:

O que é sono e vigília?

O que é sono e vigília?

Todas as pessoas precisam dormir, isso é fato! Outro fato é que nós, seres humanos, não hibernamos. Mas todos nós passamos todos os dias por um ciclo conhecido como ciclo sonovigília, no qual passamos um certo período acordados, em vigília, e um outro período dormindo.

Como ocorre o ciclo sono-vigília?

O ciclo sono-vigília, promovido pelo núcleo supra- quiasmático, também conhecido como ciclo circadiano, acontece por um mecanismo neuroquímico que envolve ativação e inibição do tronco encefálico e córtex cerebral e é acompanhado por diversas funções biológicas do organismo.

Qual o marcador neurofisiológico da transição vigília-sono?

Em síntese, o LC (noradrenérgico) e os NRf (serotonérgicos) são mais ativos durante a vigília e se tornam progressivamente menos ativos na transição do sono NREM para o REM. Entretanto, a vigília e o sono REM têm semelhanças, pois os neurônios colinérgicos dos núcleos TPP/TLD encontram-se muito ativos nessas fases.

Quais são os efeitos principais do cérebro durante a vigília?

Durante a vigília, o sistema aminérgico REM-off, que está tonicamente ativado, gerando dessincronização do EEG, inibe o sistema colinérgico REM-on, suprimindo o sono REM. Durante o sono REM, as células aminérgicas REM-off silenciam e o sistema colinérgico liberado das influências inibitórias atinge o seu máximo.

Qual a relação da melatonina com o ciclo sono-vigília?

A melatonina, um hormônio produzido pela glândula pineal, diminui com a idade e influi sobre o rítmo sazonal e circadiano, sobre o ciclo sono-vigília e sobre a reprodução. Apresenta um padrão de secreção dia-noite, sensível a luminosidade, com início de elevação no início da noite e queda no final. .

Quais são as fases do sono?

É dividido em 4 estágios:
  1. Estágio 1: é a etapa do adormecimento. ...
  2. Estágio 2: O segundo estágio é o de um sono mais leve. ...
  3. Estágio 3: o corpo já começa a entrar em um sono profundo, onde a atividade cerebral começa a diminuir.
  4. Estágio 4: É o estágio do sono profundo, no qual corpo repõe as energias do desgaste diário.

Qual o papel do núcleo supraquiasmático no processo de sono-vigília?

A comunicação entre o núcleo supraquiasmático, a pineal e o restante do organismo é feita através da melatonina, inibida com a luz, que ajudaria a iniciar o processo do sono, e que já está sendo usada nos EUA como coadjuvante para induzir o sono, sem efeitos colaterais.

Quais as ondas que ocorrem durante o processo do sono?

O sono pode ser dividido em sono de ondas lentas ou sono não REM (NREM) e sono de ondas rápidas, sono paradoxal ou sono REM.

O que é eletroencefalograma em vigília e sono?

O eletroencefalograma em sono e vigília é um exame completo, que investiga todo o tipo de anormalidade envolvendo a atividade cerebral. Doenças neurológicas, psiquiátricas e também distúrbios relacionados ao sono podem ser diagnosticados a partir dele.

Que áreas do nosso cérebro são ativadas ao longo da fase REM do sono?

Durante o sono REM, há uma redução da atividade da acetilcolina, substância responsável pela retenção de informações no hipocampo. Dessa forma, é facilitada essa transferência das informações. Cada fase do sono é usada pelo cérebro para estocar determinado tipo de informação.

É característica da vigília?

O estado de vigília é caracterizado por um padrão de ondas cerebrais típico, com ocorrência de ondas mentais beta (de maior frequência), essencialmente diferente do padrão do estado de sono.

Como ocorre a secreção da melatonina?

A melatonina, hormônio sintetizado pela glândula pineal, está envolvida em funções imunomodulatórias, antiinflamatórias, antitumorais, antioxidantes, e cronobióticas. Sua secreção ocorre à noite, estando relacionada com o sono, redução da temperatura corporal e outros eventos noturnos.

Quais são as 5 fases do sono?

Conheça as 5 fases do sono, onde o cérebro produz ondas e diminui a tensão muscular.
  • fase - Fase do adormecimento. ...
  • fase - Fase de sono mais leve. ...
  • fase - Introdução ao sono profundo. ...
  • fase - Sono profundo. ...
  • fase - Sono REM:

Quanto tempo dura cada fase do sono?

Durante a noite, nosso sono passa por quatro estágios, repetidas vezes, em ciclos, cada qual com suas características neuronais, durações e funções....A duração das fases de sono.
Fase de sonoCaracterísticasDuração
não-REM 2sono leve ganhando profundidade10 a 60 minutos
não-REM 3sono profundo20 a 40 minutos

Como o núcleo supraquiasmático regula nossos ritmos circadianos?

O núcleo supraquiasmático (por vezes abreviado NSQ) é um centro primário de regulação dos ritmos circadianos mediante a estimulação da secreção de melatonina pela glândula pineal. Trata-se de um grupo de neurônios do hipotálamo medial (sua parte central).

Qual a importância e as fases do sono para o ser humano?

O sono é composto basicamente pelas fases não-REM e REM, que apresentam características e estágios distintos entre elas. Cada uma tem a sua importância durante a noite de sono. A fase do sono REM é quando acontece o descanso profundo e é essencial para a recuperação da energia física para acordar disposto.

Precisa dormir para fazer eletroencefalograma?

Para fazer o EEG em sono, pacientes devem dormir no máximo 3 horas na noite anterior ao exame. Bebês podem ser alimentados durante a colocação dos eletrodos, para facilitar a indução do sono. Crianças ou pessoas com dificuldade para dormir podem ter o sono induzido na clínica ou hospital, através de sedativo leve.

O que significa eletroencefalograma digital em vigília sem anormalidades?

Eletroencefalograma em vigília Serve para mostrar a atividade espontânea do cérebro enquanto o paciente está acordado. Dependendo da recomendação médica ou da suspeita clínica, ele pode ser solicitado a realizar atividades simples, como abrir e fechar os olhos, ou respirar rapidamente durante alguns instantes.

O que é o sono REM?

Cochilo, sono profundo, sonho. ... Em geral, temos entre quatro e seis ciclos de sono em uma noite típica. As fases do sono são designadas pela sigla REM (pronunciada em inglês, como o nome da banda de rock: R.E.M.), que significa Rapid Eye Movement, ou movimento rápido dos olhos.

Como o encéfalo e o corpo no sono REM diferem do encéfalo e do corpo quando na vigília?

Contudo, há uma diferença entre a dessincronização do EEG no REM e na vigília. Durante o sono REM, os sistemas aminérgicos não estão ativos e a ativação colinérgica ativa o córtex diretamente. Na vigília, os sistemas aminérgicos, dopaminérgicos, hipocretinas e colinérgicos estão ativos (modulação aminérgica cortical).