:

O que é o sistema complemento e qual a sua função?

O que é o sistema complemento e qual a sua função?

O sistema complemento (SC) é o principal mediador humoral do processo inflamatório junto aos anticorpos. Está constituído por um conjunto de proteínas que podem estar tanto solúveis no plasma como expressas na membrana celular, e é ativado por duas vias, a clássica e a alternativa.

Como é ativado o sistema de complemento?

O complemento é um sistema de proteínas plasmáticas que podem ser ativadas diretamente por patógenos ou indiretamente através de anticorpos ligados a patógenos, levando a uma cascata de reações que acontecem na superfície do patógeno e gera componentes ativos com várias funções efetoras.

Quais são as funções do sistema do complemento?

Funções do sistema complemento O SC participa da fagocitose, opsonização, quimiotaxia de leucócitos, liberação de histamina dos mastócitos e basófilos e de espécies ativas de oxigênio pelos leucócitos, vasoconstrição, contração da musculatura lisa, aumento da permeabilidade dos vasos, agregação plaquetária e citólise.

Qual o componente central do sistema complemento?

O Sistema Complemento é composto por proteinas plasmáticas / séricas pertencentes às frações gama, beta e alfa globulinas por causa do seu comportamento de migração na eletroforese de proteínas do soro. Não há formação do complexo Ag-Ac. Pode ser ativada pelas C3b ou C3. H2O, ou por alguns tipos de parede celular.

Qual a função do C5a?

C5a é também um potente ativador de neutrófilos, basófilos e macrófagos e causam indução de moléculas de adesão nas células endoteliais vasculares. C3b e C4b na superfície de microrganismos se encaixam no receptor do C (CR1) em células fagocitárias e promovem fagocitose.

Como o sistema complemento estimula a inflamação?

O complemento que é ativado nos sítios de injúria tecidual vai causar dano pela deposição do MAC e de ligantes como C4b e C3b que ativam leucócitos com receptores do complemento. As anafilatoxinas C3a e C5a liberadas também contribuem para amplificar a injúria ao promover o influxo e ativação de células inflamatórias.

Como é ativada a via da lectina do sistema complemento?

A via da lectina é um tipo de reação em cascata no sistema complemento, com estrutura semelhante à via clássica do complemento, a qual, após ativação, envolve ação de C4 e C2 para produzir proteínas ativas do complemento à jusante na cascata.

Como se inicia a via alternativa do sistema complemento?

A via alternativa é uma das três vias do complemento que opsonizam e matam os patógenos. A via é desencadeada quando a proteína C3b se liga diretamente a um micróbio. Também pode ser desencadeado por materiais estranhos e tecidos danificados.

São funções do sistema do complemento exceto?

Portanto, o sistema complemento. ... O resultado final dessa ativação do complemento ou cascata de fixação do complemento é a estimulação dos fagócitos para limpar o material estranho e danificado, a inflamação para atrair fagócitos adicionais e a ativação do complexo de ataque à membrana destruidora de células.

Qual a função da proteína C3b do sistema complemento?

O C3b ligado também auxilia na opsonização de micróbios e, logo, na fagocitose por macrófagos. O receptor do complemento 1 (CR1) em macrófagos permite a essas células a captura de micróbios recobertos com C3b. C3b auxilia também na depuração de complexos imunes (antígeno-anticorpo). C3b é clivado em C3c e C3d.

Quais os componentes do sistema complemento que são considerados Anafilatoxinas?

Anafilatoxinas ou anafilotoxinas são fragmentos (C3a, C4a ou C5a) que são produzidos durante as vias do sistema complemento. As anafilatoxinas se ligam aos receptores específicos da superfície celular e promovem a inflamação aguda através da estimulação da quimiotaxia neutrolítica e ativação dos mastócitos.

Como a ativação do sistema complemento pode levar à inflamação?

Uma ativação descontrolada do complemento pode levar à formação do CLM no próprio tecido e a uma formação excessiva de mediadores da inflamação.

Quais proteínas do sistema complemento são responsáveis por recrutar células e estimular a inflamação?

Assim, os microrganismos recobertos por C3b, MBL ou proteína C reativa podem ativar o sistema complemento com conseqüente lise do microrganismo ou estas moléculas são reconhecidos pelos receptores de complemento presentes em fagócitos facilitando a fagocitose.

Como é ativada a via alternativa do sistema complemento?

A via alternativa é ativada continuamente na fase fluída em pouca intensidade; na presença de um ativador exógeno, esta é amplificada. Isso inicia uma cascata de eventos proteolíticos, resultando na formação de C5 convertase da via clássica e alternativa, que cliva a molécula de C5 em C5b e C5a.

Como se inicia a via da lectina?

VIA DA LECTINA Ela é iniciada pela ligação da lectina ligadora a manose (MBL) a superfícies bacterianas com polissacarídeos (mananas) contendo manose. A ligação de MBL a um patógeno resulta na associação de duas proteases de serina, MASP-1 e MASP-2 (MBL-proteases associadas a serina).

Como é ativada a via alternativa do sistema complemento descreva a via até a via comum?

A via alternativa é desencadeada quando algumas proteínas do Sistema Complemento são ativadas na superfície dos microrganismos e não podem ser controladas porque as protéinas reguladoras do complemento não estão presentes no patógeno (mas estão presentes na célula do hospedeiro).

Como o sistema complemento ataca uma bactéria?

O complemento pode opsonizar bactéria para uma melhor fagocitose; pode recrutar e ativar várias células incluindo células polimorfonucleares (PMNs) e macrófagos; pode participar na regulação de respostas de anticorpos e pode auxiliar na eliminação de complexos imunológicos e células apoptóticas.

Quais são as funções efetoras dos anticorpos?

As principais funções efetoras das moléculas de anticorpos são o reconhecimento de antígenos, a neutralização, eliminação de patógenos e de suas toxinas.