:

Qual é a função dos túbulos seminíferos?

Qual é a função dos túbulos seminíferos?

Resumidamente, os túbulos seminíferos serão responsáveis pela produção de células reprodutoras masculinas - os espermatozoides -, e as células intersticiais, pela produção de andrógeno testicular (testosterona e diidrostestosterona).

Onde se localizam e qual a função dos túbulos seminíferos?

Os túbulos seminíferos, também chamados de tubos seminíferos, localizam-se no testículo, sendo que cada lóbulo testicular é composto por um a quatro destes túbulos que se alojam como novelos dentro de um tecido conjuntivo frouxo rico em vasos sanguíneos e linfáticos.

O que significa túbulos seminíferos?

Os túbulos seminíferos (Figura 2), são túbulos ocos contorcidos circundados por leitos capilares, apresentam epitélio pseudo-estratificado germinativo, também denominado epitélio seminifero, e é o local onde se produz as células reprodutoras masculinas, os espermatozóides, estão distribuidos em alças e sua continuidade ...

São componentes do túbulo Seminífero?

Porções do túbulo seminífero: membrana basal, espermatogônias, espermatócitos primários, espermatócitos secundários, espermátides, células de Sertoli e células intersticiais ou de Leydig (400X).

Quais células são observadas na periferia dos túbulos seminíferos?

As denominadas células de Leydig ou células intersticiais ocupam a maior parte do espaço entre os túbulos seminíferos. Células de Sertoli - com funções de nutrição e sustentação dos espermatozoides. As células de Sertori são células cilíndricas e se estendem desde a membrana basal até a luz do epitélio.

Onde se localizam as espermatogônias?

Na multiplicação da espermatogénese, as células que darão origem aos espermatozóides denominam-se espermatogónias, e estão localizadas na periferia dos tubos seminíferos. Durante a puberdade estas células diplóides (possuem 2n cromossomas), entram em proliferação constante, dividindo-se por meioses sucessivas.

Qual a célula presente nos túbulos seminíferos responsáveis pela nutrição e conservação dos gametas?

As células de Sertoli são as responsáveis pela estrutura do túbulo, além de servirem de proteção e fonte de nutrição para as células germinativas.

Onde se localizam as células de Leydig?

Células de Leydig são células testiculares que produzem a testosterona em resposta à hormona luteinizante (LH) da hipófise. Encontram-se no espaço intersticial dos testículos, entre os túbulos seminíferos.

Quais os 2 tipos de células encontradas nos testículos?

É subdividido em dois compartimentos – tubular e intertubular – compostos por tipos celulares que desempenham funções distintas. Dentre as células que compõem a gônada masculina, destacam-se as células germinativas, que originarão os espermatozóides; as células de Sertoli e as células de Leydig.