:

O que é e para que serve o planejamento escolar?

O que é e para que serve o planejamento escolar?

O planejamento escolar é um plano elaborado periodicamente para definir as atividades futuras da escola. No entanto, além das questões que podem parecer meramente burocráticas — como distribuição dos conteúdos pela grade de horários, definição das turmas, elaboração do calendário escolar, etc.

Quais são os objetivos de um planejamento escolar?

A finalidade de um planejamento escolar é definir o que será ensinado e por quais motivos, seguindo, claro, as normas municipais e estaduais, além das diretrizes da BNCC e o Projeto Político Pedagógico da instituição. ... Além disso, nele consta a elaboração de um calendário geral da escola.

Quais são as etapas de um plano de ensino?

As etapas necessárias para um bom planejamento são o conhecimento da realidade, a elaboração, a execução, a avaliação e o aperfeiçoamento do plano. Os componentes básicos de um plano são objetivos educacionais e instrucionais, conteúdos, procedimentos de ensino, recursos de ensino e avaliação.

Quais são as características do planejamento escolar?

Características de um bom planejamento Ter o foco na aprendizagem de todos, operacionalizando os conteúdos fundamentais para a escola. Ser o produto de uma discussão que envolva toda a comunidade escolar. Ter o desempenho constantemente monitorado, com abertura para redirecionamentos.

O que diz a LDB sobre o planejamento escolar?

"O planejamento nasce a partir do estabelecimento de metas e de objetivos que a escola deseja alcançar. ... Essa atividade é assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, que garante que todos os profissionais que trabalham em uma escola tenham um tempo reservado para planejar a rotina.

Quais são os objetivos de um planejamento?

O planejamento visa prever e minimizar os inibidores dos resultados e maximizar os facilitadores no processo de tomada de decisão, pois permitem a tomada de decisões mais assertivas. Ocorre em todos os tipos de atividades, sendo o processo básico pelo qual são decididos quais os objetivos e como atingi-los.

Qual é o objetivo do planejamento dentro do projeto político pedagógico?

Como mencionamos no início do post, o planejamento pedagógico tem como finalidade traçar metas para serem cumpridas durante o ano letivo, a fim de que a instituição escolar se oriente da melhor forma possível.

O que constitui uma etapa na elaboração do plano de ensino?

Elaboração do plano: para se elaborar o plano devemos seguir os seguintes passos: determinação dos objetivos; seleção e organização dos conteúdos (a partir da ementa curricular do curso); seleção e organização dos procedimentos de ensino; seleção de recursos e definição do processo de avaliação.

Quais os principais elementos e as principais etapas do planejamento de ensino?

No Planejamento de Ensino temos alguns elementos essenciais: conhecimento da realidade; dados de identificação; ementa; finalidade; conteúdos (o quê?), factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais; metodologia (como?); atividades discentes; cronograma; recursos (quais?); avaliação (para verificar se os objetivos ...

Quais são os elementos que constituem o planejamento?

No Planejamento de Ensino temos alguns elementos essenciais: conhecimento da realidade; dados de identificação; ementa; finalidade; conteúdos (o quê?), factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais; metodologia (como?); atividades discentes; cronograma; recursos (quais?); avaliação (para verificar se os objetivos ...

Quais são as características de um planejamento?

O planejamento busca a realização de alguns objetivos, em função dos quais são definidos os meios. É um processo intencional de obtenção de situações desejadas. Os objetivos não são pré-definidos, mas sujeitos a ponderações.

Qual a função do planejamento na educação brasileira?

Ele tem como objetivo principal orientar as ações do poder público nos três níveis de governo (União, estados e municípios). ... Os objetivos e metas nele fixados devem-se constituir em objetivos e metas da nação brasileira. É, pois, um plano de Estado, não um plano de governo.

O que é planejamento escolar para Libâneo?

De acordo com Libâneo (1994) o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em fase dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.

Porque é importante fazer um planejamento?

A importância de planejar O planejamento é de extrema importância para a eficácia de uma boa administração. Planejamento significa traçar metas e objetivos para a empresa, para que a partir disso possa ser tomado decisões importantes para a corporação que podem levar ao sucesso ou ao fracasso.

Quais os objetivos do planejamento empresarial?

Planejamento empresarial é um instrumento de gestão que inclui prever cenários, definir metas e objetivos organizacionais, traçar estratégias e métodos para conquistá-los e determinar como será a jornada de crescimento da empresa. Por isso, trata-se de uma ferramenta essencial para qualquer empreendimento.

Qual é a importância do BNCC para o planejamento escolar?

Qual a importância da BNCC para a elaboração de um planejamento escolar? ... A finalidade de estipular um currículo comum é fazer com que todos os alunos, sejam eles de escola pública ou privada, tenham acesso ao mesmo conteúdo programático para cada área do conhecimento.

Em qual etapa do planejamento de ensino se faz a sondagem?

As etapas são as seguintes: Conhecimento da realidade: é preciso conhecer a realidade do aluno, seu ambiente, suas necessidades e possibilidades, ou seja, saber para quem vai se planejar. Esta fase chama-se sondagem.

Quais os elementos que compõem o planejamento?

Os principais elementos que compõem um planejamento são: missão, visão defuturo, valores, cenários, objetivos estratégicos, indicadores e metas.

Quais são os elementos que compõem o planejamento do ensino?

Os elementos de um plano de aula são: tema/assunto; público-alvo; objetivo(s), cronograma; conteúdos; atividades/estratégias; recursos; avaliação; registro das atividades.

Quais são os elementos do planejamento de aula?

Os elementos mais importantes de um plano de aula
  • Metas. Um bom plano de aula deve incluir um conjunto de metas. ...
  • Objetivos. A parte dos objetivos de um plano de aula detalha o que os alunos devem aprender durante a aula e por quê. ...
  • Procedimentos. ...
  • Tarefas e avaliações.