:

Como se calcula o grau de polimerização?

Como se calcula o grau de polimerização?

A massa molar do etileno = (2 átomos de C) x (12 g/mol) + (4 átomos de H) x (1 g/mol) = 28 g/mol. O número médio de monômeros numa molécula (também conhecido como grau de polimerização) é dado por: ou seja, existem 7143 moléculas de etileno (também chamado de eteno) por cadeia polimérica.

O que é o grau de polimerização?

Polímeros são macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monômeros). ... O número de unidades estruturais repetidas, ou seja, o número de meros que podem se verificar na estrutura de uma macromolécula, é chamado grau de polimerização.

O que são meros?

Os meros são as unidades que se repetem em um polímero. O monômero é a molécula constituída por um único mero e o polímero é constituído por vários meros. A polimerização é o nome dado a reação de formação dos polímeros.

O que é uma reação de polimerização?

A polimerização é uma reação em que as pequenas moléculas, denominadas monômeros, se combinam quimicamente para formar estruturas mais longas (macromoléculas).

Como calcular o grau de cristalinidade?

O cálculo do grau de cristalinidade, K, do PET é ilustrado na figura 2 abaixo. Neste ponto, a área de entalpia da fusão, ∆hm, aqui 42,83 J / g, é subtraída da área de entalpia da pós-cristalização, ∆hc, aqui 40,29 J / g, e dividida pelo valor da literatura de 140 J / g.

Como é realizado o cálculo da massa molar de um polímero?

O cálculo fornece o número médio de átomos de fósforo por cadeia, que neste caso é igual a 7. Multiplicando-se X _ pela massa de uma unidade (mero) obtém-se a Mn do polímero. Portanto, a massa molar calculada é aproximadamente 700 g mol-1, considerando que a massa molar de cada unidade de NaPO3, é 102 g mol-1.

O que são polímeros como são formados?

Polímeros são moléculas grandes (macromoléculas) compostas pela união de várias moléculas pequenas, denominadas de monômeros. Os monômeros são moléculas de pouca massa, formadas por meio de reações de adição ou condensação, chamada de reações de polimerização.

Quais as principais características da polimerização em etapas?

Polimerização em etapas Ocorre pela condensação sequencial de grupos funcionais presentes nos monômeros, formando através das ligações sucessivas o aumento de tamanho das moléculas até que as mesmas formem uma cadeia polimérica (alta massa molar), esse aumento ocorre no decorrer do tempo da reação.

O que são monômeros exemplos?

Em química, um monômero ou monómero (do grego "mono", "um" e "meros", "parte") é uma pequena molécula composta por um único mero, que pode ligar-se a outros monômeros formando moléculas maiores denominadas polímeros. Exemplos de monômeros são os hidrocarbonetos, derivados do petróleo, dos tipos alcanos e alcenos.

O que são os biopolímeros?

Os biopolímeros são polímeros ou copolímeros produzidos a partir de matérias-primas de fontes renováveis, como: milho, cana-de-açúcar, celulose, quitina, e outras [2].

O que é uma reação de polimerização por condensação?

Os polímeros de condensação são macromoléculas formadas por meio de reações de polimerização em que dois monômeros (iguais ou diferentes) unem-se e é eliminada uma molécula pequena que não fará parte do polímero. ... Os polímeros de condensação são muito empregados em nossa sociedade.

O que é a polimerização em etapas ou condensação?

Polimerização em etapas Ocorre pela condensação sequencial de grupos funcionais presentes nos monômeros, formando através das ligações sucessivas o aumento de tamanho das moléculas até que as mesmas formem uma cadeia polimérica (alta massa molar), esse aumento ocorre no decorrer do tempo da reação.

Como é a cristalinidade dos polímeros?

cristalinidade de um polímero fica acima de 90%, pois ele é formado por longas cadeias, atraídas por fracas forças de van der Waals. O grau de cristalinidade tem bastante influência nas propriedades mecânicas e viscoelásticas destes materiais.

O que é cristalinidade?

A Cristalinidade está relacionada com a forma com a qual essas longas cadeias estão organizadas. Assim, um cristal é formado quando as moléculas poliméricas apresentam ordem de longo alcance, ou seja, estão ordenadamente empacotadas ao longo de grandes distâncias atômicas.

Como é possível controlar a faixa de massa molar do polímero?

Para o controle da fração de sítios, o que permite controlar as frações de polímero de alta e de baixa massa molar média, tem sido proposta a utilização de monóxido de carbono ou água para uma combinação adequada de determinados metalocenos à base de zircônio e titânio, que produzem polímeros de baixa e de alta massa ...

Como a Osmometria é usada para aferir a massa molar?

Princípios da Técnica de Osmometria de Pressão de Vapor Em um meio saturado pelo solvente, goteja-se uma pequena quantidade do solvente em um dos termistores e, no outro, da solução do mesmo solvente que satura o meio com conhecida concentração mássica do soluto, cuja massa molar se deseja determinar.

Qual a definição de polímeros?

Os polímeros são macromoléculas resultantes da união de muitas unidades de moléculas pequenas (monômeros). Existem polímeros naturais e artificiais. ... Por exemplo, o polímero sintético polietileno vem da ligação de várias moléculas de etileno (monômero), como mostrado abaixo: Não pare agora...

Quais são as principais características do polímero?

São macromoléculas constituídas de unidades repetitivas, ligadas através de ligações covalentes. macrocelular, dotada de grande maleabilidade, facilmente transformável mediante o emprego de calor e pressão, e que serve de matéria-prima para a fabricação dos mais variados objetos.

O que é polimerização quais as propriedades dos polímeros?

Polimerização: reações químicas intermoleculares pelas quais os monômeros são ligados na forma de meros à estrutura molecular da cadeia. Os monômeros reagem entre si formando uma longa sequência de unidades repetitivas (meros). Os mecanismos de polimerização podem ser classificados em: adição e condensação.

Como são classificados os polímeros?

Classificação quanto ao comportamento mecânico: Os polímeros podem ser classificados em: Plásticos (material sólido em temperatura ambiente), Elastômeros (material que em temperatura ambiente, com aplicação de deformação possui a característica de retornar ao seu estado original) ou Fibras (termoplásticos que possuem ...