:

O que causa a TGA?

O que causa a TGA?

A Transposição das Grandes Artérias (TGA) é uma doença cardíaca congénita em que as conexões entre as grandes artérias do coração aos seus respetivos ventrículos encontram-se invertidas. Isto é, a aorta está conectada ao ventrículo direito e a artéria pulmonar ao ventrículo esquerdo.

O que é TGA doença?

A transposição das grandes artérias (TGA) é uma cardiopatia congênita cianótica, a qual classicamente se caracteriza pela aorta anteriorizada e à direita da artéria pulmonar. Em alguns pacientes podem ocorrer variações anatômicas, como a aorta posterior, por exemplo.

O que ocorre na transposição dos grandes vasos?

A Transposição das Grandes Artérias (TGA) é definida pela saída da aorta do ventrículo direito e a artéria pulmonar do ventrículo esquerdo, estando cada átrio conectado ao seu respectivo ventrículo. Ou seja, nesta cardiopatia, as artérias principais do coração trocaram de lado!

O que é cirurgia de transposição?

A cirurgia consiste em desconectar a aorta e a artéria pulmonar e trocar suas posições para os ventrículos apropriados. As artérias coronárias são então reconectadas à aorta depois que a aorta é reposicionada (essa operação é conhecida como procedimento de troca arterial).

O que é a Teoria Geral da Administração?

Também conhecida como TGA, a Teoria Geral da Administração é o conjunto de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las, sendo composta por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração.

O que é a cirurgia de Jatene?

FUNDAMENTOS: A operação de Jatene é a técnica de escolha para correção da transposição das grandes artérias (TGA). A estenose da via de saída do ventrículo direto é a principal complicação encontrada no pós-operatório destas crianças.

Quais as complicações e repercussões para o bebê caso ele nasça com a transposição de grandes artérias?

O tamanho desta comunicação interfere muito no quadro clínico do bebê nascido com transposição: quanto menor o orfício, menos oxigênio chega na aorta e mais cianótca fica a criança. O baixo teor de oxigênio no sangue leva a falência dos órgãos podendo culminar com o óbito.

O que são grandes vasos?

Entende-se por grandes vasos torácicos, a aorta torácica, vasos braquiocefálicos, eixo das cavas torácicas, veias e artérias pulmonares e veia ázigos.

Como é feita a cirurgia de Jatene?

Realizado em bebês, o procedimento consiste na inversão da posição da artéria aorta e da artéria pulmonar, colocando-as na posição correta, para que o sangue que passa pelo pulmão e é oxigenado seja distribuído pelo corpo da criança e permitindo que o cérebro e todos os órgãos vitais recebam oxigênio.

Qual é o objetivo da teoria geral da administração?

Também conhecida como TGA, a Teoria Geral da Administração é o conjunto de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las, sendo composta por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração.

O que a teoria geral da administração estuda?

A Teoria Geral da Administração – TGA estuda a Administração das organizações e empresas sobre o ponto de vista da interação e da interdependência, entre algumas variáveis principais: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade.

Qual a principal complicação gerada pela persistência do canal arterial do RN?

QUADRO CLÍNICO A persistência do canal arterial (PCA) geralmente acarreta alterações hemodinâmicas significativas nas circulações sistêmica e pulmonar do prematuro desde os primeiros dias de vida. Quanto maior o diâmetro do canal, menor o fluxo sangüíneo sistêmico e maior o pulmonar.

Quais são os grandes vasos sanguíneos?

Grandes vasos
  • Veia cava. Veia cava superior. Veia cava inferior.
  • Artéria pulmonar. Tronco pulmonar. Artéria pulmonar direita. Artéria pulmonar esquerda.
  • Veias pulmonares. Superior direita. Inferior direita. Superior esquerda. Inferior esquerda.
  • Aorta.

O que são grandes vasos abdominais?

O suprimento arterial da parede abdominal provém dos seguintes vasos: Artéria epigástrica superior, um ramo da artéria torácica interna. Artéria epigástrica inferior, um ramo da artéria ilíaca externa. Artérias superficiais ilíaca circunflexa e epigástrica, ramos da artéria femoral.