O que é dente neonatal?
O que é dente neonatal?
Dentes presentes ao nascimento são denominados de dentes natais. Dentes que erupcionam no primeiro mês de vida são denominados de dentes neonatais.
O que fazer com dentes neonatais?
Os pais do bebê com dente natal ou neonatal devem procurar um dentista clínico geral ou um odontopediatra e contar com sua orientação e tratamento. O atendimento precoce ao bebê é muito importante, pois o dentista proporá ações educativas e preventivas que influenciarão positivamente na saúde da criança.
O que são dentes natais e neonatais Qual o tratamento?
Denomina-se dente natal aquele que aparece na cavidade bucal no momento do nascimento do bebê e dente neonatal o dente que aparece na cavidade bucal nas primeiras semanas de vida. O diagnóstico diferencial deve ser feito pelo odontopediatra para decidir pela remoção ou manutenção do dente.
O que é dente natal e dente neonatal?
Dente Natal e Neonatal: de acordo com Neville et al. 1 (2009) “Dentes presen- tes ao nascimento em recém-nascidos têm sido chamados de dentes natais e aqueles que surgem dentro dos primeiros 30 dias têm sido chamados de dentes neonatais.''
O que é dente ectópico?
Erupção ectópica é um conceito utilizado para designar aqueles casos em que os dentes apresentam algum desvio em seu padrão normal de erupção, ou seja, erupcionam numa posição atípica. Esta condição tem sido descrita na literatura para os primeiros molares permanentes, principalmente os superiores.
É possível um bebê nasce com dentes?
Às vezes, os bebês já nascem com alguns dentes. Esses dentes, conhecidos como dentes natais ou fetais, são observados em 1 a cada 2.000 a 3.000 recém-nascidos, explica o National Institutes of Health.
Qual a conduta clínica adequada em casos de dentes natais ou neonatais?
Concluímos que é importante o cirurgião dentista identificar os dentes natais e neonatais e conduzir o tratamento conservador ou radical de forma individual e adequada, visando o bem estar da criança e da mãe.
O que é posição ectópica?
Que acontece em posição ou local anormal (ex.: gravidez ectópica).
O que é retenção prolongada?
Retenção prolongada é a permanência do dente decíduo na cavidade oral, superando a cronologia normal da sua esfoliação, por um tempo superior a seis meses. O objetivo deste trabalho é relatar um caso de retenção prolongada de dentes decíduos.
Quando o bebê nasce com dente?
Na maioria dos bebês, o primeiro dente começa a surgir a qualquer momento entre 3 e 9 meses de idade, mas essa idade pode variar muito; por isso, não se preocupe se o dente do seu bebê começar a nascer mais cedo ou mais tarde.
Porque o bebê nasce com dente?
Em outros casos, de acordo com a odontopediatra, o bebê pode nascer com o germe dental – estrutura de onde deriva o dente propriamente dito – posicionado bem próximo à gengiva, de maneira superficial. Assim, o dentinho que deveria nascer somente a partir do sexto mês de vida, logo se desenvolve e erupciona.
O que é produção Ectopica?
Na gestação ectópica, dá-se a implantação do saco gestacional em outro local que não o endométrio da cavidade uterina — nas tubas uterinas, nos cornos uterinos, na cérvice, no ovário ou na cavidade pélvica ou abdominal. As gestações ectópicas não podem chegar até o termo e eventualmente se rompem ou involuem.
O que são dentes Ectópicos?
Erupção ectópica é um conceito utilizado para designar aqueles casos em que os dentes apresentam algum desvio em seu padrão normal de erupção, ou seja, erupcionam numa posição atípica. Esta condição tem sido descrita na literatura para os primeiros molares permanentes, principalmente os superiores.
O que é retenção dentária?
Resumo: A retenção prolongada dentária ocorre no período de transição da dentição decídua para permanente, onde os dentes decíduos permanecem nas arcadas após seu período de esfoliação, gerando más oclusões dentárias que comprometem a estética facial principalmente quando há presença de irregularidades no alinhamento ...
O que é retenção prolongada dos dentes de leite?
O que é a retenção prolongada dos dentes de leite? De acordo com a profissional, "a retenção prolongada acontece quando o dente de leite permanece na cavidade oral por um longo período, no qual já deveria ter sido substituído pelo dente permanente".