:

O que é parafina e para que serve?

O que é parafina e para que serve?

A parafina é uma mistura de hidrocarbonetos saturados, apresentada na forma sólida. Derivada do petróleo, é matéria prima essencial para produção de velas, possui cor branca, não tem odor, nem gosto.

Qual a função da parafina vela?

Por sua propriedades de combustível, é a matéria prima essencial na fabricação de velas. Outras aplicações comuns à parafina incluem cosméticos, giz de cera, adesivos hot melt, papel de carbono, tintas, pinturas etc.

Qual é a origem da parafina?

A parafina é uma substância derivada do petróleo, entre suas características estão a pureza e o brilho. A parafina geralmente é de cor branca, sem cheiro e sem gosto. Essa substância possui propriedades incríveis, sendo por isso usada para fabricar os mais variados objetos.

Para que serve a parafina na pele?

Muito utilizada em tratamentos para rosto, pés e mãos ressecados, a parafina líquida cria uma camada protetora na pele, ajudando a reduzir a quantidade de células mortas presentes, aumentando a elasticidade, diminuindo a sensação de aspereza e suavizando o aspecto de ressecamento.

Para que serve a parafina em Barra?

Além de hidratar as regiões ressecadas, é um ótimo agente de relaxamento dos músculos. As parafinas são compostas de uma mistura de hidrocarbonetos saturados de alto peso molecular. O alto grau de refino a que são submetidas faz com que possuam cor branca e excelente estabilidade química.

Qual a importância da parafina?

Por suas propriedades de combustível, é a matéria prima essencial na fabricação de velas. Outras aplicações comuns à parafina incluem cosméticos, giz de cera, adesivos termofusíveis (hot melt), papel carbono, tintas, pinturas etc.

O que aconteceu com a parafina?

Mas para onde a parafina derretida vai? Como dito logo acima, boa parte da parafina é transformada em calor, ou seja, ela se transforma em líquido e se dissipa durante a queima, sendo lançada ao ar como dióxido de carbono e água.

Qual a origem da vela?

As velas foram criadas pelos romanos a partir de 500 a.C. Estas eram verdadeiras velas imersas e feitas em sebo. Os primeiros registros de velas feitas de gordura de baleia na China remontam à dinastia Chin (221-206 a.C). Na Índia, a parafina da canela a ferver foi usada para a fabricação de velas nos templos.

O que é parafina para bronzeamento?

Afinal, o que é a parafina bronzeadora? É um bronzeador de baixo fator de proteção solar, geralmente feito à base de óleos ricos em carotenóides, como urucum e cenoura, que têm o poder de estimular o processo de pigmentação da pele e acelerar o bronzeado.

Quantos carbonos tem na parafina?

Seus átomos realizam apenas ligações covalentes simples (C-C), com cadeias normais ou ramificadas. As cadeias carbônicas podem variar na faixa de C12 a C85. Contudo, na sua maioria possuem quantidades de carbono maior que vinte.

Porque a vela diminui de tamanho para onde vai a parafina?

À medida que o combustível sólido é derretido e consumido, a vela vai diminuindo de tamanho. As porções do pavio que não estão a provocar a evaporação do líquido combustível são consumidas pela chama, limitando o comprimento do pavio exposto.

Para que serve a parafina no batom?

Parafina é um dos compostos utilizados na produção de batom, atribuindo-lhe brilho e sendo uma matéria-prima essencial. Em química, “dá-se o nome de parafina (do latim parum=pouca e affinis=afinidade), aos hidrocarbonetos saturados de cadeia acíclica, normal ou ramificados” (GONZÁLES; VAITSMAN, 1997, p. 1).