:

Quais os 4 defeitos da tetralogia de Fallot?

Quais os 4 defeitos da tetralogia de Fallot?

A tetralogia de Fallot é uma moléstia cardíaca congênita composta por quatro defeitos anatômicos (Figura 1), sendo eles a estenose da valva pulmonar, a hipertrofia ventricular direita, o defeito septal interventricular e a dextroposição da aorta (ETTINGER & SUTER, 1970; BONAGURA, 1992; EYSTER, 1993; FOSSUM, 1997; ...

O que é a doença tetralogia de Fallot?

A tetralogia de Fallot consiste em 4 anomalias: grande defeito do septo ventricular, obstrução da via de saída do ventrículo direito, estenose da valva pulmonar, hipertrofia ventricular direita e excesso de “cavalgamento” da aorta.

Em que fase do desenvolvimento ocorre a tetralogia de Fallot?

Os sinais e sintomas da tetralogia de Fallot dependem do tempo de sua evolução e de seu menor ou maior grau de importância. O maior deles é a cianose , a qual se apresenta desde muito cedo, no recém-nascido. Ocorre também: Sopro sistólico.

Como é tratada a tetralogia de Fallot?

Tratamento definitivo A correção completa da tetralogia de Fallot consiste no fechamento com retalho do defeito do septo ventricular, ampliação da via de saída do ventrículo direito com ressecção muscular, valvoplastia pulmonar e, quando justificado, aumento do retalho da artéria pulmonar principal.

Porque a Tetralogia de Fallot é uma cardiopatia Cianogênica?

A doença de Fallot é a cardiopatia cianótica mais comum após o primeiro ano de vida, e esta cianose se dá pela mistura de sangue que ocorre pela CIV através de um shunt direito-esquerdo (mistura de sangue venoso com sangue arterial ) e da obstrução da saída de sangue para as artérias pulmonares e delas para o pulmão.

Quanto tempo dura uma cirurgia de tetralogia de Fallot?

O tempo de CEC variou de min (média: 56 min) e o de pinçamento aórtico de 32 min a 86 min (média: 56 min).

O que é Tetralogia de Fallot PDF?

Tetralogia de Fallot é uma cardiopatia congênita causadora de cianose. Caracteriza-se por um defeito do septo ventricular, estenose pulmonar, dextroposição da aorta e hipertrofia do ventrículo direito secundário.

Qual é o principal fator determinante para a apresentação clínica da tetralogia de Fallot?

O fator mais determinante para o desenvolvimento da doença e seus sinais e sintomas é o grau de obstrução do trato de saída do VD.

Qual a causa da tetralogia de Fallot?

A tetralogia de Fallot é uma doença cardíaca genética e congênita que acontece devido a quatro alterações no coração que interferem no seu funcionamento e reduzem a quantidade de sangue que é bombeado e, consequentemente, a quantidade de oxigênio que chega aos tecidos.

Por que os bebês que nascem com a Tetralogia de Fallot desenvolvem cianose?

A síndrome do bebê azul pode ocorrer devido a vários defeitos cardíacos congênitos (já presentes no momento do nascimento) ou a fatores ambientais. A tonalidade azulada da pele ocorre em virtude do sangue ser mal oxigenado ou de uma mistura entre sangue oxigenado e sangue não oxigenado.

O que ocorre na transposição dos grandes vasos?

A transposição das grandes artérias (TGA) é uma cardiopatia congênita cianótica, a qual classicamente se caracteriza pela aorta anteriorizada e à direita da artéria pulmonar. Em alguns pacientes podem ocorrer variações anatômicas, como a aorta posterior, por exemplo.

O que causa a síndrome do bebê azul?

A síndrome do bebê azul pode ocorrer devido a vários defeitos cardíacos congênitos (já presentes no momento do nascimento) ou a fatores ambientais. A tonalidade azulada da pele ocorre em virtude do sangue ser mal oxigenado ou de uma mistura entre sangue oxigenado e sangue não oxigenado.

O que é um bebê Cianotico?

Cianose é uma coloração azulada na pele, nos lábios e no leito ungueal (unhas) causada por uma escassez de oxigênio no sangue. Alguns dos defeitos ou doenças que podem ser a causa de uma criança ter cianose são: Asma. Pneumonia.

Como funciona a circulação nos portadores de transposição das grandes artérias?

A transposição das grandes artérias é uma inversão das ligações normais da aorta e da artéria pulmonar com o coração. A aorta e a artéria pulmonar são invertidas, o que faz com que sangue pobre em oxigênio circule para o corpo e sangue rico em oxigênio circule entre os pulmões e o coração e não para o corpo.

Como ocorre a circulação sanguínea nos indivíduos que apresentam transposição dos grandes vasos?

Na TGA, o sangue pobre em oxigênio chega ao ventrículo direito e é bombeado para a aorta, voltando para o corpo, sem passar pelo pulmão. Por sua vez, o sangue rico em oxigênio que sai do pulmão, chega ao ventrículo esquerdo, que bombeia sangue novamente para o pulmão.

Qual órgão a síndrome do bebê azul atinge?

Níveis elevados de metemoglobina impedem a liberação de oxigênio nos tecidos e resultam em hipoxemia, mesmo que os pulmões estejam funcionando normalmente. Ambas as condições causam cianose ou coloração azulada da pele ou das membranas mucosas.

Por que ocorre uma baixa oxigenação do sangue na síndrome do bebê azul?

A falta de oxigenação pode ocorrer por várias razões: A tetralogia de Fallot que, embora seja um defeito cardíaco congênito raro, é a principal causa da síndrome do bebê azul. A metemoglobinemia, que decorre principalmente da intoxicação por nitrato e que, mais raramente, pode ser congênita .