:

O que é bacia pélvica?

O que é bacia pélvica?

A pelve (lat. pelvis = bacia, concha, tigela), ou bacia, encontra-se na cintura pélvica dos Tetrapoda. É composta por uma série de ossos longos (em anfíbios, répteis e aves) ou chatos (em mamíferos), quase sempre apresentando os seguintes componentes: sacro, ílio, ísquio e púbis.

Onde fica a região pélvica?

A pelve é a parte mais baixa da barriga (abdômen). Os órgãos em sua pélvis incluem o seu intestino, bexiga, útero e os ovários. A dor pélvica, normalmente, se refere a dor que começa a partir de um destes órgãos.

O que é linha arqueada da pelve?

Saliência óssea no limite entre a pelve maior e a pelve menor.

Qual é a função da pélvica?

A pelve tem várias funções, na verdade, como proteger os órgãos envolvidos na reprodução e digestão, entre eles os intestinos grosso e delgado, a bexiga e o sistema reprodutivo (de homens e mulheres). Além disso, essa região do nosso corpo tem papel fundamental em proporcionar suporte às articulações do quadril.

Como funciona a cintura pélvica?

A cintura pélvica consiste dos ossos do quadril e do sacro, e sua função é a de transmitir o peso da parte superior do corpo para os membros inferiores, enquanto permite que o corpo se mantenha balanceado.

Quais são os ossos que compõem o Tarso?

O tarso é a porção proximal do pé, conhecido como retropé. Essa porção do pé se articula com os ossos da perna (tíbia e fíbula) e é formado por 7 ossos: tálus, calcâneo, cuboide, navicular e três cuneiformes (medial, intermédio, lateral), sendo que apenas o osso tálus articula-se com os ossos da perna.

Quais os sintomas da dor pélvica?

A dor pélvica é uma dor sentida na região abaixo do abdome, também conhecida como "pé da barriga" e, geralmente, é sinal de problemas ginecológicos, urológicos, intestinais ou relacionados à gravidez.

O que pode causar dor pélvica?

Algumas vezes a dor é decorrente de doenças agudas, como cistos ovarianos, inflamações no útero e trompas ou infecções urinárias e intestinais, outras vezes, são dores crônicas com muitas etiologias diferentes. Neste texto serão explicadas as principais causas de dor pélvica crônica de causa ginecológica.

O que é linha arqueada?

A região onde as 3 aponeuroses constituem a lâmina posterior é denominada de linha arqueada.

O que é pelve verdadeira?

A pelve se divide em pelve maior (cavidade abdominal, também considerada pelve falsa) e pelve menor (cavidade pélvica, também considerada pelve verdadeira). Essa estrutura possui mobilidade reduzida, exceto quando se trata de gestação.

Qual é a função da cintura pélvica?

A cintura pélvica consiste dos ossos do quadril e do sacro, e sua função é a de transmitir o peso da parte superior do corpo para os membros inferiores, enquanto permite que o corpo se mantenha balanceado.

Que ossos formam a cintura pélvica e qual a função na hora do parto?

Do ponto de vista obstétrico, o conhecimento da pelve óssea (PO), também chamada de bacia óssea ou quadril é indispensável, uma vez que é através dela que o feto passa para nascer durante o parto. Está constituída por quatro ossos: os dois ossos ilíacos, o sacro e o cóccix.

Quais são os músculos da cintura pélvica?

Os músculos que envolvem a pelve, destacam-se:
  • Psoas Maior e Ilíaco (Forma o Músculo Iliopsoas)
  • Piriforme.
  • Quadrado Femoral.
  • Obturador Interno e Externo.
  • Gêmeo Superior e Inferior.
  • Glúteo Máximo, Médio e Mínimo.
  • Além dos Músculos do Assoalho Pélvico – Principalmente Levantador do Ânus e Coccígeo.

Qual a diferença entre a pelve feminina e masculina?

Existem diferenças mecânicas entre a pelve masculina e feminina. No homem a pelve é mais estreita e o forame triangular é profundo. Já a pelve feminina é mais larga e rasa, devido à própria função reprodutora, apresenta o forame obturador mais arredondado.

Quais os ossos que compõem o apendicular superior?

Esqueleto apendicular superior compreende: escápula, clavícula, úmero, rádio, ulna, carpo, metacarpo, falange proximal, falange média e falange distal.

Quantos são os ossos do pé?

O possui 7 ossos tarsais, 5 metatarsais e 14 falanges (Figura 2).