:

Qual é a teoria da dengue?

Qual é a teoria da dengue?

teoria de Rosen – relaciona o aparecimento de FHD à virulência da cepa infectante, de modo que as formas mais graves sejam resultantes de cepas extremamente virulentas; teoria de Halstead – relaciona a FHD com infecções sequenciais por diferentes sorotipos do vírus da dengue.

Quais são os prognósticos da dengue?

O dengue é uma doença bastante incapacitante; no entanto, seu prognóstico é favorável. O DH acontece geralmente após reinfecções com dengue, mas às vezes acontece após infecções primárias, especialmente em lactentes.

O que é dengue com sinais de alarme?

sinais de alarme na dengue a) Dor abdominal intensa (referida ou à palpação) e contínua. b) Vômitos persistentes. c) Acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico). d) Hipotensão postural e/ou lipotimia.

Quais são os sorotipos do vírus da dengue?

O vírus do dengue pertence à família dos flavivírus e é classificado no meio científico como um arbovírus, os quais são transmitidos pelos mosquitos Aedes aegypti. São conhecidos quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4.

Qual é o sorotipo da dengue hemorrágica?

As complicações ocorrem, geralmente, quando a pessoa é exposta a um segundo sorotipo do vírus, o que pode levar à dengue severa, anteriormente chamada de dengue hemorrágica. Apesar de os sorotipos 2 e 3 serem considerados os mais agressivos, qualquer reinfecção por dengue pode acarretar um quadro mais grave.

O que é sinais de alarme?

São considerados “sinais de alarme”: cefaleia acompanhada de febre e rigidez de nuca, cefaleia que atinge sua intensidade máxima em menos de 1 min acompanhada ou não de perda breve da consciência, cefaleia que se inicia após os 50 anos, mudança no padrão preexistente da dor, cefaleia relacionada a tosse, esforço físico ...

Qual o método sorológico utilizado na rotina laboratorial para o diagnóstico da dengue?

A comprovação laboratorial das infecções pelo vírus da dengue faz-se pelo isolamento do agente ou pelo emprego de métodos sorológicos - demonstração da presença de anticorpos da classe IgM em única amostra de soro ou aumento do título de anticorpos IgG em amostras pareadas (conversão sorológica).

Como surgiu dengue hemorrágica?

Já a síndrome do choque hemorrágico da dengue surgiu de forma epidêmica pela primeira vez na Tailândia em 1958. Coube a Albert Sabin o isolamento pela primeira vez do vírus da dengue: o tipo I na área do mediterrâneo durante a II Guerra Mundial, e o tipo II na região do Pacífico.

O que é infecção secundária de dengue?

A resposta secundária ocorre em pessoas com infecção aguda por Dengue, mas que tiveram infecção prévia por flavivírus, e o título de anticorpos se eleva rapidamente, atingindo níveis altos. A susceptibilidade, em relação à FHD, não está totalmente esclarecida.

Quais as diferenças entre os 4 sorotipos do vírus da dengue?

Por não haver qualquer tipo de diferença entre sinais e sintomas para cada sorotipo (DEN1,DEN2,DEN3,DEN4), conclui-se que a pesquisa realizada pode nos mostrar que a única diferença que encontramos nos subtipos é que uma vez contraído um dos quatro vírus existentes (por um dos subtipos), o organismo através do seu ...

O que é sorotipo do vírus?

Sorotipo refere-se a um grupo de micro-organismos (bactérias ou vírus) relacionados, que se distinguem por diferirem na resposta a diferentes anticorpos.

Quando surgiu a dengue hemorrágica?

Já a síndrome do choque hemorrágico da dengue surgiu de forma epidêmica pela primeira vez na Tailândia em 1958. Coube a Albert Sabin o isolamento pela primeira vez do vírus da dengue: o tipo I na área do mediterrâneo durante a II Guerra Mundial, e o tipo II na região do Pacífico.