:

Para que serve o selênio em nosso corpo?

Para que serve o selênio em nosso corpo?

Selênio Quelato: para que serve? O selênio é um mineral com poderosa ação antioxidante que está relacionado ao bom funcionamento do sistema imunológico e do cérebro e à prevenção de algumas doenças. No formato quelato, ele é altamente biodisponível e, assim, é facilmente absorvido e aproveitado.

Qual a diferença entre selênio e selênio quelato?

Enquanto a seleniometionina é produzida por processo enzimático, tendo o selênio incorporado ao esqueleto molecular do aminoácido metionina por meio de fortes ligações covalentes, o quelado é produzido por síntese química e retém o mineral através das fracas ligações iônicas de aminoácido, proteinado ou carboidrato, o ...

O que é selênio elementar?

O selênio é um mineral com um alto poder antioxidante e por isso ajuda a prevenir doenças como o câncer e a fortalecer o sistema imunológico, além de proteger o contra problemas cardíacos como a aterosclerose.

Qual a dosagem do selênio?

Existe uma recomendação de se ingerir cerca de 55 microgramas de selênio (mcg) por dia, sendo o limite máximo permitido de 400 mcg de Se/dia.

O que causa a falta de selênio no organismo?

A deficiência de selênio pode levar à chamada Doença de Keshan, caracterizada por alterações no músculo do coração. O mineral também preserva a integridade dos ossos e articulações.

Quais os tipos de selênio?

Enquanto que a forma predominante de suplemento de selénio em alimentos para animais é atualmente o selenito de sódio inorgânico, a principal forma natural de selênio que ocorre em alimentos é a L-selenometionina, um análogo de selénio do aminoácido metionina (JACQUES, 2001).

Qual a quantidade de selênio em uma Castanha-do-pará?

Quantidade de Selênio nos alimentos
AlimentosQuantidade de SelênioEnergia
Castanha do pará4000 mcg699 calorias
Farinha de trigo42 mcg360 calorias
Pão francês25 mcg269 calorias
Gema de ovo20 mcg352 calorias

Quais os alimentos ricos em selênio?

As principais fontes alimentares de selênio são os produtos de origem animal (peixes, carnes de boi, frango, queijos, leite desnatado e ovos), que possuem teores de selênio entre 2,0 a 54,3 µg/100gramas) Dos alimentos de origem vegetal, destacam-se as castanhas-do-pará (38 a 49 µg/100gramas), a castanha-de-caju (7,0 a ...

O que causa deficiência de selênio?

A deficiência de selênio é rara e é causada pelo consumo insuficiente do mineral selênio. O selênio está presente em todos os tecidos. O selênio atua em conjunto com a vitamina E como um antioxidante.

Quantos microgramas de selênio tem uma Castanha-do-pará?

Quantidade de Selênio nos alimentos
AlimentosQuantidade de SelênioEnergia
Castanha do pará4000 mcg699 calorias
Farinha de trigo42 mcg360 calorias
Pão francês25 mcg269 calorias
Gema de ovo20 mcg352 calorias

Qual a quantidade aproximada de selênio em mol é possível extrair de uma castanha do Brasil?

E com uma unidade da nossa castanha já é possível encontrar bem mais do que isso de 2 microgramas do bendito selênio. Aliás, o limite de consumo diário do mineral é de 400 microgramas, portanto, não vá com muita fome ao pote.