teses que se apresentam ao seu assentimento” (1993, p. 29). ... Daí que a adesão a uma tese não está ligada à noção de verdade, ela depende de valores.

Em que consiste a Nova Retórica Segundo Chaim Perelman?

O próprio Perelman afirma que a “Nova Retórica é o estudo das técnicas discursivas que visam a provocar ou a intensificar a adesão de certo auditório às teses apresentadas”.

O que é o auditório?

Significado de Auditório substantivo masculino Recinto para a audição de uma obra musical ou teatral, para os programas radiofônicos ou televisivos. Reunião de pessoas para ouvirem um discurso ou assistirem a uma sessão.

Qual o objetivo da Nova Retórica?

O próprio Perelman afirma que a “Nova Retórica é o estudo das técnicas discursivas que visam a provocar ou a intensificar a adesão de certo auditório às teses apresentadas”.

Qual a relação entre retórica e lógica?

A lógica seria um instrumento do conhecimento, enquanto a retórica era um misto de capacidades para formar a fala eloquente, capaz de convencer, mas utilizando-se de fontes seguras do conhecimento, com base nos conceitos.

Qual a relação entre retórica e filosofia?

A retórica como método da filosofia. Entendida como um conjunto de técnicas que permitam uma troca clara, honesta e frutuosa de ideias e argumentos, a retórica é de grande interesse para a filosofia.

Qual o ponto de vista da Nova Retórica apresentada por Perelman sobre a relação argumentos e decisões judiciais ou orador auditório?

A Nova Retórica, diferente da Retórica clássica, sabe da possibilidade da argumentação se dirigir a auditórios distintos, razão porque se diz que “toda argumentação é relativa ao auditório” [13].

Como é que surgiu a argumentação?

A Teoria da Argumentação de Chaïm Perelman Os mais recentes estudos indicam que essa arte surgiu na antiga Grécia, tendo sua origem conectada ao discurso judiciário. Por volta de 465 a.C., Córax e Tísis teriam publicado uma compilação de seus preceitos básicos, denominada Arte Retórica (Tekhné Rhetoriké).

O que significa Nova Retórica?

O próprio Perelman afirma que a “Nova Retórica é o estudo das técnicas discursivas que visam a provocar ou a intensificar a adesão de certo auditório às teses apresentadas”.