Quais as materialidades utilizadas para fazer o Parangolé?
Quais as materialidades utilizadas para fazer o Parangolé?
- Retalhos de tecidos (de diversos tamanhos, cores e texturas). - Retalhos de outros materiais maleáveis: plástico, EVA, borracha... - Linha, cola de tecido, fita adesiva dupla face.
Como os Parangolés podem ser definidos?
O Parangolé é uma espécie de capa que se veste, com textos, fotos, cores e que serve como uma Obra-ação-multisensorial. “O objetivo é dar ao público a chance de deixar de ser público espectador, de fora, para participante na atividade criadora”.
O que são Parangolés é porque esse nome?
Os Parangolés, do artista brasileiro Hélio Oiticica, são um conjunto de obras que nasceram,como dito o artista, de "uma necessidade vital de desintelectualização, de desinibição intelectual, da necessidade de uma livre expressão".
Que materiais eram utilizados na confecção dos Parangolés e como eram feitos?
Os Parangolés são capas, estandartes e tendas feitos de variados materiais como plásticos, panos, esteiras, telas, cordas etc., revelados no movimento de quem o usa (OITICICA FILHO, 2011).
Quais foram as principais inovações de Oiticica nessa obra arte?
Outra obra muito importante de Oiticica foi o penetrável, termo utilizado pelo artista para se referir ao que chamamos hoje de instalação. O penetrável é um espaço labiríntico onde o espectador entra e passa por experiências sensoriais de tato, olfato, audição e paladar, além da visão.
O que são Parangolés e como surgiram?
Os Parangolés, do artista brasileiro Hélio Oiticica, são um conjunto de obras que nasceram,como dito o artista, de "uma necessidade vital de desintelectualização, de desinibição intelectual, da necessidade de uma livre expressão".
Quais foram as inspirações de Oiticica para a criação das Parangolés e como elas se manifestaram em sua obra?
A criação do Parangolé surgiu na década de 60, através do contato que Oiticica teve com o samba e o seu ritmo contagiante. O samba para o artista era uma livre expressão, uma desinibição intelectual, “lucidez expressiva da imanência” como ele se referia.
Quais as características das obras de Hélio Oiticica?
Hélio Oiticica (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1937 – idem, 1980). Artista performático, pintor e escultor. Sua obra caracteriza-se por um forte experimentalismo e pela inventividade na busca constante por fundir arte e vida.
Que mudanças a assemblage trouxe para a arte?
As Assemblages - Um apêlo à inteligência e à sensibilidade. Escultura/Objeto/Montagem e a virtude da Poesia Enigmática – um universo estético que se superpõe à expressividade por seu conteúdo estético, enigmático e poético.
Quais tipos de materiais Hélio Oiticica utilizava em sua arte?
Na série Bólides, Hélio Oiticica coloca o participador em contato com diferentes artefatos de vidro, plástico e cimento em que materiais como pigmento, terra e zarcão são oferecidos para serem manipulados, e que assim exploram a relação espectador-objeto de forma desinteressada e desvinculada de uma ação útil, ...
Quais temas Hélio Oiticica costuma trabalhar?
Hélio Oiticica (Rio de Janeiro RJ 1937 - idem 1980) Abandona os trabalhos bidimensionais e cria relevos espaciais, bólides, capas, estandartes, tendas e penetráveis. Em 1964, começa a fazer as chamadas Manifestações Ambientais.
Quem foi Hélio Oiticica que inovações podemos observar em suas obras?
Nesta época, Hélio Oiticica criou o Parangolé, que ele chamava de "antiarte por excelência", uma pintura viva e ambulante. ... Foi também Hélio Oiticica quem fez o penetrável Tropicália, que não só inspirou o nome, mas também ajudou a consolidar uma estética do movimento tropicalista na música brasileira, nos anos 60 e 70.
Qual a origem do nome Parangolé?
Como bem lembrou o poeta Waly Salomão, a origem da palavra “parangolé” estava ligada à gíria17, que – de acordo com o Dicionário Aurélio – significa: “linguagem de malfeitores, malandros, etc., com a qual procuram não ser entendidos pelas outras pessoas”.
Como surgiu a palavra Parangolé para Hélio Oiticica?
Em 1965, Hélio Oiticica viu uma espécie de construção improvisada por um mendigo feita de estacas de madeira, cordões e outros materiais. Em um pedaço de juta conseguiu ler a palavra “Parangolé”, com a qual passou a designar as obras que estava desenvolvendo naquele momento.
Qual é o principal objetivo de Hélio Oiticica com seus Parangolés?
O Parangolé, ou Programa Ambiental, como queiram, seja na sua forma incisivamente plástica (uso total dos valores plásticos tácteis, visuais, auditivos etc. ) mais personalizada, como na sua mais disponível, aberta à transformação no espaço e no tempo e despersonalizada, é antiarte por excelência". OITICICA, Hélio.