:

Qual é a espessura de um contrapiso?

Qual é a espessura de um contrapiso?

3 cm a 5 cm Contrapiso é a camada intermediária, de concreto ou argamassa, que fica entre a estrutura da edificação e o revestimento de piso. Sua espessura é de 3 cm a 5 cm e a instalação é feita em ambientes internos, externos e lajes. O principal objetivo do contrapiso é nivelar o solo ou a laje para receber revestimentos.

Qual a espessura do contrapiso em cima da laje?

É uma camada niveladora cuja função é corrigir as imperfeições da superfície do concreto, no pavimento térreo, ou laje dos pisos superiores. O contrapiso deve ser realizado quando faltar apenas 25mm para atingir o nível ideal (espessura entre 15 a 25 mm).

Qual a altura do contra piso?

mais normalmente entre 2 centímetros até um máximo de 5 centímetros .. sempre sendo determinado pelo nível.do local que determinará com exatidão ..

Qual é o traço para contrapiso?

O traço sugerido para contrapiso pela NBR 13753 é de 1:0, 25:6 considerando volume de cimento, cal hidratada e areia. Sobre os diferentes tipos de contrapisos, os principais usados se dividem em contrapiso convencional, autonivelante, com argamassa pronta e com isopor (usado em isolamento térmico e acústico).

O que vem antes do contrapiso?

Por isso, antes de fazer o contrapiso é necessário aplicar uma camada de concreto. Esta base tem de 10 a 15 cm de espessura e é feita com concreto de baixa resistência. Este tipo de concreto é chamado popularmente de concreto magro.

Qual a espessura de um piso de concreto?

Espessura padrão Um piso de concreto padrão para garagem possui 15 cm de espessura e, com o uso de juntas de retração adequadas, deverá ser espesso o bastante para aguentar a utilização normal.

Qual a medida ideal para contrapiso?

O material deve ser preparado em traço aproximado de 1:3 (uma lata de cimento para três latas de areia) e adição moderada de água, até a argamassa apresentar consistência de “farofa”.

Qual é a medida ideal para contrapiso?

A importância do contrapiso O contrapiso é uma camada intermediária de argamassa entre a estrutura de uma construção e o revestimento do piso. Composto de água, cimento e areia, seu traço é de, geralmente, uma medida de cimento para quatro de areia (1:4).

Qual a quantidade de areia e cimento para contrapiso?

Traço de Concreto Para Pisos: Saco de cimento (50 Kg); 4 latas de 18 litros de areia; 6 latas de 18 litros de brita; 1 lata e ½ de 18 litros de água.

O que quer dizer Traço 3 por 1?

Ele mostra a quantidade de areia e de brita que devem ser usadas na mistura para uma unidade de cimento. Um traço de 1:2:3, por exemplo, indica que a proporção será de 1 parte de cimento por 2 partes de areia e 3 partes de brita, sempre obedecendo essa ordem.

O que vem primeiro o reboco ou o contrapiso?

Nas paredes, o reboco deixa a parede mais uniforme; é nessa hora que, independente do revestimento ou pintura, você deve impermeabilizar para deixar sua parede mais resistente. No piso, você terá o contrapiso para trabalhar.

Quais os tipos de contrapiso?

Classificação
  • a) Contrapiso aderido: apresenta aderência total com a base. ...
  • b) Contrapiso flutuante: caracteriza-se pela presença de camada(s) intermediária(s) de isolamento ou impermeáveis entre a camada de contrapiso e a base, impedindo totalmente a sua aderência.

Qual é a espessura de concreto para calçada?

de 8 a 12cm As calçadas são geralmente feitas com duas camadas de concreto e tem espessura média de 8 a 12cm. A primeira camada é feita com concreto magro, e serve para formar uma base com 3 a 5cm. Se preferir, você pode utilizar pedra brita compactada.

Como calcular quantidade de areia e cimento para contrapiso?

Neste exemplo o volume pode ser calculado como:
  1. Volume contrapiso = largura x comprimento x espessura. Volume contrapiso = 5 x 6 x 0,05. Volume contrapiso = 1,5m³ ...
  2. Cimento = volume contrapiso x rendimento do cimento. Cimento = 1,5 x 5. ...
  3. Areia = volume contrapiso x rendimento da areia. Areia = 1,5 x 1,08.

Como medir quantidade de material para contrapiso?

O cálculo leva em conta a área da sub-base e a espessura do contrapiso pronto. O consumo médio fica entre 17 kg e 20 kg de argamassa a cada metro quadrado de área, a 1 cm de espessura. Em um ambiente de 12 m2, um contrapiso de espessura 2 cm consumirá: 17 kg x 12 m2 x kg.

Qual a medida de 1 traço de concreto?

Medida para fazer Concreto Em geral, utiliza-se um traço composto por 1:2:3. 1 parte de cimento. 2 partes de areia. 3 partes de brita.

Pode fazer contra piso antes do reboco?

A importância do contrapiso É como se ele cumprisse o mesmo papel do emboço, camada que fica entre o chapisco e o reboco de paredes e muros. ... O contrapiso tem a função de nivelar e regularizar o solo antes da aplicação do acabamento.

Qual a resistência do contrapiso?

Características
CaracterísticasNormasExigências
Resistência a CompressãoNBR 13279> 8 MPa
Densidade de massa aparente no estado endurecidoNBR 1328016 kg/m³
Densidade de massa aparente no estado frescoNBR 1327818 kg/m³
Resistência potencial de aderência à traçãoNBR 15258> 0,30 MPa

Quais são as funções do contrapiso?

O contrapiso é, basicamente, uma camada de cimento aplicada para regularizar e nivelar um solo ou uma laje. Esse procedimento é necessário para preparar a estrutura que vai receber o acabamento ou o revestimento desejado.