:

O que são os fungos?

O que são os fungos?

Os fungos são organismos pertencentes ao reino Fungi estudados pela micologia, uma especialidade da biologia. São mais de 144 mil espécies, entre elas, leveduras, bolores e cogumelos. Apesar de alguns se parecerem com plantas, os fungos não são plantas.

Para que serve o fungo?

Além de serem importantes como decompositores, na indústria alimentícia e de bebidas, os fungos também são muito importantes na indústria farmacêutica, na produção de antibióticos como a penicilina, descoberta por Alexander Fleming no ano de 1929, que é amplamente empregada nos dias atuais.

Qual é o habitat ambiente dos fungos?

Os fungos possuem diversos tipos de habitat visto que são encontrados no solo, na água, nos vegetais, nos animais, no homem e nos detritos em geral.

Que tipo de organismo são os fungos?

Os fungos são organismos microscópicos do grupo eucariontes, ou seja, que possui núcleo celular fechado por uma membrana. Esses seres vivos possuem, na definição taxionômica da biologia, um grupo próprio: o reino fungi.

O que é um fungo unicelular?

Unicelulares ou Pluricelulares: os fungos podem ser constituídos de apenas uma célula (unicelular), um exemplo é a levedura. Ou podem apresentar várias células (pluricelulares); ... Locais: existem fungos que vivem na água, no solo ou no organismo (exemplo: os parasitas).

Quais as características do Quitridiomicetos?

Os quitridiomicetos, constituídos por cerca de 790 espécies, são os prováveis ancestrais dos fungos. Vivem em meio aquático e em solos úmidos próximos a represas, rios e lagos. Vivem da absorção da matéria orgânica que decompõe e, muitas vezes, parasitam algas, protozoários, outros fungos, plantas e animais.

Como os fungos agem no organismo?

Os fungos podem causar infecções no homem, chamadas micoses, e podem também causar doenças em outros animais, nas plantas e nas bactérias. Entre as doenças humanas, destacam-se: As frieiras, que surgem nas regiões úmidas do corpo, como as virilhas e entre os dedos dos pés e mãos .

O que os fungos podem produzir?

Os fungos são seres heterotróficos e, por isso, não são capazes de produzir alimento. A obtenção de nutrientes e energia é feita principalmente pela decomposição de outros organismos.

Qual é o habitat ideal para o desenvolvimento dos fungos onde são encontrados?

Os fungos crescem sobre todos os substratos imagináveis e ambientes, desde as rochas, seres vivos, materiais em processo de decomposição, em slides, instrumentos ópticos, papelão, parede, sapatos, roupas, etc.

Como os fungos vivem no ambiente?

Na natureza nós encontramos fungos unicelulares e fungos multicelulares, e a maioria das espécies vive no solo, nutrindo-se de cadáveres de animais e de plantas. Outras espécies de fungos nutrem-se de matéria orgânica viva, causando doenças em animais e plantas e o apodrecimento de frutas e verduras.

Qual é o tipo de nutrição dos fungos?

Os fungos são seres heterótrofos que utilizam inúmeras fontes orgânicas de alimento. Há espécies de fungos que se alimentam de matéria orgânica viva, causando doenças em plantas e animais e apodrecimento em frutas e verduras; mas há outros fungos cuja nutrição é sapróbia.

Quais são os organismos do Reino Fungi?

Fungos fazem parte do reino Fungi. → Reino Fungi: engloba organismos unicelulares e multicelulares, eucariontes e heterotróficos. Como exemplo, podemos citar os bolores, cogumelos e levedos.

Qual o tipo de célula de um fungo?

Unicelulares ou Pluricelulares: os fungos podem ser constituídos de apenas uma célula (unicelular), um exemplo é a levedura. Ou podem apresentar várias células (pluricelulares); Parede celular: os fungos apresentam parede celular que contém quitina (polissacarídeo);

Como é o corpo de um fungo?

Fungos Pluricelulares Seu corpo é constituído por dois componentes: o corpo de frutificação é responsável pela reprodução do fungo, por meio de células reprodutoras especiais, os esporos, e o micélio é constituído por uma trama de filamentos, onde cada filamento é chamado de hifa.

Quais são as características microbiológicas dos vírus?

Os vírus não possuem metabolismo próprio, estes só conseguem se reproduzir no interior das células vivas e, por este motivo, não são considerados seres vivos. Esses microorganismos são classificados também conforme seus ácidos nucleicos (DNA ou RNA).

Quais são as características do Filo zygomycota?

- Filo Zygomycota. Seus representantes são multicelulares e não possuem corpos de frutificação. Além disso, suas hifas não apresentam paredes transversais, e são preenchidas por citoplasma repleto de núcleos: hifas cenocíticas. Seus esporos são denominados zigósporos. A reprodução assexuada é mais frequente.

Qual é a característica preponderante para se declarar um fungo como Chitridiomycota?

A morfologia destes organismos é bastante variada, pois podem ser unicelulares e não desenvolverem um micélio como na maioria dos outros grupos. ... As hifas destes organismos são cenocíticas, ou seja, sem septos, estes podem surgir na maturidade.