:

Quando o Estatuto do Desarmamento foi implantado?

Quando o Estatuto do Desarmamento foi implantado?

A Lei 10.826 , de 22 de dezembro de 2003, conhecida como Estatuto do Desarmamento , entrou em vigor no dia seguinte à sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, quando foi publicada no Diário Oficial da União. Portanto, começou a vigorar no dia 23 de dezembro de 2003.

Quantos plebiscitos e referendos já ocorreram no Brasil?

O Brasil, em sua história, realizou 4 plebiscitos, sendo que um deles só foi aplicado no estado do Acre no dia 31 de outubro de 2010 para escolher seu novo horário e o quarto foi realizado no dia 11 de dezembro de 2011 no estado do Pará.

Por que foi criado o Estatuto do Desarmamento?

O Estatuto do Desarmamento surgiu como uma tentativa do governo de dimimuir os altos números de mortes por arma de fogo no Brasil. ... A Lei 10.826 surgiu da convicção de que menos armas em circulação significariam menos homicídios e acidentes com armas de fogo, salvando a vida de milhares de brasileiros.

Como foi feito o Estatuto do Desarmamento?

Estatuto do Desarmamento, do Brasil, é uma lei federal derivada do projeto de lei nº 2/2003), de autoria do senador Gerson Camata (PSDB-ES), que entrou em vigor no dia seguinte à sanção do então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 23 de dezembro de 2003. ...

Como foi a votação do Estatuto do Desarmamento?

O resultado final foi de votos respondendo "não" (63,94%), enquanto votaram pelo "sim" (36,06%).

Quando foi realizado o último plebiscito no Brasil?

"Qual a forma e qual sistema de governo deve ser aplicado ao Brasil?" O plebiscito de 1993 no Brasil ocorreu em 21 de abril de 1993 para determinar a forma e o sistema de governo do país.

Em que ano teve plebiscito no Brasil?

21 de abril de 1993 Plebiscito no Brasil em 1993/Datas de início

Quem elaborou o Estatuto do Desarmamento?

Estatuto do Desarmamento, do Brasil, é uma lei federal derivada do projeto de lei nº 2/2003), de autoria do senador Gerson Camata (PSDB-ES), que entrou em vigor no dia seguinte à sanção do então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 23 de dezembro de 2003.

Qual a importância do Estatuto do Desarmamento?

Os resultados demonstram a importância do desarmamento na prevenção de mortes por meio do homicídio, na base de 23% (para cada lote de cem armas apreendidas, estima-se que 23 vidas possam vir a ser poupadas). Palavras-Chave: desarmamento, homicídio, arma de fogo.

Como era antes da lei do desarmamento?

Antes do Estatuto do Desarmamento No Brasil, antes de 2003, uma pessoa maior de 21 anos poderia ir ao cinema, shopping, bares, festas e parques portando armas. Isso porque, por muito tempo, esse era o “normal”, já que não havia muita burocracia para comprar um revólver ou uma pistola.

Como funciona para uma pessoa ter o porte de arma no Brasil?

No Brasil, o porte de arma é regido pela Lei 10.826 de dezembro de 2003, conhecida como Estatuto do desarmamento. ... Para isso, a Lei determina que o direito de posse é restrito àqueles que puderem comprovar necessidade dela.

O que significa nos dias de hoje a palavra plebiscito?

Assim, podemos dizer que plebiscito é uma consulta ao povo antes de uma lei ser constituída, de modo a aprovar ou rejeitar as opções que lhe são propostas; o referendo é uma consulta ao povo após a lei ser constituída, em que o povo ratifica ("sanciona") a lei já aprovada pelo Estado ou a rejeita.

Qual foi o resultado do plebiscito de 1963?

Surgiu a possibilidade de guerra civil, mas “seguindo uma velha tradição nacional” a solução foi a conciliação. A Emenda Constitucional nº 4 ou Ato Adicional implantou o parlamentarismo como sistema de governo.

Qual o resultado do plebiscito de 1963?

De 18.565.277 eleitores, 12.286.355 (66,18%) participaram, comparecimento inferior ao das eleições de 7 de outubro de 1962 (80%), mas a grande proporção (4–5:1) de votos do “Não” sobre o “Sim” lhe deu uma quantia de eleitores (mais de 9 milhões) maior do que as de Jânio (5.636.623) e Goulart (4.547.010) em 1960.

Quem desarmou o Brasil?

Estatuto do Desarmamento
Ratificado1 de julho de 2004 (17 anos)
Local de assinaturaBrasília Brasil
PropósitoRegulamentar registro, posse e comercialização de armas de fogo e munições.
AutoriaGerson Camata

O que diz a Lei 10826?

Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas (Sinarm), define crimes e dá outras providências.

Qual o objetivo da lei nº 10826 que criou o que ficou conhecido como Estatuto do Desarmamento?

Regulamentar registro, posse e comercialização de armas de fogo e munições. O governo promoveu um referendo popular no ano de 2005 para saber se a população concordaria com o artigo 35 do estatuto, que tratava sobre a proibição da venda de arma de fogo e munição em todo o território nacional. ...